Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, Oliver Steinbock, o principal autor do estudo, explicou que as manchas aparecem rapidamente, em torno de dois dias. Porém, a fruta não fica completamente marrom por conta do colapso dos estômatos, que se fecham e cortam a entrada do oxigênio.
O que fazer para a banana não escurecer depois de cortada?
É colocar a fruta na água e pingar algumas gotinhas de suco de limão. O ácido cítrico do limão neutraliza a ação do oxigênio na fruta e mantém a enzima inativa. Não se preocupe que o suco não altera o sabor da fruta, desde que você não exagere na dose.
E anote essa dica: adicionando suco de limão ou de laranja, você evita o escurecimento de alimentos como a maçã, a banana e a pera. Já as frutas inteiras devem ser embrulhadas em papel alumínio ou filme, e dentro de potes, para que não amassem.
O que fazer para a banana não ficar preta de um dia para o outro?
Proteção com frutas cítricas: Espremer algumas gotas de suco de limão sobre as fatias de banana é uma maneira eficaz de inibir a ação da enzima polifenoloxidase. Após esse processo, armazene as fatias na geladeira e consuma dentro de três dias.
COMO CONSERVAR BANANA MADURA NA GELADEIRA DO JEITO CERTO 🍌DURA MESES 🍌 NÃO FICA ESCURA🍌DICA FÁCIL !!
Porque a banana fica preta depois de descascada?
Quando a maioria das frutas é amassada, cortada ou triturada, rapidamente se torna escura. Esta descoloração é chamada de escurecimento enzimático, e é oriunda de reações catalisadas por uma enzima conhecida como polifenol oxidase (PPO), presente nessas frutas.
🍌🔍 Manter as bananas penduradas ajuda a prolongar a vida útil da fruta e evitar a formação de manchas. Quando penduradas, as bananas são menos propensas a serem esmagadas e mantêm a ventilação adequada ao redor da fruta. Isso reduz a concentração de etileno, o gás que acelera o amadurecimento.
Assim, a maçã não sofre oxidação e, consequentemente, não escurece. Além da maçã, outras frutas que também escurecem quando cortadas, como a banana, a pera e a manga, também podem ser beneficiadas com o uso de suco de limão.
Algumas frutas são mais práticas, é só colocar na lancheira: mimosa, banana, maçã (com a casca, sempre, para não escurecer), morango, uva, goiaba, pêra. Outras frutas você precisa descascar e colocá-las num pote cortadinhas: laranja, manga, kiwi, mamão, melancia, melão. Mande sempre um suco ou água para hidratar.
Algumas pessoas gostam de lavar as frutas antes de guardá-las. Se for o caso, use água e um pouco de vinagre nas pontas, pois o ácido cítrico pode ajudar a diminuir o escurecimento. E se você encontrar bananas pretas, não se preocupe!
Usar um pouco de suco de limão em fatias de bananas contribui para reduzir o escurecimento da fruta guardada na geladeira por inibir a enzima que provoca a oxidação da banana. Outra opção é o congelamento quando a fruta estiver madura.
Precisa ser pote que feche bem, de preferência com travas, para que as frutas não ressequem. Até 3 dias depois de cortadas, mas algumas mais resistentes como abacaxi podem durar até 5 dias. Dica importante: ao tirar o pote com a fruta cortada da geladeira, sirva-se na hora e volte o pote para a geladeira.
Uma das reações é a formação de radicais livres, que são bastante oxidantes e podem reagir com os compostos fenólicos. Quando isso acontece, a fruta escurece. O que chamamos injúria pelo frio é o resultado final deste processo”, explica o professor e pesquisador do FoRC.
Assim, a maçã não sofre oxidação e, consequentemente, não escurece. Além da maçã, outras frutas que também escurecem quando cortadas, como a banana, a pera e a manga, também podem ser beneficiadas com o uso de suco de limão.
Esse composto desencadeia uma série de reações que, juntamente com o oxigênio e a temperatura, acelera o processo do amadurecimento. Manter as bananas penduradas não interfere na atuação do gás, mas pode contribuir para evitar lesões nas cascas e eventuais esmagamentos.
As bananas produzem uma grande quantidade de gás etileno, que acelera sua decomposição. Ao suspender as bananas no gancho, você evita que elas toquem em qualquer superfície e, assim, retarda a quebra dos ácidos. Além disso, evita que outras frutas amadurecem junto.