Os materiais podem variar bastante tratando dessa característica e o tempo de decomposição da borracha ainda é considerado indeterminado, com alguns especialistas estimando em 600 anos para a sua total degradação.
Ao contrário do plástico, o tempo de decomposição de um pneu ou outro objeto de borracha ainda é indeterminado, apesar de alguns estudos mostrarem apontarem um prazo aproximado de 600 anos.
Qual é o tempo de decomposição do pneu de borracha?
Um pneu pode demorar 600 anos para se decompor no meio ambiente, ao mesmo tempo que este processo pode causar contaminação do solo e da área onde o objeto se encontra, pondo em risco a vida de animais que consumam água ou comida afetada pelos químicos.
O ciclo da borracha teve o seu auge entre o período de 1880 a 1910. Um segundo pico de produção da borracha aconteceu entre 1941 e 1945 e teve relação com a Segunda Guerra Mundial.
Usualmente o destino final para resíduos de borracha em geral tem sido aterros sanitários. Uma pequena parcela é utilizada como borracha regenerada. Como leitura complementar, recomenda-se a Resposta Técnica abaixo referenciada: SERVIÇO BRASILEIRO DE RESPOSTAS TÉCNICAS.
Como o tempo de decomposição da borracha é estimado em 600 anos, deve-se pensar nos meios de descarte adequados deste material na natureza e quais as etapas necessárias para otimizar o processo.
Quais lixos demoram mais de 100 anos para se decompor?
Alguns materiais, como o vidro, demoram centenas de anos para sumir completamente do ambiente, enquanto outros, como o papel, levam poucos meses. O fato é que, independentemente deste tempo, muitos materiais causam danos ao ambiente e aos seres vivos.
Com certeza, materiais como vidro, lata de alumínio e plástico demorarão muito mais do que um ano para se decompor, mas os materiais como o papel e a matéria orgânica desaparecerão em bem menos tempo.
O material produzido pode demorar de 4 mil anos, até 1 milhão de anos para se decompor na natureza, dependendo das condições às quais é sujeito. O vidro reciclado reduz as emissões e o consumo de matérias-primas, aumenta a vida útil dos equipamentos da fábrica, como fornos, e economiza energia.
Ao contrário dos plásticos, por exemplo, o tempo de decomposição de pneus ou outros objetos de borracha permanece indeterminado, embora alguns estudos o coloquem em torno de 600 anos.
Existe uma estimativa do setor que diz que um aparelho celular leva de 100 a 500 anos para se decompor. Porém, a bateria e outros metais pesados não se decompõem, prejudicando a natureza pela eternidade.
Orientamos o descarte dos resíduos (farelos) da borracha ou o que sobrar do produto no lixo seco. Já a embalagem do produto é composta por plástico de BOPP e Polipropileno (5 - PP), que é reciclável e pode ser descartado no lixo de plástico ou lixo seco.
Os principais inimigos da borracha são os raios UV (sol) e a temperatura. Ainda que alguns tipos sofram mais e outros menos, todos são afetados por eles em algum grau.
Um dos principais pontos positivos do processo de reciclagem da borracha é que o material pode ser 100% reaproveitado. Isso significa que praticamente toda a borracha descartada pode ser reutilizada para confecção de novos produtos, sem a necessidade de extrair mais matéria-prima da natureza.