A aplicação de cera dá brilho e protege a lataria contra os raios UV; por isso, deve ser feita, no mínimo, a cada um mês para que gere efeitos duradouros.
Além do quesito estético, encerar o carro é fundamental para manter a pintura do seu veículo protegida contra manchas causadas pelo tempo (sol, chuva, fezes de passarinhos…) e pequenos riscos que podem danificar a lataria. Por isso, você deve encerar seu veículo entre 2 e 3 vezes por ano.
Isso significa que, ao aplicar o produto no veículo, manchas, riscos e outros danos serão evitados. Assim sendo, o carro deve ser encerado entre duas ou três vezes por ano, um processo simples que pode ser realizado por um profissional, se for de sua preferência, ou em casa por você mesmo.
Esquente a cera por cerca de 3 a 4 minutos, mexa com uma colher e meça a temperatura para que a mesma não exceda os limites. Após isso, continue realizando este processo de 2 em 2 minutos até que a cera esteja derretida por completo.
O fato de você aplicar a cera em excesso não vai fazer o seu carro brilhar mais. Pelo contrário, só vai prejudicar o processo. Esse inclusive, costuma ser um erro básico. Desse modo, usar apenas uma pequena quantidade do produto já é o suficiente.
Mas para que serve a cera automotiva? Como dissemos em posts anteriores, o objetivo da cera é conceder brilho e proteger a pintura de desgastes causados pelo tempo, pela exposição ao sol e à chuva ou até mesmo por sujeiras acumuladas.
Recomendamos encerar o carro no inverno. Escolha ceras protetoras e limpadoras. Pra quem mora na serra, pode encontrar geada. Para evitar que a pintura seja riscada ou removida, utilize água fria para retirar o gelo acumulado da lataria do veículo.
Em média, um produto de qualidade, como a cera de carnaúba que encontra na Detailerlab, pode durar entre três e seis meses. No entanto, factores como a exposição ao sol, a chuva e as lavagens frequentes podem encurtar a duração do tratamento.
O carro que fica no sol recebe alta incidência de raios UV. Com o tempo, isso pode danificar a pintura, ressecando, desbotando e mudando seu aspecto. A chuva constante também pode ter o mesmo efeito, deixando o carro manchado em certos pontos ou até em toda a sua pintura.
A cera automotiva é uma camada protetora para a pintura do seu veículo, e, na época de chuvas, essa proteção é muito importante. A cera ajuda no escoamento da água na lataria. O produto faz a água “deslizar” com mais facilidade, ajudando no escoamento.
Pode ser necessário encerar seu veículo a cada três meses. No entanto, se você mora em um clima temperado, compra cera de alta qualidade, não usa o carro com tanta frequência e geralmente faz uma boa manutenção, talvez seja necessário encerá-lo apenas uma vez por ano.
Também indicada para todos os tipos de pintura, a Cera Cristalizadora dispensa o polimento do carro. Com consistência líquida e com um borrifador próprio, é de fácil aplicação e deixa o enceramento ainda mais rápido.
Apesar de ter um potencial pequeno para eliminar riscos e manchas, é o jeito mais simples e barato de proteger e deixar seu carro mais bonito. Custando entre R$ 100 e R$ 150, a qualidade do enceramento dependerá do material a ser utilizado.
A cera líquida é a melhor cera automotiva para ajudar na remoção de riscos superficiais, além de proteger o verniz do carro. Ela precisa de alguns cuidados, como o fato de precisar ser removida com panos de microfibra.
Uma cerinha vai bem – A lavagem com cera garante um brilho extra à pintura e contribui para que a sujeira não grude com tanta facilidade, protegendo a tinta do carro.
Para fazer a aplicação, é importante que o veículo esteja limpo, seco e na sombra. Caso o veículo não esteja limpo, a poeira e outras sujeiras podem riscar a lataria; e se estiver no sol, a cera deverá ficar ressecada e atrapalhar a aplicação, além de aumentar o risco de manchas.
Não exagere na quantidade de cera. Por meio do aplicador você pode espalhar a quantidade necessária de cera sobre a pintura. Mas muita atenção nesse momento. Procure não exagerar na quantidade do produto espalhado no carro.
Além dos raios solares, a cera também protege a pintura do automóvel contra ferrugem, poluição, dejetos de pássaros, resquícios de árvores, entre outros. E não para por aí. Encerar o carro também ajuda a evitar que as sujeiras penetrem no verniz e estraguem o visual da pintura.
O tempo de secagem pode variar, mas geralmente é silencioso deixar a cera secar por pelo menos 30 minutos a 1 hora. Mas é interessante evitar caminhar sobre o piso pelos menos até 2 horas depois da aplicação.
O tempo que a cera leva para secar não é preciso, mesmo que o rótulo especifique os minutos. O momento apropriado para remover o excesso é pouco depois da aplicação, mas varia conforme o solvente utilizado. Visualmente, é o momento em que a cera perde o brilho 'molhado' e parece ficar opaca.
Ajuste o tempo de acordo com a quantidade da cera, quanto menor for a quantidade, menor deve ser o tempo de aquecimento no micro-ondas que deve ser de 30 em 30 segundos. Não utilize a cera já removida da pele.