Quando uma pessoa doente é picada, o vírus fica no estômago do mosquito e ainda não o infecta. Leva de 10 a 12 dias para que as partículas virais transmitam um mosquito ou transmitam o vírus da dengue para outra pessoa. Apenas mosquitos fêmeas podem transmitir o vírus.
Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença. A suscetibilidade ao vírus da dengue é universal.
Podem ser feitos 3 tipos de exames de sangue: isolamento do vírus, sorologia para medir anticorpos e hemograma. A melhor época para o isolamento do vírus é entre o 3º e 4º dias da doença. Já a medida de anticorpos (defesa do organismo) apenas se dá após o 6º dia da doença.
Quando a pessoa tá com dengue passa para outra pessoa?
A dengue pode ser transmitida de pessoa para pessoa? Falso. Apesar de ser um vírus, a dengue não é transmitida pelo ar ou pelo contato com uma pessoa infectada. A única forma de transmissão da doença é por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.
Embora a imunidade para o vírus da dengue seja sorotipo específica, admite-se que por um período de 1 a 3 meses após a infecção por algum tipo, o indivíduo apresente alguma imunidade cruzada contra os demais.
Indivíduos que tiveram dengue devem aguardar ao menos 30 dias após a recuperação clínica para fazer o procedimento, assim como quem teve relação sexual recente com alguma pessoa que teve a doença.
Dentro dos leucócitos há células como os linfócitos, neutrófilos e macrófagos, que atuam no bloqueio e eliminação de vírus e bactérias. Dentre eles, os linfócitos são os principais produtores de anticorpos, que são formados por substâncias chamadas de imunoglobulinas.
Na forma clássica, o desaparecimento da febre indica que a doença está acabando. Já na forma hemorrágica, o final da febre costuma marcar o início das complicações.
Ainda assim, a ideia de isolar pessoas que estão doentes para diminuir a circulação do vírus não é adotada como política pública ampla, segundo especialistas. Para a professora, evitar sair de casa não é a melhor estratégia.
Quantos dias a pessoa com dengue tem que ficar em casa?
Tem paciente que precisa ficar até 14 dias, por conta da intensidade dos sintomas, por conta de febre, dor no corpo e até mesmo, em alguns casos, necessidade de hidratação por mais tempo.
Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica).
Quanto tempo leva para uma pessoa se recuperar da dengue?
Na dengue clássica, em geral, a recomendação é de repouso, enquanto durar a febre; ingestão de líquidos; administração de paracetamol ou dipirona em caso de dor ou febre. Na maioria dos casos, há uma cura espontânea depois de dez dias.
O QUE FAZER QUANDO ALGUÉM ESTÁ COM DENGUE. A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre. Mas cuidado: não devem ser usados remédios à base de ácido acetil salicílico, como por exemplo a aspirina e o AAS.
Quantos dias o vírus da dengue fica no organismo da pessoa?
Essa é a chamada fase aguda da doença e costuma durar até 7 dias, de acordo com Rodrigo Farnetan, infectologista e coordenador da Clínica de Infectologia da Rede Mater Dei de Saúde.
Não existe tratamento específico para combater o vírus da dengue. O mais importante é combater a desidratação e aliviar os sintomas. A hidratação adequada é a principal forma de tratar a doença.
Leva de 10 a 12 dias para que as partículas virais transmitam um mosquito ou transmitam o vírus da dengue para outra pessoa. Apenas mosquitos fêmeas podem transmitir o vírus. É importante lembrar que nem todo Aedes aegypti transmite dengue, porque nem todo mosquito tem o vírus.
São conhecidos quatro sorotipos diferentes do vírus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Vale lembrar que é possível pegar dengue até quatro vezes ao longo da vida. Isso ocorre porque uma pessoa pode ser infectada com os quatro sorotipos existentes do vírus.
A dengue pode causar miocardite que é inflamação do músculo cardíaco ou pericardite, uma inflamação na membrana que envolve o coração, com sintomas como no peito, falta de ar, dificuldade para respirar, inchaço nos pés ou tornozelos ou tonturas.
O teste de sorologia serve para detecção dos anticorpos IgM e IgG no sangue. Deve ser feito a partir do 6º dia do início dos sintomas. É útil para saber se o paciente já teve dengue no passado.
No caso da dengue hemorrágica, aparecerão alguns sinais de alerta. “O início dos sintomas é parecido. A partir do terceiro dia, a maioria dos pacientes tem uma melhora, com a febre indo embora, mas com a continuidade da dor.
O ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti contém 4 fases: Adultos, Ovos, Larvas e Pupas. Quando infectado, o adulto pode transmitir os vírus da Dengue, Chikungunya e Zika durante a vida toda.