O ideal é estocar as carnes no freezer ou em câmaras de congelamento em uma temperatura de -18 °C. Assim, a qualidade será mantida por cerca de 90 dias. Caso o armazenamento seja feito na geladeira, não se esqueça que uma carne fresca só dura cerca de 2 a 3 dias entre 0 °C e 8 °C.
Evite a utilização de embalagens de papelão e isopor para o freezer. Não há um grande risco em utilizar esses materiais para congelar alimentos, porém o papelão não lida muito bem com a umidade do freezer, e o isopor, devido à baixa temperatura, pode ficar quebradiço e prejudicar o alimento.
Se quiser transportar a carne congelada, separe em pequenas porções e congele separadamente. Armazene em um isopor para a viagem. Não é necessário incluir gelo.
Quanto tempo demora para uma carne congelada estraga?
As carnes, mesmo congeladas ainda possuem um tempo de validade. Quando congeladas em pedaços, possuem cerca de 8 meses de validade. Já quando congeladas em bifes ou cortadas, possuem cerca de 6 meses. A carne moída, independente de seu corte possui o prazo de validade de até 3 meses.
Carne congelada dura quanto tempo? | Nutri Amanda Ganho
Pode comer carne congelada há 1 ano?
Carnes frescas e cruas, como a bonina e suíça, podem ficar no congelador por até 12 meses, dependendo do corpo. O mesmo vale para as aves e peixes. Já a carne moída e o hambúrguer duram cerca de 3 meses no congelador. Em todos os casos, o aconselhável é congelar a carne logo após a compra.
Como deve ser o transporte de alimentos congelados? O transporte de alimentos congelados deve ser em um caminhão capaz de manter a temperatura do produto -18°C ou inferior. O aumento na temperatura só pode ser tolerado por curtos períodos, porém, ela nunca deve ser superior a -15°C.
Evite colocar os alimentos em contato direto com o EPS Isopor®. O ideal é que eles sejam embalados em sacos plásticos ou papel alumínio, de forma a garantir a higiene e a melhor conservação dos produtos. Sempre limpe suas caixas de EPS Isopor® antes e depois de utilizá-las.
Jornal, plástico e gelo seco são seus melhores amigos!
Com o alimento, preferencialmente, dentro da embalagem original ou de uma sacola, embrulhe-o em plástico e logo em seguida em jornal. Depois disso coloque o alimento embrulhado em uma embalagem térmica ou em um tupperware.
O tempo que o gelo dura em uma caixa de isopor pode variar conforme qualidade do isopor, temperatura ambiente e frequência com que a caixa é aberta. No entanto, em condições ideais, o gelo pode durar até 24 horas.
Como funciona o isopor para conservar carnes e bebidas?
O isopor é uma das embalagens térmicas mais conhecidas no mercado. No armazenamento de alimentos e bebidas quentes, como chá e café, o material atua retendo o calor dentro da embalagem, mantendo as bebidas quentinhas por mais tempo.
Qual a melhor embalagem para congelar alimentos? O ideal (e melhor opção) é congelar os alimentos em um pote hermético de vidro temperado, aquele que no congelamento ou descongelamento não trinca ou racha.
Os dois produtos tem o mesmo objetivo: manter a temperatura do que estiver dentro deles. Entretanto, a Caixa Térmica leva uma pequena vantagem. Ela é mais resistente, e dura mais tempo do que o isopor, um produto bastante sensível à ação do tempo.
“Para carnes congeladas, o ideal é separá-la em pequenas quantidades antes de congelar. Não é necessário colocar gelo no isopor”. Outra dica importante é colocar os derivados de leite e outros alimentos perecíveis longe das carnes para evitar a contaminação cruzada.
Para um transporte de carne eficiente, a carga deve ser embalada de forma adequada para evitar contaminação cruzada e perda de umidade. É importante usar embalagens que sejam resistentes e herméticas, apropriadas para o tipo de carne que está sendo transportada.
Nesse momento, surge a dúvida sobre: qual a melhor caixa térmica ou isopor? Apesar de o isopor ter um custo mais barato, as caixas térmicas geralmente possuem mais qualidade e durabilidade, são mais resistentes a impactos e podem suportar temperaturas altas.
Caso a carne congelada não esteja em embalagem que defina seu prazo de validade, deve ser mantida por no máximo 7 dias congelada ou resfriada durante 3 dias.
Para manter por mais tempo o congelamento, deve-se tentar minimizar as trocas térmicas usando isolantes fechados, ao abrigo da luz (que carrega energia da irradiação solar e de outros corpos quentes), e, em último caso, reduzindo a pressão no recipiente que contém o gelo (quando isso é possível).
Isso quer dizer que ele vai derreter da mesma forma. Em longas viagens, o recomendado é transportar a sobremesa em uma caixa de isopor com gelo seco, que possui temperatura inferior a 78 graus negativos. Fazendo isso, o sorvete permanece por 24 horas sem sofrer alterações.
“Sempre que a gente vai armazenar a carne, o ideal é que a temperatura seja a mais baixa possível, o mais próximo possível de zero grau”, explica Guzella. Durante esse período, a sugestão é manter a carne na embalagem, para evitar a exposição com outros alimentos na geladeira.
Em média, você pode manter a carne resfriada por até três dias ou 72 horas. Se ela vier em embalagem a vácuo, guarde na geladeira desse jeito mesmo. Agora, em outros casos, acondicione a peça em recipiente hermético ou em saco plástico adequado.
Algumas dicas para o local em cada produto podem ser bastante importantes, como por exemplo utilizar as formas de gelo, potes plásticos, sacos de plástico hermético ou utilizar do plástico filme, são ótimas ideias. Para as formas de gelo, você pode armazenar os molhos, misturas de temperos com azeite ou manteiga.