Esquente uma panela com um pouco de óleo e coloque alho picado, deixe dourar e coloque os quiabos, mexa bem e abaixe o fogo, sempre mexendo sem tampar a panela por uns 15 minutos.
Em geral, ocorre no período de 60 a 75 dias após a semeadura, em períodos quentes, ou de 85 a 100 dias, em épocas mais frias. Os quiabos devem estar tenros e não fibrosos, com a ponta fácil para ser quebrada com os dedos.
As pontas dos quiabos devem estar intactas e não murchas, pois quando as pontas estão murchas indicam que o vegetal está começando a ficar velho. O quiabo fresco deve ter um cheiro suave e agradável. Evite qualquer odor desagradável, pois pode indicar que estão estragados.
De acordo com a especialista, tirar a baba do quiabo é uma tarefa bastante fácil. "Basta lavar bem o vegetal e colocá-lo de molho em uma mistura de água com o suco de um limão. Depois, leve ao fogo e cozinhe por 30 minutos", explica Lívia.
Lave um a um os quiabos, de preferência com um pano de prato seque um a um. Coloque-os de molho em água e vinagre por uns 20 minutos. Depois desse tempo, passar na água de novo. Seque um a um com outro pano de prato.
APRENDA A FAZER QUIABO REFOGADO SEM ÁGUA E SEM BABA FICA DELICIOSO
Como tirar a baba do quiabo depois de cozido?
Suco de limão + vinagre também é uma ótima solução
Você também pode preparar uma mistura de suco de 3 limões com 2 colheres de vinagre e fazer como na dica anterior: cortar as pontas do quiabo e deixar de molho, só que dessa vez por apenas 15 minutos. Você vai ver como toda a baba sairá muito facilmente.
Dá pra amenizar: lave e seque os quiabos, depois mergulhe numa tigela com 500 ml de água e o caldo de 1 limão diluído. No lugar do limão, dá pra usar 100 ml de vinagre. Deixe ali por 15 minutos, depois lave novamente e em seguida corte os cabinhos. Daí é só utilizar conforme pede o seu preparo.
A baba do quiabo pode ser retirada facilmente com vinagre. Para isso, os quiabos devem estar cortados e imersos na água com a adição do vinagre em uma panela que ferverá durante 30 minutos. Depois, basta escorrer o quiabo e preparar do seu jeitinho.
"A água de quiabo é benéfica para a hidratação porque é composta principalmente de água. Além disso, ela fornece eletrólitos como potássio e magnésio, que ajudam a manter o equilíbrio de fluidos no corpo”, explica a nutricionista.
O quiabo não tolera temperaturas muito baixas por um longo período, pois fica escuro e deteriora. Por isso, ele deve ser guardado na parte inferior da geladeira e dentro de sacos de plástico. Nessa condição, pode ser conservado por até uma semana.
Muita gente quebra a ponta do quiabo para avaliar a qualidade, mas esse procedimento não é necessário. Quiabos bons devem ter cor verde intensa, serem firmes, sem manchas escuras e com comprimento menor que 12 cm. Acima de 12 cm e com coloração verde esbranquiçada (pálida) tendem a ser fibrosos e duros.
Por ser um alimento com ácidos graxos, vitaminas do complexo B, magnésio, zinco, além de ser um alimento antioxidante, o quiabo também auxilia na memória e no aprendizado. Sabe-se que pode ajudar na redução de ansiedade, sintomas de depressão e na resposta inflamatória cerebral.
As manchas escuras são resultado da ação da enzima polifenoloxidase. Embora elas não signifiquem que o alimento estragou, seu aparecimento deixa a comida bem menos apetitosa.
O cará é rico em carboidratos e possui baixo índice glicêmico, o que significa que a glicose vai sendo liberada aos poucos na corrente sanguínea. Esse alimento possui bastante fibras, em especial a pectina, conferindo saciedade.
De acordo com ele, o segredo para o quiabo não soltar baba é não usar uma colher para mexê-lo: “Use uma panela antiaderente, com cabo, e vá mexendo a panela, salteando a receita, assim o legume vai dourando.
é só tirar o talo e cortar do tamanho que você gosta. depois aqueça uma frigideira e coloque azeite. sele bem os quiabos até ficarem bem dourados. de uma salteada para não grudar e estar pronto. depois disso seu quiabo não irá mais soltar baba.
Se a textura viscosa (popularmente chamada de “baba”) foi a responsável por afastá-lo do quiabo, seus problemas acabaram: basta cozinhá-lo inteiro para se livrar dela. O nome científico da “baba do quiabo” é mucilagem. Trata-se de um líquido proteico liberado quando o legume é cortado.
Para diminuir a quantidade de baba, tudo que você precisa fazer é usar água e limão. Mas primeiro, comece lavando bem e secando os quiabos. Tire os cabinhos e coloque eles inteiros em um recipiente com 500 ml de água e suco de 1 limão. Deixe de molho por pelo menos 20 minutos.
O quiabo, também conhecido como okra, quingombô, quimbombó, gombô ou abelmosco, tem um sabor suave e pode ser consumido com ou sem baba, cru ou cozido, em preparações como refogados, assados, saladas, ensopados, sopas e sucos.