A alma tem três aspectos ou níveis, chamados Nefesh, Ruach e Neshamá. Na hora da morte os dois níveis mais elevados deixam o corpo. O mais baixo, Nefesh, passa por um processo de até 11 meses para se desprender do corpo.
A projeção da consciência é uma experiência tipicamente subjetiva, descrita muitas vezes como uma sensação de flutuar como um balão e, em alguns casos, de ver o próprio corpo físico, olhando-o pelo ponto de vista de um observador (autoscopia).
Quanto tempo leva para o espírito se desprender do corpo?
Tudo é por força de frequência mental. Em suma, dependendo do grau de evolução do espírito, o indivíduo fica de 10 a 15 dias, em geral, imaginando que está encarnado e que está melhorando.
O primeiro julgamento ocorre exatamente no sétimo dia, quando o espírito relembra seus atos na Terra. “A percepção de seus acertos gera no espírito alegria, mas ele também vê tudo o que fez de errado. Nesse momento o espírito se arrepende do que fez e, assim, ele vai se purificando”, comenta Nascimento.
Quanto tempo os desencarnados demoram para se desligar do corpo físico?, por Márcia Fernandes
Onde vai a alma depois da morte?
Os cristãos acreditam que após a morte, a alma é encaminhada para o céu ou para o inferno, conforme foi a sua vida na Terra, ou seja, se a pessoa viveu uma vida digna e reta, sua alma irá para o céu, se viveu uma vida de erros e pecados, sua alma irá para o inferno.
A missa de sétimo dia – que deve ser celebrada sete dias depois contados à partir da morte – é considerada uma das melhores formas que os familiares e amigos do falecido dispõem para se unirem em oração pelo descanso eterno de seu ente querido, pois nela se celebra o sacrifício de Cristo por toda a humanidade.
Juliana: O desencarne acontece com o desligamento do espírito até 21 dias antes da morte. Uma questão muito importante que as pessoas têm perguntado frequentemente, é sobre em caso de acidente, se o espírito sente dor. Mas não, ele é desligado minutos antes do acidente para que não sinta nenhum tipo de dor.
Quando morremos, nosso espírito e corpo se separam. Mesmo que nosso corpo morra, nosso espírito — que é a essência de quem somos — continua vivo. Nosso espírito vai para o mundo espiritual.
Quanto tempo o espírito fica na Terra após a morte?
Para os espíritas, a morte não representa o fim, afinal, nosso espírito permanece vivo mesmo depois da morte do corpo físico, quando passamos a viver em um novo plano astral ou reencarnaremos em um novo corpo.
É possível a alma sair do corpo enquanto dormimos?
“Esse é um fenômeno em que ocorre, geralmente, durante o sono. A pessoa vivencia a sensação de sair do próprio corpo como se sua parte mental ou espiritual se desprendesse extrafisicamente para outros planos”, explica Borges. Ele começou a ter essas experiências fora do corpo, de forma espontânea, quando tinha 15 anos.
Os filósofos e fisiologistas imaginavam que ela estava situada no coração, nos rins, na medula ou nas vértebras, e hoje acredita-se que a alma aloja-se no cérebro. Ou no intestino, nosso segundo cérebro. Sabemos que há um sistema das emoções - o sistema límbico.
O fenômeno de sair do corpo acontece de forma involuntária todas as noites quando dormimos, podendo acontecer também de forma voluntária, apenas pela nossa absoluta vontade e decisão. Esse fenômeno de natureza bioenergética e paranormal acontece com todos, sem exceção, e o chamamos de Projeção da Consciência.
Quando o corpo físico morre, o espírito continua vivo. No mundo espiritual, o espírito daquele que é justo “será recebido num estado de felicidade, [num lugar] que é chamado paraíso, um estado de descanso, um estado de paz, onde descansará de todas as suas aflições e de todos os seus cuidados e tristezas” (Alma 40:12).
Quando a pessoa morre, o espírito fica no velório.?
Como o corpo físico acabou, o espírito estará em outra dimensão, então nada que seja feito como colocar flores, objetos e velas no túmulo não tem importância. O que é importante são as preces, a lembrança sincera, amor e oração. Túmulos suntuosos realmente não importam e não fazem a diferença para quem parte.
0-1 dia: Pallor Mortis, Algor Mortis, Rigor Mortis e Livor Mortis são os primeiros passos no processo da decomposição, antes da putrefação. 2-3 dias: Descoloração aparece na pele do abdômen. O abdômen começa a inchar, devido à formação de gás. 3-5 dias: Veias descoloridas se tornam visíveis e a descoloração avança.
Quanto tempo o espírito dorme depois do desencarne?
O espírito desencarna quando completa total desligamento que pode demorar horas, dias. Basicamente, o espírito permanece ligado ao corpo enquanto são muitos fortes as nossas impressões físicas. Os materialistas jamais saem disso, ficam retidos por anos, com esta impregnação fluídica animal dentro deles.
Ele não ocorre de forma abrupta, mesmo para quem já é experiente; é gradual, acontece em fases ou ciclos. Geralmente após algumas horas desdobrado, o espírito retorna ao corpo para retemperar, abastecer-se de energia anímica, magnética, humana e, então, volta a decolar.
Uma das informações que a Doutrina Espírita nos oferece sobre o que acontece com o Espírito no momento da morte ou desencarne é que o Espírito passa por um período de perturbação, onde suas sensações ficam meio adormecidas, de modo que a alma quase nunca testemunha seu desenlace – algo parecido com o que ocorre com uma ...
Quando ocorre a morte encefálica, não existe mais a consciência do paciente. Ele não consegue mais pensar ou perceber o meio ao redor. Ele deixa de existir como pessoa e seus órgãos fora do sistema nervoso continuam funcionando de forma artificial”, afirma Duarte.
Quanto tempo um desencarnado leva para se comunicar?
Após o desencarne, o espírito leva algum tempo para recuperar sua lucidez. Esse tempo não é o mesmo para todos, podendo variar de dias a alguns anos. Muitos Espíritos podem ser evocados e darem mensagem antes de 1 ano se assim desejarem e desde que encontrem um médium para fazê-lo.
Céu, inferno, purgatório e reencarnação: são várias as possibilidades, dependendo da sua crença. A fé seria capaz de auxiliar, tanto as pessoas que estão passando por períodos complicados de doença, quanto aquelas que estão lidando com a perda e a morte recente de entes queridos.
A tradição bíblica ensina aos católicos que se deve sempre homenagear os entes que já partiram e rezar por eles. A missa de sétimo dia é uma forma de representar o quanto aquele ente querido que se foi significa para os que ficaram e que, apesar da distância, ele será sempre lembrado.
É o sexto dia, que ainda está em curso. O então chamado “descanso de Deus no sétimo dia” na verdade é o nosso descanso que gozaremos na casa dele, o nosso Pai, que não descansa porque Ele é incansável.
"Pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós Vos pedimos por (nome da pessoa), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele, tendo passado pela morte, participe do convívio de Vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência.