Você pode ir ao posto e solicitar o documento a qualquer momento. ⇒ O RG Emergencial tem validade de 90 dias após a data de emissão. Após este período, você deve pedir o RG definitivo e pagar a taxa novamente.
Nesse caso, deve ser levado o próprio RG e um documento que comprove ser o responsável pelo menor. Prazo para a retirada do RG emitido. Se você tem mais de 18 anos, o prazo de emissão do seu RG pode levar até 21 dias.
Para solicitar a carteira de identidade, é preciso fazer um agendamento on-line, no site do Governo do Estado. O cidadão será informado sobre a disponibilidade de datas e de postos de atendimento.
Perdemos o RG do nosso filho dias antes da viagem e precisamos fazer um RG emergencial....
Tem como pegar o RG no mesmo dia?
Então fique atento para aproveitar suas férias sem preocupação! 🏝️😎 O #Poupatempo realiza emissão de RG emergencial nos postos de Guarulhos e no Campinas Shopping. Para solicitar o serviço, basta comparecer em uma das unidades com pelo menos 48 horas antes da viagem e apresentar o voucher da passagem aérea.
Para solicitar basta ir até uma unidade do Centro de Referência (CRAS) e levar algum documento (certidão de nascimento, casamento ou comprovante de endereço) e fazer o pedido.
Além do agendamento normal de serviços, que pode ser realizado online pelo site do Poupatempo, as pessoas que tiverem urgência para a retirada de RG devido a perda do documento, necessidade de viagem ou outro processo imediato, podem contar com um canal extra para solicitar o agendamento rápido do serviço.
O IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública, informa que, em função de atualização no sistema de base de dados, o prazo para emissão do RGs solicitados entre hoje, quinta-feira (12) e sábado (14), passa, excepcionalmente, para 10 dias úteis.
Para tirar o RG provisório é necessário apresentar o bilhete de viagem com data de embarque marcada. A taxa de emissão é a mesma do RG comum: R$ 39,80 (apenas a primeira via é isenta de taxa). O documento é emitido em aproximadamente uma hora, mas depois é necessário providenciar o documento definitivo depois.
Em viagem no território nacional, os documentos podem ser aceitos independentemente da data de validade, podendo ser originais ou cópias autenticadas. Os documentos devem permitir a identificação do passageiro.
Para registrar um boletim de ocorrência em caso de perda do RG, faz-se necessário acessar o site da Polícia Civil de seu estado e, por lá, terão as orientações para informar a perda do documento.
Entretanto, caso haja algum imprevisto e seja necessário emitir uma segunda via, é possível solicitar pelo próprio celular, baixando o aplicativo RG Digital SP, da Polícia Civil de São Paulo, ou em totens de autoatendimento do Poupatempo, distribuídos em diversas localidades do Estado.
Não é necessário agendamento para esses casos específicos, mas é preciso comparecer às unidades nas 48 horas que antecedem a viagem e apresentar comprovante, como o voucher da passagem aérea. O documento fica pronto em até duas horas e tem validade de 90 dias, a partir da data de emissão.
Basta acessar o site II Virtual, escolher "Carteira de Identidade" e, em seguida, "2ª via simplificada". No entanto, a retirada é feita presencialmente. O prazo de entrega é de até 10 dias úteis na capital e região metropolitana e até 15 dias úteis no interior, a partir da data da confirmação do pagamento.
O RG Emergencial é valido apenas para viagens a países membro do Mercosul e cidades que fazem fronteira com estas localidades e deve ser solicitado dentro do prazo de 48 horas que antecedem a viagem. O prazo de entrega é de até 4 horas.
A nova carteira de identidade apresenta um QR Code para verificar a autenticidade do documento. Ela também conta com um código de padrão internacional (MRZ) — o mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Portanto, pode ser utilizado como documento de viagem.
Não precisa pagar a taxa do RG se você estiver desempregado há mais de 3 meses, desde que apresente sua Carteira de Trabalho comprovando o fim do vínculo empregatício.
Com o aplicativo gov.br, você passa a ter uma carteira de documentos digitais no seu celular e diversos documentos que servem para te identificar vão estar disponíveis ali. Você só precisa acessar o aplicativo gov.br na sessão “Meus Documentos” e já pode usá-los em diferentes situações.
Última atualização em 1 de julho de 2024 às 10h19. O estado de São Paulo irá substituir a emissão da primeira via do RG pela Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir de segunda-feira, 1º de julho.
Não é preciso levar nenhum documento! Este serviço está sendo oferecido nos seguintes locais: PORTO ALEGRE: no Departamento de Identificação (DI), localizado na Avenida Azenha, 255, em Porto Alegre. O atendimento no DI será feito em dias úteis, das 8h às 18h.
Se eu viajar para o exterior com a cédula de identidade física, e perder o documento na viagem, poderei utilizar o RG DIGITAL? Sim. Uma vez extraviado, furtado ou roubado o documento físico, o RG DIGITAL perdurará por 90 dias, prazo suficiente para o retorno ao País e retirada de 2a via do documento.
Viajar com o RG (Registro Geral) vencido é uma dúvida comum entre os viajantes. A boa notícia é que, dentro do território brasileiro, a validade do RG não é um obstáculo.