Quanto tempo depois da pintura pode fazer o polimento?
Isso porque, o melhor a fazer é esperar um tempo, já que uma pintura nova demora para secar e endurecer. Dessa forma, polir sem aguardar esse período pode causar estragos ao processo de pintura. O certo é fazer o polimento após no mínimo 48 horas depois da aplicação da pintura.
Polimento. Quando apenas a camada de verniz da pintura sofreu danos, é possível fazer o polimento para recuperar. O polimento se trata de um processo abrasivo para lixar a região danificada e então, com aplicação de massa de polir para abrir o brilho novamente.
Verniz. O verniz é um produto a base de óleos secativos e resinas sintéticas que cria uma camada transparente na superfície de madeira que tapa os poros do substrato, destaca seus veios e coloração natural e protege contra intempéries naturais, exposição ao sol e à chuva.
A técnica de usar o conjunto de politriz e produtos abrasivos deve ser feita minuciosamente, e especialistas recomendam que seja executada apenas três vezes no máximo durante a vida útil do carro. Em resumo: o polimento é muito bom, mas deve ser feito quando o carro estiver realmente precisando.
O tempo de secagem da pintura pode variar de acordo com a tinta utilizada, o clima e as condições de temperatura e umidade do ambiente. Em geral, a pintura automotiva vai estar completamente seca entre 24 a 48 horas.
Após a secagem da seladora (ideal aguardar 12 horas) aplique 2 demãos de verniz diluindo de acordo com a indicação do fabricante. Aguardar 8 horas entre uma demão e outra de verniz.
A recomendação é esperar de 20 a 30 minutos para aplicar o verniz fosco. Para aplicar o verniz fosco automotivo, misture 5 partes de verniz com 1 parte de catalisador. As funções do catalisador para verniz são reduz o tempo de secagem e aumentar a resistência da pintura.
"Agora só precisam de um copo de água com gelo e vão meter as unhas lá dentro durante o máximo de tempo que conseguírem," acrescenta Kate enquanto submerge as unhas num copo com água e gelo. Este choque térmico ajuda o verniz a secar mais rápido e de forma mais uniforme.
Quantas mãos de verniz é o ideal? O número de camadas de verniz pode variar muito, principalmente devido à madeira utilizada e ao ambiente em que ela se encontra. A principal recomendação, porém, é a seguinte: Ambientes internos = 3 a 4 demãos.
Inicie o processo lixando a superfície pintada com uma lixa de grão fino para criar uma aderência melhor para o verniz. O polimento técnico deve ser feito em seguida, se necessário, para corrigir imperfeições e assegurar um acabamento uniforme.
Porque o verniz fica grudento? A aplicação feita em temperaturas abaixo de 15 °C faz com que o verniz fique grudento por vários dias. Use uma máscara quando for aplicar o verniz. Mantenha as janelas e portas abertas se for aplicar o verniz em um ambiente fechado.
O polimento ajuda a remover arranhões superficiais e menos profundos, como os causados por lavagens inadequadas, pequenos objetos e poeira. Esses tipos de arranhões geralmente afetam apenas a camada superior de verniz ou pintura do carro, sem atingir as camadas mais profundas da pintura.
Mas aqui vai uma dica importante: apenas de ser uma técnica excelente, o polimento automotivo não deve ser usado com frequência, uma vez que isso pode acabar prejudicando a pintura. É comum que essa prática seja finalizada com ceras que protegem a pintura e que prolongam o efeito desejado.
Cristalização automotiva ou polimento de carro? Como você percebeu, a cristalização automotiva serve para prevenir problemas na pintura, o polimento é utilizado para corrigi-los. Sabendo disso, é mais fácil compreender qual situação é a mais adequada para você!
Tenho casca de laranja em algumas áreas. Pesquisei sobre o tempo de espera para polir e fiquei um pouco confuso. Alguns dizem para esperar 48 horas, a maioria recomenda esperar 30 dias e alguns recomendam 60-90 dias.
Umidade do ar em excesso pode causar problemas ao trabalho. Dias quentes e úmidos, ou então frios e nublados, 'mofados', são muito duros com superfícies envernizadas e para a cura do verniz. Mantenha o ambiente fechado depois de aplicar o verniz, se o tempo mudar para umidade excessiva.
Para remover o verniz: após o uso, o verniz pode ser removido usando aguarrás, thinner, ou álcool 90 graus. Também é possível aquecer a placa novamente para derreter o verniz, retirar o excesso com estopa e finalizar com álcool 90 graus ou aguarrás.
Muitas pessoas tem dúvida se devem ou não lixar verniz, mas é preciso sim que o material passe um um acabamento. Assim, entre uma demão e outra de verniz, e necessário que ele seja lixado. Contudo, é importante ter cuidado para não remover completamente o verniz durante o lixamento, a menos que seja essa a intenção.
Tipo de superfície: A superfície em que o verniz é aplicado também pode influenciar o tempo de secagem. Superfícies porosas podem absorver o verniz, prolongando o tempo necessário para a sua secagem completa. Ventilação adequada: Uma boa circulação de ar no ambiente pode ajudar no processo de secagem do verniz.