Registros requeridos no prazo de 90 (noventa) dias contados da data de colação de grau, ficam isentos da anuidade relativa ao ano do registro, devendo ser quitadas apenas as taxas relativas à inscrição e emissão da carteira de identidade profissional. O curso deve estar devidamente reconhecido pelo MEC.
Qual o prazo para se registrar no CRA? O profissional de Administração registrado com base no certificado de colação de grau tem o prazo de dois anos para apresentação do diploma e obtenção da Carteira de Identidade Profissional (CIP) definitiva.
Original e Cópia de Carteira de Identidade; Original e Cópia de CPF ou CNPF; Original e Cópia de Título de Eleitor e o último comprovante de votação; Certificado Militar (quando couber);
Não. Os Tecnólogos em determinada área da administração podem obter registro em CRA, mas este fato não permite que sejam considerados Administradores. Consequentemente, não poderão concorrer a cargos de Administrador em Concursos Públicos, em igualdade de condições com os bacharéis em Administração.
SERVIÇOS JURÍDICOS e CRA: COMO FAÇO O REGISTRO? QUANTO CUSTA? COMO PREENCHER A FICHA? APRENDA TUDO!
É obrigatório tirar o CRA?
Além de ser uma obrigação legal, o registro no CRA, assim como a pontualidade no pagamento da anuidade, representam atos de consciência profissional. A falta do competente registro, bem como do pagamento da anuidade ao CRA, torna ilegal o exercício da profissão e punível o infrator.
Os Mestres e Doutores em Administração registrados em CRA, a partir da data do registro, tornam-se legalmente habilitado para o desempenho de atividades de Administração.
Permite a você participar de concursos - Editais de concursos públicos exigem o registro para quem pretende assumir cargos privativos da Administração.
Dentre os cursos que se enquadram na categoria estão os de Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão Pública, Gestão de Pequenas e Médias Empresas, Negócios Imobiliários, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Agronegócio, entre outros.
Quem tem que tirar o CRA? Administradores, Mestres e doutores em Administração, Gestores (bacharéis em Cursos Superiores conexos à Administração, diplomados em Cursos Sequenciais de Formação Específica conexos à Administração; diplomados em Cursos Superiores de Tecnologia conexos à Administração).
Quem é formado em Administração precisa de registro?
O profissional que atua como técnico em administração precisa ter o registro no CFA. Após concluir a formação no CPET é possível usar seu certificado para obter o registro. De modo que, possa obter a documentação necessária para comprovar que é um profissional com boa formação.
Onde posso fazer o meu registro? O registro pode ser solicitado no autoatendimento on-line, onde você deverá anexar os documentos requeridos para o registro e realizar o pagamento das taxas e a anuidade proporcional.
Como tirar o CRA? O Registro Profissional do administrador é feito na sede do CRA do estado onde o requerente reside, localizada nas Capitais e no Distrito Federal, ou nas Delegacias e Representações dos CRAs, presentes em cidades do interior dos Estados.
CRA: como funciona esse investimento? O processo de investimento em CRA começa quando uma empresa concede créditos para financiar algum empreendimento agrícola ou antecipar dinheiro em pagamentos a prazo quando a companhia não pode esperar a última parcela para receber o valor total.
Um título de liquidez diária pode ser resgatado a qualquer momento. Isso quer dizer que, independente de quando resgatar, você terá o valor aplicado inicialmente mais a rentabilidade proporcional ao período que permaneceu com o título.
Resumindo o CRA é um título de renda fixa que é emitido por empresas que querem adquirir capital para projetos no agronegócio, como comercialização, produção ou industrialização.
De acordo com o disposto nos artigos 2º e 14 da Lei nº 4.769/65, só poderão exercer atividades privativas da profissão de Administrador os profissionais devidamente registrados no Conselho Regional de Administração, sendo a falta de registro punível pelo exercício ilegal da profissão.
Conselho Regional – CFA. É a entidade consultiva, orientadora, disciplinadora e fiscalizadora do exercício da profissão de Administrador e Tecnólogo em determinada área da Administração. Desenvolve também o trabalho de apoiar, auxiliar e defender os direitos dos profissionais.
Curso tecnólogo é superior? Mesmo que, quando você for procurar um curso tecnólogo, ele esteja separado em uma categoria diferente da graduação, ele ainda é sim um curso superior. Dessa forma, se o curso da instituição escolhida tem reconhecimento do MEC – Ministério da Educação, ele é válido como curso superior.
Sou formado em Administração posso fazer pós em direito?
Sim, se você é formado em Administração pode fazer pós em Direito. É muito comum que administradores precisam estar atualizados sobre uma série de questões jurídicas.