Um tempo de descanso comumente indicado é o de 30 segundos, dependendo do tipo de treino e dos objetivos do atleta[4]. Nos treinos de resistência, um volume maior de repetições costuma ser realizado com uma quantidade menor de peso.
Mas saiba que respeitar o intervalo entre as séries é tão importante para o resultado do treino quanto aumentar corretamente a carga de exercício. Isso porque a pausa, como você deve saber, tem como objetivo permitir que o músculo se recupere e esteja pronto para realizar uma nova série.
Qual o tempo de intervalo entre um exercício e outro?
Se o objetivo do treinamento for o desenvolvimento de força máxima por atletas, os intervalos devem ser maiores, geralmente entre três e cinco minutos. Para a maioria dos objetivos da musculação, os intervalos de descanso entre séries devem variar entre um e dois minutos.
Para quem está interessado em hipertrofia, o tempo de descanso entre as séries para hipertrofia varia geralmente entre 60 a 90 segundos. Este intervalo é o ideal para maximizar a tensão muscular, o que é fundamental para o crescimento muscular.
O número de flexões que você deve fazer por dia depende de quantas você fez no último treino. Para obter mais resultados, você precisa desafiar seu corpo cada vez mais e fazer sempre o mesmo número de flexões pode não ser o melhor caminho.
As flexões são um treino completo para fortalecer todo o corpo, então eventualmente você desenvolverá os músculos necessários para realizar esses exercícios. Você também pode incorporar levantamento de peso em sua rotina e com o tempo descobrirá que as flexões ficarão um pouco mais fáceis.
Melhora no Foco Prolongado: Ao contrário do primeiro dia, não me senti aflita por ficar focada em uma única coisa por muito tempo. Senti que a prática está a começar a fazer efeito!
Portanto, as fibras não crescem ou aumentam de tamanho durante a sessão do treino e, sim, durante o descanso — explica a educadora física. De acordo com Samantha, de forma geral, é neste momento que ocorre a fabricação das substâncias que servem para trazer energia de volta ao grupo muscular estimulado.
Se você não ingere proteínas o suficiente na sua dieta, seus músculos pararão de crescer – e podem até diminuir. Portanto, não subestime a importância da dieta, ela representa cerca de 80% dos seus resultados.
Qual é o músculo que cresce mais rápido e qual músculo demora mais para crescer? Segundo Milena Chalegre, é preciso avaliar o fator genético de cada pessoa. No entanto, um músculo que se desenvolve facilmente é o quadríceps - parte da frente da coxa.
O tempo que os músculos levam para se recuperar pode variar conforme a intensidade do treino, nível do atleta, rotina de sono e alimentação. No entanto, geralmente é indicado é dar um intervalo de pelo menos 48 horas antes de malhar a mesma parte do corpo --ou seja, treinar uma mesma parte do corpo dia sim, dia não.
Assim, respeitar o tempo ideal de descanso entre as séries ajuda a manter um nível alto de produção de força para o próximo set. O tempo de descanso entre séries neste caso é mais longo do que nos treinos de resistência: entre 2 e 5 minutos[4].
Um dia? Dois? Ou nenhum? De acordo com a personal trainer Carina Rosin, do programa Noiva em Forma, o ideal é ter 48 horas de repouso para que sua fibra muscular se regenere completamente.
Alguns dos principais erros que atrapalham no ganho de massa muscular costumam ser uma dieta pobre em nutrientes e/ou em calorias, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, treino ineficiente, pouco descanso entre os grupos musculares, falta de sono e estresse.
Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, a parte interna das coxas e as panturrilhas. Estes nunca irão aumentar tão rapidamente quanto os outros grupos musculares, devido ao tipo de fibras que possui.
Uma dieta inadequada pode ser um dos maiores obstáculos para ganhar massa muscular. A nutricionista Karoline Silva diz que, para aumentar a massa magra, o treino e a alimentação devem caminhar juntos. “Se você não seguir uma dieta adequada, não terá energia necessária para malhar e evoluir no treino.
Durante o descanso proporcionado por uma boa noite de sono, as fibras são irrigadas e, neste momento, os músculos crescem e ficam mais fortes. Além disso, dormir bem estimula a produção e liberação de hormônios em nosso corpo que auxiliam na queima de gordura.
“Só indica que não precisamos sentir dor muscular para hipertrofiar, podendo começar 'leve', evitando tanto dano e dor, para nas próximas semanas treinar com altos graus de esforço e fadiga que maximizarão a hipertrofia muscular no médio e longo prazo.”
A quantidade de flexões que você deve fazer por dia depende de seu nível de condicionamento físico e de seus objetivos. Se você é iniciante, pode começar com 3 séries de 10 repetições. À medida que você for ficando mais forte, pode aumentar a quantidade de séries e repetições.
Qual flexão dá mais resultado? A flexão suspensa é muito interessante porque adiciona uma boa dose de instabilidade nas pernas ou nas mãos, deixando o exercício mais desafiador e aumentando o desafio para os músculos estabilizadores do abdômen e dos ombros.