Segundo Isap, os indivíduos devem esperar uma hora após acordar para poder tomar a primeira xícara de café ou de chá do dia. O especialista em sono explicou que uma pessoa, minutos depois de despertar, fica com os índices de cortisol no auge.
Porém, o especialista do sono Rex Isap afirma que não é saudável consumir café em excesso na primeira hora em que se acorda. “Enquanto você pensa que está se ajudando e vai se sentir acordado mais rapidamente, pode estar tendo o efeito oposto”, explica, em entrevista ao jornal The Mirror.
"Quando acordamos, nossos níveis de cortisol estão no auge. Frequentemente associado ao estresse, ele aumenta os níveis de alerta. Portanto, tomar cafeína quando seus níveis de cortisol já estão altos pode causar malefícios em relação a isso", explicou o especialista, segundo o jornal britânico The Mirror.
Por ser um estimulante, a cafeína aumenta o estado de alerta e a produção de adrenalina. Por este motivo, se for ingerida a partir da tarde perturba a quantidade e a qualidade do sono.
Tomar café logo ao acordar pode causar riscos à saúde
Qual o horário máximo para tomar café?
Em relação ao resto do dia, a recomendação é tomar café até seis horas antes de dormir. A razão é que o excesso de cafeína perturba o sono, bloqueando os receptores dos hormônios adenosina e melatonina. Para quem vai para a cama às 22h, o ideal é tomar a última xícara até às 16h.
R: Café amanhecido ou requentado é ruim, porque sofre alteração de sabor e odor, devido a oxidação de alguns de seus componentes, como óleos e polifenóis. Oxidação é o processo que acontece quando uma matéria orgânica entra em Page 2 contato com o oxigênio, causando alterações nas suas propriedades.
No café da manhã, é recomendada a ingestão de alimentos ricos em fibras e proteínas, como ovos, iogurte, queijo, leite e cereais. Além disso, essa refeição deve ser feita por volta das 8 horas da manhã, uma vez que a claridade do dia indica para o sistema nervoso e a outros órgãos de que é hora de comer.
De forma geral, o recomendável é esperar pelo menos 30 minutos após a refeição para tomar café. Uma vez que, a cafeína presente no café, por conter substâncias conhecidas como antinutrientes, pode atrapalhar a absorção de nutrientes pelo organismo, principalmente do ferro, vitamina D e cálcio presente nos alimentos.
Além disso, o café em jejum também pode aumentar os níveis de cortisol, um hormônio do estresse. Embora o cortisol seja naturalmente produzido pelo corpo para ajudar a regular o ciclo do sono e do estresse, um aumento excessivo pode levar a alguns problemas de saúde, como ansiedade e insônia.
Especialistas recomendam tomar a primeira xícara de café apenas uma hora e meia depois de acordar, idealmente após as 9h30 e antes das 11h. O café é um estimulante do cortisol, o chamado hormônio do estresse.
A recomendação da especialista é se alimentar até duas horas após acordar. “Comer dentro dessa janela define o ritmo de um apetite saudável e estabiliza o açúcar no sangue durante todo o dia”, explica.
Tomar o café antes das 8h30 ajuda a controlar o cortisol, o hormônio do estresse. Basicamente, ele começa a ser liberado no corpo por volta das 6h da manhã com a finalidade de nos fazer acordar. Sendo assim, tomar o café cerca de 1 hora e meia ou duas horas depois ajuda a controlá-lo no momento em que atinge seu pico.
Eu considero entre 20 e 40 minutos o tempo ideal para uma refeição. Dá tempo de comer com calma, mastigar direitinho – por volta de 20 vezes – conversar com a família e de o cérebro perceber que estamos ficando satisfeitos. Experimente aí na sua casa e conta pra gente como foi!
Se você dorme cinco horas por noite, o indicado é consumir o equivalente a duas xícaras de café fraco quando acordar, seguido por mais duas outras xícaras, quatro horas depois. A "xícara de café fraca" deve ter cerca de 100 miligramas de cafeína.
Além de grávidas, sensíveis à cafeína e crianças e adolescentes, Cercato alerta que devem consumir café com moderação os cardiopatas e as pessoas que fazem uso de suplementos de academia, produtos ricos em cafeína.
Um hábito comum dos brasileiros é o de tomar café, especialmente logo depois de acordar. Estudo recente da Universidade de Bath, entretanto, indica que a bebida ao despertar prejudica significativamente o metabolismo e o controle do açúcar no sangue.
Como já citei, o período para o café é uma pausa que se mostra salutar para o bom convívio entre os funcionários, bem como para o desenvolvimento das tarefas com mais assiduidade. Esse intervalo pode ser de 10 a 15 minutos apenas e organizado de tal forma que não desvirtue a jornada de trabalho.
Contudo, a nutricionista fez uma prescrição: “Uma boa regra é deixar um mínimo de 12 horas entre o jantar e o café da manhã”. Ela esclareceu: “Se você terminou de jantar às 19h30, aguarde até às 7h30 para poder fazer a primeira refeição matinal.”
Com a harmonia entre nutrientes essenciais e energia, ele oferece o que nosso corpo precisa para trabalhar bem, garante o bom humor pela manhã e a disposição para os exercícios. E ainda, como melhora a atenção e a concentração, favorece seu trabalho e seus estudos.
Quando você prepara o seu café, ele deve ser consumido em, no máximo, até 30 minutos após o preparo para ter seu efeito antioxidante. O cuidado com o café velho não é só questão de paladar, mas também de saúde.
Sabe aquele café de ontem que ainda está na garrafa? Ao acordar, não pense em consumi-lo! Se após 1 hora de pronta a bebida a ingestão do líquido já não é recomendada, 12 horas ou mais depois do preparo é inviável. Os níveis de oxidação podem estar muito elevados e isso por si só já faz mal para o corpo a curto prazo.
o café, assim como qualquer alimento aberto e exposto ao tempo, oxigênio, umidade e etc perde suas características nutricionais devido à oxidação e este processo pode trazer também alteração de gosto, composição e assim fazer mal à saúde.