Uma dica geral consiste em trocar o carro entre 3 e 5 anos de uso, se você percorrer até 15 ou 20 mil quilômetros por mês. Dessa forma, as perdas de depreciação são reduzidas, além de manter o carro ainda confiável e com boa aceitação na revenda.
“O ciclo de vida de um modelo de carro é de cerca de 5 anos sem sofrer atualizações significativas. Esse número pode variar de acordo com o veículo e com a marca. Quando há uma grande mudança no modelo, ele logo perde valor no mercado de usados.
“O ideal é trocar o veículo com 50 a 60 mil quilômetros, mais do que isso, peças mais caras, como amortecedores, começam a apresentar problema”, explica.
Em média, são veículos com até cinco anos de uso, o suficiente para você não sofrer com manutenção frequente e ainda não perder muito dinheiro na revenda. Mas vale lembrar que carros com mais de 60.000km não são necessariamente maus negócios. É importante sempre avaliar as características do usado em conjunto.
Quando chegar um bom momento para trocar de carro, as manutenções ficarão mais caras e mais frequentes também. Se você está gastando demais com as manutenções e o conforto do veículo está comprometido, é hora de considerar a troca.
Quando trocar de carro? Lista com dicas, recomendações, preços e período ideal para vender e comprar
Quando é ideal trocar de carro?
Uma dica geral consiste em trocar o carro entre 3 e 5 anos de uso, se você percorrer até 15 ou 20 mil quilômetros por mês. Dessa forma, as perdas de depreciação são reduzidas, além de manter o carro ainda confiável e com boa aceitação na revenda.
O tempo médio de vida útil é diferente para veículos leves, semipesados e pesados. Um carro de frota pode durar cerca de 5 anos, enquanto as motos duram em torno de 10. Já um caminhão, pode rodar por até 8 anos, enquanto os ônibus possuem uma durabilidade de cerca de 10 anos.
Qual a quilometragem ideal para um carro de 20 anos?
A quilometragem ideal para um carro com 20 a 30 anos de uso é de 200 mil km rodados, de acordo com o especialista. Se o hodômetro marcar de 250 mil a 300 mil, é melhor não se arriscar, porque a dor de cabeça com as manutenções pode acontecer com muita frequência.
A média considerada pela maioria das concessionárias para definir um carro como seminovo é abaixo dos 20.000km rodados. Já a quilometragem alta se enquadra acima dos 100.000km. Muitos consumidores preferem comprar um carro com menos quilômetros rodados porque pensam que isso é sinônimo de bom estado de conservação.
Por isso, a quilometragem é um dos fatores mais importantes para considerar na hora de trocar de carro. O ideal é já considerar a substituição do modelo na marca dos 100.000km rodados para não perder muito dinheiro.
Se o seu carro não tem mais garantia de fábrica — que normalmente varia entre 3 e 5 anos —, esse pode ser o momento ideal para fazer a troca. Isso porque esse tipo de proteção cobre defeitos por erros de fabricação e não por desgaste natural.
Qual a quilometragem ideal para um carro de 10 anos?
Conferir a KM no odômetro: Um carro, em média, roda de 12 a 15 mil km por ano, carros com mais de 10 anos de uso geralmente já ultrapassou os 100 mil km. Fique atento a esta conta.
Qual a quilometragem ideal para um carro de 5 anos?
Quando tem o acumulo de quilometragem, mais fácil fica de surgir problemas de desgaste. Sendo assim, mais rápido precisará de manutenção. O mais indicado são veículos entre 10 e 60 mil quilômetros rodados, indicando até cinco anos de uso.
O que é mais importante, o ano do carro ou a quilometragem?
“É óbvio que carros com menos quilômetros rodados têm a menor probabilidade de ter problemas existentes, que ele já carrega do antigo proprietário, mas não existe uma quilometragem ideal", acrescenta o especialista. Para Fukuda, uma conta que deve ser feita é a quilometragem do carro pelo ano.
Independentemente disso – e salvo casos mais raros –, o mais comum é que um motor a gasolina ou flex funcione corretamente por algo entre 200 mil e 300 mil km. Depois disso, provavelmente perderá eficiência e pode começar a apresentar defeitos, necessitando de uma retífica.
Qual a quilometragem ideal para um carro de 14 anos?
Menos de 10 mil quilômetros: Idealmente, escolher um veículo com menos de 10 mil quilômetros rodados é a opção mais segura para garantir um excelente estado de conservação.
Hoje em dia, os carros são fabricados para durar, em média, até 200 000 quilômetros. O mais comum é atingir essa quilometragem depois de uma década de uso. Portanto, aos 5 anos – e com quilometragem abaixo de 200 000 –, o carro pode, sim, ser considerado novo.
Com a manutenção programada e em dia, um carro popular pode ter uma vida útil considerável, ultrapassando a marca dos 150 mil quilômetros rodados sem apresentar problemas graves.
O que realmente desgasta um carro, é a maneira como ele é usado. E o que preserva um veículo é, basicamente, manutenção preventiva realizada corretamente. Nos últimos dez anos, qualquer carro que saiu de uma fábrica, tem uma expectativa mínima de 200 mil km de uso em suas partes mecânicas principais ( moto r e câmbio).
Sua durabilidade varia de 50 mil a 100 mil km, prazo indicado no manual. Algumas mais modernas, lubrificadas por óleo (do motor) podem ultrapassar os 200 mil km.
Atualmente, para carros da categoria A, são 5 anos; para a categoria B, 8 anos; e para as categorias C, D e E, 15 anos. O projeto estabelece que veículos das autoescolas deverão ter, no máximo: 8 anos de uso para os da categoria A; 12 anos de uso para os da categoria B; e.