Quanto tempo tem que guardar recibo de pagamento?
Os comprovantes de pagamento devem ser guardados por cinco anos, prazo de prescrição da cobrança de taxas previsto no Código Civil.Qual o prazo para guardar comprovantes de pagamentos?
Comprovantes de Imposto de Renda, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e seus respectivos Documentos de Arrecadação devem ser guardados pelos 5 anos subseqüentes ao da cobrança. Ou seja, por 6 anos, segundo o Código Tributário Nacional, Lei 5.172/66, art.Quais documentos devo guardar por mais de 5 anos?
Documentos com prazo de guarda de médio prazo (5 anos)Recibos de pagamento de Salário, 13º e férias: comprovam o cumprimento das obrigações trabalhistas. Controle de ponto: registra a jornada de trabalho dos empregados.
Quanto tempo devo guardar os recibos do imposto de renda?
Vale pontuar que, normalmente, o Fisco demora cerca de três meses para processar as declarações de Imposto de Renda. Ainda assim, o prazo oficial que a Receita tem para fazer isso é de cinco anos – por isso, esse é o prazo ideal para que os documentos fiquem guardados.POR QUANTO TEMPO DEVO GUARDAR DOCUMENTOS E COMPROVANTES DE PAGAMENTO?
Quanto tempo devo guardar contas de água e luz?
Apesar de não haver uma legislação específica sobre o prazo para guardar os comprovantes de pagamento, as entidades de defesa dos direitos do consumidor orientam que os seguintes comprovantes devem ser preservados por cinco anos: Água. Energia.Quanto tempo devo guardar documentos de Imposto de Renda?
Atualmente, a guarda dos documentos fiscais é obrigatória tanto para as empresas que emitem quanto para as que recebem. O prazo mínimo é de 5 anos, contados a partir da data de emissão.Quais documentos precisam ser guardados para sempre?
Prazo indeterminado – Por segurança o contrato de trabalho e o livro ou ficha de registro de um funcionário devem ser arquivados para sempre. O fato de não possuir o documento que comprove a quitação de uma dívida fará com que você tenha que arcar novamente com uma conta já paga.Quais documentos devem ser guardados por 10 anos?
Dependendo da situação, recomenda-se armazenar documentos trabalhistas por 10 anos, como a folha de pagamento e o registro eletrônico. Já o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o recomendável é guardar por 30 anos.O que fazer com contas pagas antigas?
As contas mensais podem ser descartadas. O consumidor deve saber que quitação anual só registra o que realmente foi pago. Se alguma conta fica em aberto no ano anterior, a empresa só dará a declaração referente aos meses pagos. Algumas empresas colocam na declaração a menção de vários anos de contas quitadas.Quantos anos tem que guardar folha de pagamento?
Folha de pagamento: 10 anos. Guia da Previdência Social: 10 anos.Quanto tempo devo guardar holerite?
Recomenda-se, então, que o profissional guarde o holerite por um prazo indeterminado. No entanto, no caso das empresas, a recomendação é que os holerites sejam armazenados por pelo menos 5 anos para que a empresa possa provar que os pagamentos foram efetuados corretamente, caso ocorra algum processo trabalhista.É importante guardar contas pagas?
Mesmo pagando as contas na versão digital, os consumidores devem guardar os comprovantes de pagamento para evitar possíveis cobranças duplicadas ou indevidas. Trata-se de uma orientação que faz parte da rotina dos órgãos que atuam em defesa dos Direitos dos Consumidores, como Idec e Procon.Qual é o prazo para guardar o IPTU?
o Tributos: Documentos como o comprovante de pagamento de IPTU, IPVA, DARFS, etc, devem ser limpos por 5 anos, contados a partir do primeiro dia útil do ano seguinte ao pagamento. o Contas de Água, Luz, Telefone e Gas também devem ser mantidas por 5 anos, pois também são considerados taxas.Quantos anos tem que guardar recibos de aluguel?
Os recibos de pagamento de aluguel devem ser guardados por três anos após o fim do contrato de locação e a consequente entrega das chaves.Quanto tempo devo guardar as contas de água e luz?
Água, energia, telefone e demais contas de serviços essenciais: As declarações de quitação de débitos devem ser guardadas por cinco anos. Nota fiscal e certificado de garantia: Importante guardar pelo prazo de vida útil do produto ou serviço, pois, após o período de garantia podem existir vícios ocultos.Quanto tempo devo guardar a declaração de imposto de renda?
Para essas análises, a Receita Federal possui um prazo de cinco anos para verificar as informações declaradas. Portanto, é importante que mantenha os documentos guardados por pelo menos cinco anos.Quanto tempo devo guardar extratos bancários?
- O banco tem o dever de guardar os documentos referentes a seus clientes, no mínimo, pelo mesmo prazo em que estaria prescrita a pretensão de o cliente obter a sua exibição, ou seja, 20 anos.Quanto tempo é necessário guardar notas fiscais?
Dúvidas frequentes sobre o tempo para guardar notas fiscais:O período previsto em lei é de 5 anos.
Quanto tempo tenho que guardar comprovantes?
Mas afinal, qual o prazo para guardar esses comprovantes? O Procon alerta que “os comprovantes de pagamento ou recibo de quitação anual das contas de água, energia, telefone, ou outros de serviços essenciais, devem ficar em poder do consumidor por 5 anos. Já os de consórcio, até o encerramento do grupo.Quanto tempo tem que guardar documentos contabeis?
Basicamente, os documentos fiscais devem ser armazenados pelo período de cinco anos, uma vez que a legislação tributária determina que o Fisco possui o aludido período para solicitar a apresentação de tais documentos e, caso a empresa não os possua, pode ser autuada em virtude da não apresentação.Quais notas devo guardar para o Imposto de Renda?
Leia também
- Informes de rendimentos;
- recibos e notas fiscais de saúde e educação;
- comprovantes de pagamento e/ou recebimento de aluguel;
- comprovantes de pagamentos de impostos que ocorreram ao longo do ano;
- comprovantes de obras e reformas em imóveis;
- informes de rendimentos de corretoras;