Quanto tempo devo parar de tomar biotina para fazer exame de sangue?
Se você reconhece que está recebendo mais vitamina B7 que o recomendado, fale com seu médico, é possível suspender a ingestão da vitamina até 72h antes dos exames e evitar falsos positivos ou negativos.
Na prática, a constatação desse interferente nos testes de função tiroidiana possibilitou ao Fleury orientar os pacientes a suspender o uso da biotina 72 horas antes da coleta de tais exames como forma de evitar resultados falsamente alterados.
De forma prática, o uso de altas doses de biotina aumenta a concentração sérica dessa vitamina, atrapalhando os ensaios baseados na reação biotina-estreptavidina. Quando ensaios imunométricos, ou do tipo sanduíche, são utilizados, as dosagens podem ficar falsamente baixas, o que acontece, por exemplo, com a do TSH.
A coleta de amostra para a análise de biotina é feita por meio de uma simples amostra de sangue. O procedimento envolve a inserção de uma agulha em uma veia, geralmente no antebraço, e a coleta de uma pequena quantidade de sangue.
Não é comum ocorrer a superdosagem de biotina no organismo. Mas, em doses extremamente altas pode gerar dores de estômago, ânsia, náuseas e vômitos. Alterações gástricas leves e irritação cutânea porém são sintomas muito raros devido a dificuldade de se ter uma hiper ingestão desta vitamina.
Sim, elas podem interferir em certos exames. Por exemplo, a vitamina C pode alterar os exames creatinina e glicose. Evite o uso de vitaminas antes da coleta de exames.
Em geral, os estoques corporais de vitamina D duram cerca de dois a três meses - explica Sérgio Setsuo Maeda. Quando o hormônio fica abaixo de 20 ng/mL, o organismo absorve menos cálcio e fosfato, o que impede a manutenção saudável dos ossos, causando ainda osteomalácia, além de agravamento de osteoporose em adultos.
Pode tomar vitamina D antes de fazer exame de sangue?
É retirada uma pequena amostra de sangue do paciente, preferencialmente da veia do antebraço, e o material é enviado para análise em laboratório. Em geral, recomenda-se ao paciente que informe qualquer medicamento, suplemento ou vitamina em uso antes de realizar a dosagem da vitamina D.
Se interferência de biotina for suspeitada, a biotina deve ser suspensa por 2 ou 3 dias antes de se repetirem os exames. Preferencialmente, por 1 semana. Alternativamente, pode-se repetir a dosagem com um ensaio não baseado no sistema biotina-estreptavidina.
A biotina (indicada para o tratamento de alopecia, mas também presente em alguns suplementos alimentares usados para cabelo, unhas, pele etc.) pode interferir nos testes de hormônios tireoidianos com base na interação biotina/estreptavidina.
A biotina pode interferir em diversos exames como TSH, T4 livre, FSH, LH, S-DHEA, estradiol, progesterona, testosterona,, vitamina B12, PSA, troponina (exame que auxilia no diagnóstico de infarto), marcadores tumorais, sorologias para doenças infecciosas e inúmeros outros exames.
Quanto tempo a biotina começa a fazer efeito no corpo?
Quanto ao tempo, pelo menos 4 meses para ver um resultado eficaz. Olá, você deve fazer um acompanhamento com um nutricionista para saber realmente a causa da queda do seu cabelo, as vezes mesmo você fazendo o uso da biotina não terá resultado se não for a carência dela.
O organismo usa essa reserva hepática (no fígado) para nutrir as vias metabólicas de acordo com as necessidades individuais. Por isso, o estoque das vitaminas lipossolúveis demora, em média, um ano, até se esgotarem, com exceção da B9 e B12, que são armazenadas em maior quantidade.
Qual a parte do corpo que mais absorve a vitamina D?
Entre os locais que a vitamina D mais atua no organismo estão os sistemas muscular, ósseo e imunológico. "Ela auxilia na absorção de cálcio a nível de trato digestório, auxiliando na formação e na manutenção de ossos e dentes.
Quando o corpo obtém a Biotina de forma natural é provável que esteja adquirindo a quantidade adequada e assim é muito mais seguro realizar os exames, sem interferências de resultado.
Vários Laboratórios orientam suspender a biotina 72h antes da coleta de sangue caso seja necessária a repetição dos exames por suspeita da interferência da biotina nos resultados.
Suplementos com creatina em sua composição, por exemplo, podem alterar a concentração de creatinina no sangue, afetando o resultado dos exames. Suplementação com proteínas pode afetar a concentração de uréia, acarretando outro exemplo de interferente.
No entanto, assim como qualquer suplementação, os especialistas recomendam que o consumo deve ser feito apenas sob orientação médica, já que a biotina pode alterar exames de sangue e, quando em excesso, provocar alguns sintomas incômodos como náuseas e diarreia.
Não existe exatamente uma contraindicação para o uso da Biotina. No entanto, caso esteja usando a vitamina, talvez seja interessante suspender o uso se for fazer algum exame de sangue. Além disso, alguns estudos mostraram que remédios anticonvulsivantes podem diminuir a quantidade de Biotina disponível no corpo.
O médico nutrólogo Márcio Velasques, especialista em emagrecimento, pontua que a ação da biotina de fato está ligada à ativação de enzimas que aceleram o metabolismo corporal, mas explica que os estudos para entender o potencial para redução de peso ainda não comprovaram uma relação.