Isso significa que, considerando que a vida útil média de uma bateria automotiva gira em torno de 2 a 3 anos, a garantia praticamente abrange todo esse período. Ou seja, é importante ressaltar que, dependendo do uso da energia elétrica do veículo, a bateria automotiva pode até superar essa expectativa de vida.
Quais cuidados devo tomar? Infelizmente, podemos dizer que a bateria é daqueles dispositivos que só lembramos que existem quando dão algum problema. A começar pelo fato de que sua expectativa de vida útil é, segundo a maioria das fabricantes, de 2 a 5 anos.
Quanto tempo dura uma bateria de carro automático?
A média é de 3 anos, se bem cuidada ou composta por tecnologias que aumentem sua durabilidade. As baterias automotivas Heliar, por exemplo, além de serem produzidas com matérias de alta qualidade, possuem grades com a tecnologia PowerFrame.
Pra começar, é importante dizer que a duração da bateria automotiva pode variar bastante, mas geralmente a sua vida útil é de 2 a 5 anos. Um dos fatores que mais influencia essa duração é a qualidade da marca da bateria.
Se você perceber dificuldade para ligar o motor ou precisar insistir várias vezes até conseguir dar partida no carro, isso pode ser um forte indício de que sua bateria está fraca ou descarregada. Este problema costuma ser um dos primeiros sinais visíveis quando há necessidade de trocar a bateria do carro.
Quanto tempo é recomendado trocar a bateria do carro?
No entanto, em média, a bateria de um automóvel 0km costuma durar entre 2 a 3 anos. Em um veículo usado, o tempo de vida útil pode ser o mesmo, mas existe uma maior possibilidade de que a bateria dure menos, tendo em vista que o sistema elétrico já não possui a mesma eficiência de antes.
O preço de uma bateria de carro pode oscilar, geralmente custa a partir de R$ 250, podendo chegar a um patamar de R$ 3.000. A variação ocorre devido a diferentes marcas, tecnologias e capacidades de amperagem.
Dos sinais que uma bateria fraca apresenta, o descarregamento constante é o mais óbvio. Isso pode acontecer por exemplo, quando uma das placas internas da bateria sofre curto e acaba consumindo a própria energia, mesmo quando o veículo não está ligado.
O prazo médio de duração das baterias é da ordem de 2 a 3 anos. Mas, muitas delas atingem os 4, 5 anos sem problemas. Tudo depende dos cuidados que se toma, da quantidade de equipamentos que ela tem que acionar e da sua própria qualidade.
Como posso saber quando a bateria está no fim da vida útil? As baterias costumam dar sinais quando algo não vai bem. Oscilações nos faróis ou na iluminação do painel e dificuldade em dar a partida são alguns exemplos.
Naturalmente, a vida útil da bateria automotiva diminui se você a usar com mais frequência ou intensidade. Observar o seu uso e os dispositivos elétricos são duas formas de saber quanto tempo dura uma bateria de carro.
Então, fique tranquilo, pois, escolhendo Heliar ou Moura, você não vai precisar trocar de bateria por um bom tempo. Mas é bom frisar que, por conta das placas laminadas, a Moura possui maior resistência a vibrações e ciclagens, garantindo durabilidade até 50% maior do que as outras baterias do mercado.
Isso significa que, considerando que a vida útil média de uma bateria automotiva gira em torno de 2 a 3 anos, a garantia praticamente abrange todo esse período. Ou seja, é importante ressaltar que, dependendo do uso da energia elétrica do veículo, a bateria automotiva pode até superar essa expectativa de vida.
Caso você dê a partida várias vezes e o veículo demore a pegar – principalmente em carros novos – este é um sinal evidente de que a bateria está fraca. Caso encontre dificuldades em fazer o carro funcionar na primeira, desligue e tente novamente.
Confira: Dificuldade para ligar o carro, aquela sensação de que o motor está “pesado” para iniciar o funcionamento. Falha em algum sistema elétrico, como luz fraca e oscilante, problemas com o sistema de injeção do combustível, com o aquecedor e ar-condicionado.
Como saber se o problema é no arranque ou bateria?
Se o seu carro está apresentando dificuldade em dar partida ou se os equipamentos elétricos, como faróis e rádio, estão funcionando mal, o problema pode estar na bateria. Verifique também sinais visuais como inchaço, zinabre nos terminais ou vazamentos.
Quanto Tempo Dura uma Bateria Start/Stop? Sua vida útil pode ser mais curta do que baterias tradicionais, dura em média de três a quatro anos. Pois ela é submetida a ciclos de carga e descarga intensos com mais frequência.
A bateria start stop é bem diferente das baterias convencionais. Enquanto uma bateria Moura convencional é utilizada periodicamente durante as 24 horas do dia, a bateria AGM é projetada para várias partidas simultâneas, fato este que ocorre em veículos com sistema start stop.
Pode-se dizer que hoje, em média, num carro zero, a bateria dura de dois anos e meio a três anos. No carro usado, pode durar o mesmo, mas aumentam as possibilidades de ter sua durabilidade reduzida.
Como saber se a vida útil da bateria do carro acabou?
Um dos sinais mais comuns de que a bateria está chegando ao fim é quando o motor do carro demora mais do que o normal para ligar. Se você notar que o motor gira lentamente ao tentar dar partida, é um indicativo de que a bateria pode estar fraca e precisa de substituição.
Como saber que a bateria do carro precisa ser trocada?
Observe as luzes no painel, quando a bateria começa a ficar menos potente, uma luz acende avisando que a peça precisa ser substituída. Se o carro não liga de maneira alguma, certamente a bateria acabou de vez. Para esses casos é recomendado o uso de um carregador de bateria portátil ou um cabo de chupeta para baterias.
Uma bateria de carro normalmente dura cerca de quatro semanas, mas varia de acordo com o veículo e a idade da bateria. Conforme já citamos, uma bateria de carro perde a carga rapidamente em climas mais quentes.