A durabilidade da gasolina comum ou da aditivada comprada no posto ou com aditivação pelo próprio motorista é exatamente a mesma. Aditivo nenhum tem o poder de prolongar a vida útil da gasolina.
Mesmo fazendo o uso frequente da gasolina aditivada, é recomendado que a cada 5 mil km seja usado também um frasco de aditivo. Os aditivos para combustíveis em frascos possuem uma fórmula concentrada que intensifica a ação dos detergentes e dispersantes por todo o caminho que o combustível percorre dentro do motor.
A maior finalidade da gasolina aditivada ou dos aditivos em frascos é evitar que os resíduos da queima dos combustíveis se acumulem, para não obstruir os injetores nem gerar carbonização na câmara e nas válvulas. Eles “limpam” as partes internas do motor, protegendo o sistema de admissão e aumentando a sua vida útil.
Quanto tempo a gasolina aditivada pode ficar no tanque?
Gasolina comum: de seis meses a um ano; Gasolina aditivada: de 12 a 18 meses; Etanol: acima de seis meses, indeterminado se protegido de umidade e do ar; Gasolina premium: indeterminado, existem amostras com cinco anos que ainda preservam suas características essenciais.
Usar aditivos de qualidade na gasolina que você põe no tanque pode garantir motor mais limpo, maior durabilidade dos componentes e maior eficiência do veículo, com menos consumo. Os aditivos trazem detergentes que ajudam a remover impurezas e a evitar a formação de resíduos carbônicos naturais da queima da gasolina.
É bom colocar gasolina aditivada de vez em quando?
Ainda que a gasolina aditivada não vá remover os resíduos antigos do carro, ela evita o acúmulo de ainda mais impurezas. Portanto, pode ser proveitoso alternar entre gasolina comum e aditivada sempre que o orçamento permitir. Fique de olho: um detalhe essencial quando se fala de combustível é a procedência.
Porque a gasolina tem prazo de validade, ela se deteriora depois de três ou quatro meses. E o que se recomenda é deixar um mínimo de gasolina no tanque, para que um mínimo de volume possível sofra esse processo de envelhecimento.
Antes de mais nada, os aditivos de combustível são substâncias que evitam o depósito de sujeira comum após a queima de gasolina. Isso é possível, porque adicionam algumas propriedades no líquido modificando suas características. Entretanto, tal alteração não prejudica o abastecimento ou qualquer outro componente.
A mistura de gasolina comum e aditivada é permitida, mas pode causar problemas no motor do seu carro. Isso ocorre porque os aditivos presentes na gasolina aditivada são diluídos pela gasolina comum, o que reduz sua eficácia.
As próprias montadoras indicam realizar a troca nos intervalos de 30 mil quilômetros ou a cada um ano. Isso porque, assim como a maioria dos produtos químicos, o aditivo também possui validade limitada. Então, ainda que seu carro rode menos de 30 mil quilômetros, a troca deve ser feita.
A relação entre a quantidade aplicada e se a aplicação deve ser feita no tanque cheio ou com o tanque já na reserva variará segundo a marca do aditivo. Por isso, leia as instruções no rótulo da embalagem. A aplicação dos aditivos deve ser feita apenas em trocas e nunca no formato de “completar”.
Geralmente, a recomendação das montadoras é para que o aditivo seja trocado em intervalos de 30 mil quilômetros ou de 12 em 12 meses. A razão da escolha entre a quilometragem rodada e o tempo acontece porque, como grande parte dos produtos químicos, o aditivo tem prazo de validade.
Sim, esse é o objetivo principal das gasolinas aditivadas comercializadas no Brasil. Portanto, sempre que você abastece seu veículo com uma gasolina aditivada de qualidade, você estará contribuindo para a limpeza dos bicos do seu veículo, assim como com a limpeza do motor e dos pistões também.
Como já explicado o etanol deixa o motor mais limpo que a gasolina comum, por isso, quando comparado com a gasolina aditivada, é possível dizer que os dois apresentam quase os mesmos resultados. Por essa razão, é difícil dizer que um combustível é melhor que outro, tudo é uma questão de escolha do motorista.
É verdade que a gasolina aditivada limpa os bicos do carro?
Gasolina aditivada “limpa os bicos do motor”? Sim, as gasolinas aditivadas vendidas no país limpam bicos injetores, motor, pistões, entre outros componentes do veículo.
Modo de usar: Adicionar um frasco (200 ml) no tanque de combustível, para 60 litros de gasolina, a cada 5.000 km ou quando necessário. MAX POWER: Restaura a potência do motor. Controla a octanagem da gasolina, além de manter limpo o sistema de injeção e lubrificar as partes altas do motor.
O que acontece se eu apenas abastecer com gasolina aditivada?
A escolha errada de combustível pode causar um menor aproveitamento da potência do motor ou até mesmo problemas mecânicos. Isso mesmo! Abastecer subitamente com gasolina aditivada um carro que, há anos, recebe apenas a comum, pode causar o entupimento dos bicos injetores e dos carburadores.
Embora o motor possa funcionar sem problemas, melhor usar comum de boa procedência. As gasolinas aditivadas, com seus aditivos, detergentes e tudo mais, são mais úteis em motores com injeção.
Não é recomendável adicionar absolutamente coisa nenhuma no tanque de gasolina. A única exceção é para caso o motorista não tenha absoluta confiança no posto e abastecer com gasolina comum ao invés de aditivada, ele mesmo deve colocar um frasco de aditivo do tipo detergente e dispersante no tanque.
O Aditivo STP Fuel Injector Cleaner é ideal para a limpeza dos bicos injetores. Usando o Aditivo STP Fuel Injector Cleaner, você ajuda a limpar os bicos injetores do seu carro, o que pode melhorar o desempenho do motor.
Estou com meio tanque de gasolina. Posso completar com álcool?
Como já dissemos, não há qualquer malefício em misturar etanol e gasolina no tanque do seu veículo. Portanto, abastecer com os dois combustíveis é tão bom quanto abastecer com apenas um deles. O problema não está na mistura, mas na qualidade dos líquidos que vão para o tanque.