Após o vencimento do concurso, é bastante difícil conseguir a nomeação de candidatos do cadastro de reserva. Isso porque, em geral, a validade dos concursos é de até dois anos, prorrogáveis por igual período.
Muitas vezes as instituições não querem se comprometer com um número muito grande de contratações e, nesses casos, o cadastro reserva funciona apenas como uma “proteção”. Ou seja, você pode mesmo ser chamado para assumir o cargo se tiver uma boa colocação no concurso.
O cadastro de reserva (CR) é uma lista de aprovados em determinado concurso público, que não ficaram dentro do número de vagas imediatas especificado no edital. Vamos utilizar o concurso do Banco do Brasil de 2023 como exemplo.
Quando o aprovado para cadastro de reserva tem direito a vaga?
Por unanimidade, o STF decidiu que o candidato aprovado em concurso público fora das vagas previstas no edital (cadastro reserva) só tem direito à nomeação se houver preenchimento das vagas por outras formas de contratação ou não for observada a ordem de classificação durante o prazo de validade do concurso.
O Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, decidiu que qualquer candidato aprovado em concurso público para cadastro reserva só terá direito à nomeação se houver preenchimento das vagas por outras formas de contratação ou, então, se não for observada a ordem de classificação durante o prazo de validade do ...
Vale destacar que a nomeação dos candidatos em cadastro de reserva não precisa acontecer imediatamente após a saída dos outros servidores, podendo acontecer até o último dia de validade do certame.
Qual a diferença entre cadastro reserva e excedente?
Cadastro de reserva é todo contingente de aprovado no concurso público, porém fora do número de vagas estipuladas no edital. Todos os candidatos que foram aprovados em todas as fases do certame são chamados excedentes, pertencem ao cadastro de reserva.
É possível ser nomeado depois de esgotado o prazo de validade do concurso público?
Sim! Quando o concurso público vence não significa que o candidato perdeu o seu direito, mas sim que a Administração Pública perdeu o prazo para realizar espontaneamente as nomeações dos candidatos.
PRAZO DE VALIDADE DE CONCURSO PÚBLICO: Qual o termo inicial do prazo de validade do concurso? A Constituição da República fixa o prazo de dois anos, prorrogáveis por igual período, como o lapso temporal máximo de validade dos concursos públicos (art. 37, inc. III).
Como saber se estou incluído no CR? Para o candidato que está concorrendo a um cargo público saber se está no cadastro de reserva, basta olhar o edital do concurso!
Quanto tempo demora para ser chamado para concurso público?
Entenda o que é a convocação em concurso público
Após a sua aprovação, a convocação em concurso público é o momento em que você é chamado pela administração pública para apresentar documentos e exames médicos. Geralmente, em até 30 dias após ser nomeado, você será convocado e, enfim, tomará posse em seu cargo público.
O cadastro de reserva é uma lista de candidatos aprovados em um concurso público, mas que foram aprovados em colocação além do no número de vagas previsto no edital. Esses candidatos ficam em uma espécie de “fila de espera” e podem vir a ser chamados em algumas situações.
O que acontece quando ninguém passa em um concurso?
Todo candidato aprovado dentro do número de vagas possui o direito subjetivo à nomeação, isto é, dentro do prazo de validade ele deve ser nomeado. Se, ao final do prazo, isso não acontecer, o candidato tem o direito de recorrer judicialmente para conseguir a nomeação compulsória, através de uma decisão judicial.
Sendo assim, dizem que se houvesse uma estimativa real de uma concorrência séria em uma prova muito concorrida, ela seria de, no máximo, cinco candidatos qualificados por vaga. Portanto, o que interessa é estar entre nesse grupo dos mais bem qualificados e ponto final.
Quando o órgão pública apenas 1 vaga no edital, nem sempre quer dizer que só existe uma vaga realmente. Segundo uma decisão do Supremo Tribunal Federal, os órgãos são obrigados a convocar todos os candidatos aprovados dentro do número de vagas estabelecidas no edital.
Pode chamar candidato fora do cadastro de reserva?
CANDIDATO APROVADO FORA DO CADASTRO DE RESERVA DE CONCURSO PÚBLICO – INEXISTÊNCIA DE DIREITO À NOMEAÇÃO. O surgimento de novas vagas durante a validade do concurso não gera direito subjetivo à nomeação dos candidatos aprovados fora do número de vagas.
Como funciona o cadastro de reserva em concurso público?
Como funciona o cadastro reserva? O cadastro de reserva funciona como uma fila de espera de candidatos aprovados em um concurso público. Assim, após a homologação do resultado final, os candidatos que não foram chamados para preencher as vagas imediatas ficam disponíveis para futuras nomeações.
O que significa dizer que o concurso tem validade de 2 anos?
Nosso Dicionário dos Concursos Públicos define a validade como: “Período durante o qual o órgão ou entidade responsável pelo concurso pode nomear candidatos aprovados para os cargos em disputa.” Importante destacar que a prorrogação não é por 2 anos, mas sim, pelo mesmo prazo da validade original do certame.
A criação do cadastro de reserva é uma garantia e, como pode valer por até 4 anos, permite que a instituição possa recorrer a um “banco de contratações”, caso precise realizá-las de maneira rápida no futuro.
Em se tratando do cadastro de reserva, existe apenas uma expectativa de direito à nomeação durante o prazo de vigência do concurso. Ou seja, se você estiver dentro deste número, alimente a expectativa, mas faça outros concursos, pois não é uma obrigação ser chamado!
O cadastro de reserva (CR) é a lista formado por candidatos que não foram aprovados dentro das vagas oferecidas no concurso público, ou seja, são aqueles candidatos que restaram classificados abaixo do último candidato aprovado nas vagas imediatas.
Basicamente, as cotas são determinadas por meio de um sistema de reserva de vagas. Sempre que o número de vagas totais oferecidas no concurso público for igual ou superior a 3, uma porcentagem de pelo menos 20% das vagas é reservada para candidatos negros, pardos e indígenas.
Viu como é importante conhecer o prazo de validade do concurso? De acordo com o art. 12 da mesma lei o concurso terá o prazo de validade máximo de 2 anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.
Quem foi classificado no concurso pode ser chamado?
Como resultado de sua aprovação e classificação, o candidato pode ser convocado e nomeado imediatamente após o concurso, ou talvez terá de aguardar por alguns meses, até o final do prazo de validade do certame.