É o curso oferecido para oficiais e Praças. Curso de Ações Táticas (CAT), com duração de cinco semanas (45 dias) e mais de 340 horas de instrução, prepara o policial para atuar em intervenções em áreas de conflito e ao resgate de reféns.
Atualmente, para fazer o COEsp o candidato deve possuir o Curso de Ações Táticas( CAT) ou curso similar, dependendo da instituição. Os “CAVEIRAS”, como são conhecidos os possuidores do brevê do COEsp, estarão habilitados a concorrer a última especialização do BOPE, o Curso de Operações Sistemáticas ( COS).
1 - O evento Desafio BOPE Edição Especial em comemoração aos 160 anos da Polícia Militar é uma corrida mista com obstáculos no estilo militar, tal como, correr, passar por áreas lamacentas, escalar, transpor trincheiras, rastejar no chão, dentre outros.
O número de homicídios durante ações do Bope até agosto é maior até se comparado com as mortes registradas no ano passado inteiro, quando 57 pessoas morreram em operações do batalhão.
Armamento é usado por snipers e também para proteger autoridades em eventos externos. Alta potência, precisão e usado apenas por snipers: esses são atributos dos fuzis calibre . 338 Lapua Magnum, um dos itens desejados pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Entre as provas o teste de aptidão física estão a subida de 6 metros em corda, sem o auxílio dos pés, corrida de 10 quilômetros em 60 minutos, 8 flexões na barra fixa com empunhadura direta, 42 abdominais de em 60 segundos, natação de 200 metros em 5 minutos, salto aquático em plataforma de 10 metros, flutuação ...
Ambas são reconhecidos mundialmente, mas em combate urbano, nenhuma equipe da SWAT pode superar o BOPE. Apesar disso, a SWAT possui um orçamento consideravelmente maior.
A faixa salarial estimada do cargo de Capitão na empresa Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) é de R$ 9 mil a R$ 18 mil por mês. Ela inclui o salário base e a remuneração variável.
O 1º Batalhão de Forças Especiais é a principal unidade de elite do Exército brasileiro, subordinada ao Comando de Operações Especiais (COPESP). A atuação de seus membros requer sigilo, pois participam de missões de alto risco em territórios hostis.
COEsp - Curso de Operações Especiais, conhecido por formar os Caveiras é um curso tático militar que qualifica o operador em segurança pública para que o mesmo desenvolva o serviço com o mais alto grau de excelência.
O Batalhão de Operações Policiais Especiais, comumente conhecido como BOPE, é uma unidade especializada em operações táticas de alta ou altíssima complexidade, é a Tropa de Elite do Tocantins, atuante em todo o território tocantinense.
Morreu na noite deste domingo (16) o policial do Bope Rafael Wolfgramm Dias, de 37 anos, ferido a tiros na última terça-feira (11), durante uma operação da polícia contra criminosos, no Complexo da Maré, na zona norte do Rio.
Finalmente em 1º de março de 1991 foi criado o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), ficando extinta a CIOE, mas permanecendo no interior das instalações do BPChq.
Segundo DHC, foram identificados dois suspeitos de integrarem o grupo responsável pelos tiros que causaram a morte do sargento e ferimentos no PM Rafael. São eles: Ronald de Souza Gomes, também conhecido como Titi ou Titio do Adeus, e Luciano Candido Crispim, o Pitbull.
Foi criado em 19 de janeiro de 1978, pelo Boletim da Polícia Militar n° 014 da mesma data como Núcleo da Companhia de Operações Especiais (NuCOE), através de um projeto elaborado e apresentado pelo capitão PM Paulo César Amendola de Souza, que presenciou a crise, ao então comandante-geral da PMERJ, coronel Mário José ...
Com esse gesto, queria dizer que os Comandos que representavam a vida, estavam virando o jogo e vencendo a morte. A partir daquele momento, o emblema do punhal cravado no crânio passou a ser símbolo das equipes de operações especiais em todo o mundo.