O eritema multiforme é uma doença inflamatória mucocutânea leve, autolimitada e potencialmente recorrente. Caracterizada por lesões em alvo que se assemelham à lesão "olho de boi". Elas geralmente surgem em um período de 24 a 48 horas e duram de 1 a 2 semanas.
As manchas vermelhas, típicas do eritema infeccioso, podem aparecer 4 a 14 dias após a infecção pelo vírus e duram cerca de 5 a 10 dias. No entanto, as manchas podem voltar a aparecer semanas ou meses após a infecção quando a pessoa se expõe ao sol, estresse, prática de atividade física e calor.
Se a coceira for incômoda, tratamentos para coceira convencionais, como anestésicos e corticosteroides aplicados na pele e anti-histamínicos por via oral, podem ser úteis.
Os sintomas do eritema multiforme incluem lesões cutâneas típicas que geralmente começam como manchas vermelhas que se desenvolvem em anéis ou alvos, que podem ter uma aparência elevada e ser acompanhadas por prurido ou queimação.
O que o dentista precisa entender sobre o Eritema Multiforme? | Prof Mauricio Volkweis
Como diminuir a eritema?
Repouso no leito, compressas frias, elevação das pernas e AINEs podem ajudar a aliviar a dor causada pelos nódulos. Pode-se prescrever comprimidos de iodeto de potássio para diminuir a inflamação.
1. Medicamentos orais. O uso de corticoides orais pode ser indicado para o tratamento do eritema pigmentar fixo, eritema malar e eritema anular centrífugo. Já os analgésicos e os anti-inflamatórios esteroides, podem ser recomendados para controlar a dor de cabeça e a febre em casos de eritema nodoso e infeccioso.
Utiliza-se diascopia para determinar se o eritema em uma lesão ocorre por causa do sangue dentro dos vasos superficiais (lesões inflamatórias ou vasculares) ou se devido á hemorragia (petéquias ou púrpura).
A lesão clássica é anular, com centro violáceo e um halo róseo separado por um anel pálido (lesão alvo ou da íris). A distribuição é simétrica e centrípeta; às vezes, disseminação para o tronco. Alguns pacientes têm coceira.
As causas do Eritema estão relacionadas com os tipos do problema. Entre eles, temos: Eritema multiforme: causado por reação alérgica a medicamentos, alimentos ou infecções bacterianas ou virais, como a Herpes. Eritema infeccioso: causado pelo vírus parvovírus B19.
O tratamento do eritema varia de acordo com o tipo e pode incluir corticoides orais (pigmentar fixo, malar e anular), analgésicos e anti-inflamatórios esteroides (nodoso e infeccioso), antibióticos (eritemas causados por bactérias), suplementos de niacina e nicotinamida (eritema malar quando causado por pelagra), além ...
Eritema é uma condição caracterizada pela presença de manchas vermelhas na pele, que podem aparecer em função de outros problemas de saúde. Em algumas situações, a vermelhidão aparece em formato de “alvo”.
Ela é caracterizada por lesões dolorosas ou que coçam, avermelhadas a violáceas nas extremidades. Geralmente são mais frequentes em mãos e pés, mas podem ocorrer no nariz ou orelhas. Além disso, o eritema pérnio pode ser idiopático ou secundário a uma doença .
O tratamento do eritema nodoso visa tratar a causa subjacente, quando identificada, e aliviar os sintomas. Isso pode incluir o uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), repouso, compressas frias e, em casos mais graves, corticosteroides.
Esta foto mostra o aspecto de “face esbofeteada” da erupção cutânea causada pelo eritema infeccioso. A erupção cutânea e a doença toda costumam durar cinco a dez dias.
O eritema multiforme é uma reação inflamatória, caracterizada por lesões de pele em “íris” ou em “alvo”. A mucosa oral pode estar envolvida. O diagnóstico é clínico. As lesões regridem de forma espontânea, mas com frequência recidivam.
Xampus e medicamentos orais também podem fazer parte do tratamento contra dermatite. Além disso, é importante tomar alguns cuidados para evitar novas crises, como evitar o contato da substância causadora do problema, não tomar banhos muito quentes e não usar perfumes e cosméticos com cheiros fortes.
O eritema nodoso melhora por conta própria após 3 a 6 semanas. Se o seu eritema nodoso tiver sido causado por uma infecção, o médico irá tratar a infecção.
Medicamentos como o paracetamol podem ser usados para aliviar a dor nas articulações e reduzir a febre. Medicamentos anti-coceira podem ser usados para aliviar a coceira associada à erupção cutânea.
Qual a etiologia do eritema multiforme ou polimorfo?
O envolvimento de membranas mucosas é freqüente e etiologicamente está mais relacionado com o herpes simples recidivante. Epidemiologia. O EM é relativamente comum. Pode ser observado em qualquer faixa etária, com predomínio entre adolescentes e adultos jovens.
As doenças exantemáticas são um conjunto de doenças infecciosas nas quais a erupção cutânea eritematosas é a característica dominante, mas geralmente também apresentam manifestações sistêmicas. São doenças de comum aparecimento na infância.