As montadoras recomendam a troca desse filtro junto com a troca de óleo, geralmente entre 10 mil e 15 mil km. Se o filtro de óleo estiver vencido é bem provável que peças como pistões, cilindros, anéis, válvulas e mancais sejam danificados. Em casos mais extremos, podem até fundir o motor.
Geralmente, no caso do filtro de ar de motor, a recomendação é que a troca seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados, ou também 1 ano de uso (no máximo). Mas isso nem sempre representa a realidade. Afinal, esse é um filtro cujo papel é reter poeira, impurezas e poluentes.
Os sintomas de um filtro de ar sujo são a perda de potência, obstrução e restrição do fluxo de ar necessário para a combustão eficiente do combustível, dificuldade em dar partida e odor estranho. Negligenciar a manutenção deixará o motor sobrecarregado e isso aumenta o esforço do veículo.
A primeira coisa é olhar o manual do seu veículo. Em geral, o filtro deve ser trocado a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Mas é importante que você olhe periodicamente, às vezes é necessário trocar antes.
As montadoras costumam sugerir a reposição do filtro de ar nos períodos de revisão dos carros. Mas não custa nada conferir no manual do proprietário também. Em geral, essa substituição ocorre a cada 10 mil quilômetros.
Para que serve o filtro de ar do motor? A principal função do sistema é filtrar o ar que entra no motor, removendo impurezas e partículas como poeira, sujeira, insetos e outros detritos que podem estar presentes no ambiente.
Em geral, o recomendado é que essa troca seja feita a cada 10 mil quilômetros rodados. Assim, você garante que o motor do carro e o tanque de combustível funcionem corretamente, livres de impurezas. No entanto, há casos onde a troca pode ser feita antes da marca de 10 mil quilômetros.
Sem o filtro de ar antes do motor, todas as partículas de poeiras e outros detritos penetrarão na câmara de combustão, trazendo sérios problemas ao motor do veículo.
Perda de potência: Em geral, um dos principais sintomas de um filtro de ar sujo é a perda de potência do motor. ...
Aumento do consumo de combustível: O filtro sujo também pode aumentar o consumo de combustível, já que o motor precisa trabalhar mais para compensar a falta de ar.
Filtro contra gases ou combinados, novos podem ser armazenados na embalagem original de fabricação até 3 anos após sua fabricação. Após o vencimento desse prazo os filtros não devem ser usados. Filtros contra aerodispersóides podem ser armazenados por tempo praticamente ilimitado.
O sintoma mais conhecido é o aumento no consumo de combustível, isso acontece porque o acúmulo de sujeira no filtro acaba permitindo a passagem de impurezas para o motor, fazendo com que seus componentes se desgastem mais rápido.
Como saber se o filtro do óleo está danificado? Ruido no motor, diminuição da potência ou sobreaquecimento podem ser indícios de um filtro danificado. Se o filtro estiver obstruído, o lubrificante poderia perder lubricidade e causar fricção.
O filtro do combustível, costuma ficar localizado entre o tanque e o motor, porém sua localização pode variar dependendo do modelo do veículo e se ele é novo ou mais antigo. Confira onde você pode encontrá-lo: Na linha de combustível: entre o tanque de combustível e o motor.
Quais são os danos causados ao motor quando é retirado o filtro de ar?
Sem um filtro do ar eficiente, partículas de sujeira, poeira e detritos podem entrar no sistema de admissão do motor. Essas partículas podem causar danos significativos às peças internas do motor, como pistões, cilindros, válvulas e anéis de vedação, resultando no seu desgaste prematuro e até mesmo em falha.
Geralmente, sua troca é recomendada a cada 10 mil quilômetros rodados, mas há sempre alterações nesse número, que devem ser consultadas em cada manual de carro. Caso isso não seja feito, pode ser que aconteça um aumento no gasto com o combustível.
Um filtro de ar sujo ou com prazo de substituição vencido, ao recomendado no manual do carro, pode reduzir o fluxo de ar, diminuindo a eficiência do motor e aumentando o consumo de combustível.
Estima-se entre no motor ligado sugue cerca de 3.500 litros de ar por minuto. Sem o Filtro de Ar antes do motor, todas as partículas de poeiras e outros detritos penetrarão na câmara de combustão, trazendo sérios problemas ao motor do veículo.
A troca de óleo do carro deve ser realizada a cada 5 ou 10 mil quilômetros rodados, dependendo do modelo ou a cada seis meses, para os veículos que não atingirem essa marca. O período manutenção do filtro de óleo é a cada 10 mil quilômetros, podendo variar em alguns modelos de veículo chegando a 15 mil quilômetros.
“Em geral, a vida útil dos filtros de combustível é de 10.000 Km, no entanto, esse período poderá ser menor, dependendo do nível de impurezas contidas no combustível utilizado e das condições do tanque do veículo”, explica Marcio Barbosa, gerente de Produto da Ipiranga.
Os filtros em um carro são classificados em três categorias principais: filtros de ar, de óleo e de combustível. Cada um desses tipos desempenha uma função vital no sistema do veículo.
Ao reconhecer sintomas comuns, como diminuição do desempenho do motor, marcha lenta irregular e redução na eficiência do combustível, os motoristas podem tomar medidas para resolver possíveis problemas de entrega de combustível prontamente.