Um pecado mortal, sete anos de Purgatório. Por cada pecado mortal perdoado, uma alma precisaria passar, em média, por sete anos no Purgatório. Conheça esta e outras revelações recebidas por duas místicas da Igreja Católica.
Para que o pecado seja mortal tem de ser cometido com plena consciência e total consentimento. Pressupõe o conhecimento do carácter pecaminoso do acto, da sua oposição à Lei de Deus. E implica também um consentimento suficientemente deliberado para ser uma opção pessoal.
Qualquer pecado, por mais grave que seja, pode ser perdoado por Deus, desde que haja sincero arrependimento, como ensinam a Bíblia e a Doutrina da Santa Igreja (cf. também Catecismo da Igreja Católica, Artigo 8).
Novela teve 176 episódios na versão original, contra 34 da reprise, que termina nesta sexta (16) A Record finalmente se livra de Pecado Mortal com a exibição do desfecho da história nesta sexta-feira (16).
Existe perdão para o pecado mortal? Pelo Sacramentos da reconciliação (confissão) todos os que se encontram em pecado mortal podem receber o perdão de Deus e recomeçar, aquele que caminha buscando o Céu, precisa trilhar um caminho de santidade, fugir do pecado, buscar recomeçar sempre!
A doutrina da Igreja afirma a existência do Inferno e a sua eternidade. As almas dos que morrem em estado de pecado mortal descem imediatamente, após a morte, aos infernos, onde sofrem as penas do Inferno, «o fogo eterno» ( 632 ).
No Novo Testamento, Paulo relaciona dezessete pecados mortais: “Adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias.” Há os pecados contra a fé (incredulidade de Deus e heresia), contra a ...
Seja franco e honesto com Deus em suas orações e admita que cometeu erros. Depois de confessar seus pecados, peça ajuda. “Desta maneira sabereis se um homem se arrepende de seus pecados — eis que ele os confessará e abandonará” (D&C 58:43). Se possível, você deve reparar os danos causados por suas ações.
O pecado mortal é o tipo de pecado que destrói a caridade no coração da pessoa por uma infração grave à Lei de Deus. Desvia o ser humano de Deus. De acordo com o Catecismo da Igreja, o pecado mortal ataca em nós o princípio vital que é a caridade.
A alma em pecado mortal, por outro lado, vive na completa escuridão. É o que explica Padre Paulo Ricardo nesta segunda pregação de nosso retiro, a partir da visão que teve Santa Teresa das pessoas em pecado grave e dos tormentos do inferno.
O que acontece se na confissão esquecemos de algum pecado mortal?
Esqueci de confessar um pecado, mas me lembrei dele depois. E agora? (2min31s) — Resposta: Os pecados mortais não declarados em confissão por esquecimento inculpável, isto é, após diligente exame de consciência, são real mas indiretamente perdoados.
Pleno consentimento: Isso significa que devemos escolher livremente cometer um pecado grave para que seja um pecado mortal. Se houver algum impedimento significativo a nossa vontade, então é possível que o pecado não seja mortal, mas apenas venial (os pecados veniais são pecados menos graves).
Acuse (diga) seus pecados com clareza, primeiro os mais graves, depois os mais leves. Fale resumidamente, mas sem omitir o necessário. Devemos confessar os nossos pecados e não os dos outros.
Lava-me completamente da minha iniquidade, no sangue do Teu Filho Jesus, e restitui-me a alegria da Tua salvação. Cria em mim, ó Senhor meu Deus, um coração puro, e renova dentro de mim um espírito inabalável. Permita-me ficar na Tua presença, pois do contrário eu não suportarei mais a vida.
As almas dos que morrem em estado de pecado mortal descem imediatamente após a morte aos infernos, onde sofrem as penas do Inferno, “o fogo eterno”. A pena principal do Inferno consiste na separação eterna de Deus, o Único em quem o homem pode ter a vida e a felicidade para as quais foi criado e às quais aspira.
É tradicional a interpretação de que as passagens de Mc 3,28-29, Mt 12,31-32 e Lc 12,10 retratam a “blasfêmia contra o Espírito santo” como o pecado impossível de perdoar: o “pecado imperdoável”.
A resposta mais breve é: porque esse é o primeiro mandamento da Igreja. Há os Dez Mandamentos da Lei de Deus e os Cinco Mandamentos da Igreja. Uns e outros nos obrigam sob grave pena de pecado. Noutras palavras, peca mortalmente quem não obedece a qualquer dos Mandamentos de Deus ou da Igreja.