Vida útil: precisa trocar? Segundo a Bosch, o sensor de temperatura é projetado para acompanhar a vida útil do motor. A Nakata, do mesmo modo, classifica a validade do componente como indeterminada. Assim, ele pode durar tanto quanto o carro por um todo: não é necessário trocá-lo periodicamente.
O sensor de temperatura deve ser checado a cada 30 mil quilômetros. Esse é um período base, que pode variar de acordo com o modelo de cada carro. Leia o manual do veículo ou consulte uma autorizada para saber qual é o período ideal para fazer a manutenção do sensor de temperatura.
Mas… Quando devo trocar o sensor de temperatura? Em geral, o sensor de temperatura do carro deve ser checado depois de 30 mil quilômetros rodados. Esse valor é o período base indicado pelos fabricantes, mas pode ser diferente para cada tipo de veículo.
Um sensor do líquido de arrefecimento com defeito pode ser detectado de maneiras diferentes através da detecção de erros do módulo de comando e da consequente estratégia de operação de emergência. Os sintomas de erros mais frequentes são: Aumento da rotação de marcha lenta. Elevado consumo de combustível.
Se perceber que o motor sobreaquece, o sensor de temperatura pode estar avariado. Por vezes, o interruptor de temperatura pode falhar de forma que comece a transmitir sinais quentes permanentemente. Isso faz com que o computador contrabalancei erroneamente o sinal, fazendo com que o motor falhe ou sobreaqueça.
Sensor de temperatura do sistema de arrefecimento I Mecânica Fácil
O que faz queimar sensor de temperatura?
Se a válvula não se abrir, o líquido quente não é liberado para o radiador, ficando restrito aos canais internos do motor. Isso aumenta as possibilidades de superaquecimento, que pode danificar o sensor de temperatura.
O que acontece se o sensor de temperatura estiver estragado?
O sensor de temperatura também desempenha um papel na operação do sistema de ar condicionado do veículo. Se o sensor estiver com defeito, o sistema de ar condicionado pode não funcionar corretamente, resultando em desconforto durante a condução.
A localização do sensor de temperatura varia de acordo com o modelo do carro. Geralmente, tal peça é posicionada no bloco do motor, em contato com o duto de fluxo de fluido do sistema de refrigeração. Porém, pode estar instalado no cabeçote, também em uma das galerias de passagem de líquido de arrefecimento.
Sensores de temperatura são dispositivos de medições que detectam a temperatura a partir de uma característica física correspondente dos equipamentos, como, por exemplo, uma resistência elétrica, um campo eletromagnético ou radiação térmica, sendo que a maneira que esses sensores de temperatura funcionam, dependem da ...
Escove suavemente a poeira ou use uma lata de ar comprimido; se necessário, use um cotonete seco para remover a poeira. Se ainda restarem adesivos ou outros contaminantes, use um cotonete umedecido em álcool para quebrá-los.
Sim, o ponteiro da temperatura ir além dos 90 graus e depois voltar é normal, desde que ele não atinja a faixa vermelha do mostrador, que indica um perigoso excesso de temperatura.
Qual é a temperatura ideal para ligar a ventoinha?
Quando a ventoinha deve ligar? A ventoinha do radiador deve ligar quando a temperatura do motor atinge um nível que requer resfriamento adicional. Isso geralmente ocorre quando a temperatura do líquido de arrefecimento atinge cerca de 95-100°C.
Vale reforçar ainda que o sensor de temperatura do carro deve funcionar sempre que o veículo apresentar superaquecimento. E sempre que a luz acender, o motorista deve parar o carro e desligar o motor.
Durante o tráfego intenso ou mesmo após desligar o carro, a ventoinha continua funcionando por até 10 minutos, garantindo que o calor excessivo seja dissipado. Quando a ventoinha não desliga automaticamente, uma intervenção rápida é essencial, pois isso pode levar a danos sérios ao veículo.
Nos motores mais antigos pode ficar entre 80°C e 90°C, nos motores mais modernos pode variar entre 90°C e 100°C Se a temperatura do motor ultrapassar essa faixa, o ponteiro indicador vai chegar próximo da faixa vermelha e a luz de indicação de superaquecimento acenderá para alertar o motorista de que algo está errado.
Porém, na maioria dos casos, a dica é verificá-lo a cada 30 mil km ou quando notar mudança de comportamento na temperatura indicada no painel. Após esse período, o sensor pode começar a apresentar alterações nas medições, o que certamente prejudicará o funcionamento do sistema de arrefecimento e do motor.
Onde fica a válvula Termostatica e sensor de temperatura?
A válvula termostática desse veículo fica localizada logo abaixo da bobina de ignição, código da válvula MTE VT 601.80 (Cuidado: Ponto 80, pois como o veículo é flex a válvula termostática tem a especificação de trabalho de 80°, no caso dos veículos mais antigos modelo a gasolina trabalham com a válvula de 87°).
Luz do painel acesa no marcador de temperatura; Barulho alto de ventoinha com muita frequência ou por muito tempo; Ar do ar-condicionado quente (quando estiver programado para refrigerar); Vazamento de água com tom de azul ou vermelho no chão.
🤔 Sua função é analisar a temperatura do motor e do fluído em circulação durante o seu funcionamento e enviar essa informação para o módulo de controle eletrônico do veículo.
Radiador. Este é um dos mais importantes – e conhecidos – itens do sistema de arrefecimento. Seu papel consiste em realizar a troca de calor entre a água quente vinda do motor e o ar mais frio do ambiente. O radiador conta com aletas de alumínio que permitem a entrada de ar frio.
É normal a temperatura do carro baixar na estrada?
Portanto, temperatura do motor que cai quando o carro trafega por uma longa descida é sinal de que a válvula termostática não está funcionando ou não está onde deveria.