Comumente a durabilidade de um alternador é de 200.000 km, porém existe a possibilidade do componente apresentar falha antes desse ponto. Em caso de falha, nem sempre será necessário a troca completa do componente, porém vale ressaltar que sua revisão é essencial, principalmente para evitar qualquer falha.
Especialistas normalmente recomendam substituir o alternador quando o veículo atinge aproximadamente 200 mil quilômetros rodados. No entanto, em alguns casos, é possível reparar e restaurar um alternador defeituoso, desde que os danos não tenham comprometido sua carcaça.
É sempre recomendável trocar o alternador quando o carro atingir a marca de 200.000 quilômetros rodados, mas é possível recuperar e restaurar um alternador com defeito, desde que os danos não comprometam sua carcaça.
Se o seu carro está apresentando dificuldade em dar partida ou se os equipamentos elétricos, como faróis e rádio, estão funcionando mal, o problema pode estar na bateria. Verifique também sinais visuais como inchaço, zinabre nos terminais ou vazamentos.
Contaminação por água, óleo, pó ou outros resíduos, podem vir a danificar os componentes internos do alternador. Outra causa de defeito no alternador normalmente acontece devido ao ajuste inadequado da correia, podendo ela estar muito esticada ou frouxa.
A correia tem a função de colocar o alternador em atividade, sendo feita, na maioria das vezes, de borracha, que pode se ressecar com o tempo. Se ela não for trocada regularmente, corre o risco arrebentar e a bateria, assim, não recebe a recarga.
Os mais comuns são defeitos na placa de tensão e no rotor. Há quem diga que podem ser consertados, mas se não for um caso de extrema urgência, como seguir uma viagem já em curso, por exemplo, o melhor a fazer é trocar todo o alternador.
O custo médio do alternador do carro para reposição varia de acordo com o modelo e o fabricante da peça, girando em torno de R$600 a R$2 mil, considerando o valor da peça toda. Em alguns casos, é possível trocar apenas um ou mais componentes internos para baratear o custo.
Quanto tempo a bateria dura com o carro fora de uso? Com o alternador impossibilitado de fazer seu trabalho, é normal que a bateria descarregue. Uma bateria de carro normalmente dura cerca de quatro semanas, mas varia de acordo com o veículo e a idade da bateria.
Comumente a durabilidade de um alternador é de 200.000 km, porém existe a possibilidade do componente apresentar falha antes desse ponto. Em caso de falha, nem sempre será necessário a troca completa do componente, porém vale ressaltar que sua revisão é essencial, principalmente para evitar qualquer falha.
Sem o alternador, não seria possível manter a bateria do automóvel na sua máxima capacidade de carga e o veículo só iria continuar a funcionar normalmente até esgotar toda a energia acumulada. Sendo assim, se tiver o alternador avariado, é recomendável não utilizar o carro nessas situações.
Existem alguns sinais que indicam a necessidade de revisão do alternador. Um dos principais é a luz de bateria acesa no painel do veículo. Isso pode indicar que o alternador não está gerando energia suficiente para recarregar a bateria.
Quanto tempo um alternador de carro leva para carregar uma bateria?
Entretanto, quando o equipamento é eficiente e está com um bom desempenho, demora, em média, de 30 minutos a uma hora para recarregar a bateria automotiva. É válido ressaltar que se ela estiver totalmente descarregada, pode levar muito mais tempo para recarregar.
Contaminação por água, óleo, pó ou outros resíduos, podem vir a danificar os componentes internos do alternador. Outra causa de defeito no alternador normalmente acontece devido ao ajuste inadequado da correia, podendo ela estar muito esticada ou frouxa.
Se você ouvir ruídos estranhos vindo do motor, como chiados, rangidos ou zumbidos, pode ser um sinal de que há algum problema no alternador ou na correia do alternador. Esses ruídos podem indicar que há algum componente solto, desalinhado ou danificado no alternador ou na correia.
Alguns dos problemas mais comuns são: O carro não conseguir dar partida, bateria descarregada, chiado intenso na correia da serpentina, a luz da bateria ligada e etc. Outro defeito comum é no próprio regulador. Com um multímetro e o motor ligado, mede-se a carga do alternador na bateria.
Quais os principais sinais de falha no alternador? Os sinais incluem luzes de advertência no painel, iluminação veicular fraca, dificuldade em ligar o carro, perda de potência, problemas nos acessórios elétricos, cheiro de queimado e ruídos estranhos.
Em média, a substituição de um alternador leva entre uma e duas horas, mas isso pode variar dependendo da complexidade do reparo. Para garantir uma solução rápida, agende uma consulta com um mecânico de confiança, comunique claramente sobre seus sintomas, use peças de qualidade e faça manutenção regular.
O que acontece quando as escovas do alternador estão gastas?
A escova do alternador desempenha um papel crucial no sistema de carga do veículo. Sem ela, não seria possível gerar energia elétrica para a bateria e demais componentes do automóvel, o que resultaria em uma descarga rápida da bateria e a impossibilidade de utilização de diversos sistemas elétricos do veículo.
Isto pode dever-se pela correia ter partido ou porque o alternador não está a gerar energia suficiente. Os ruídos podem não ser fáceis de distinguir de outras falhas no motor, no entanto deve ficar atento se este coincide com as rotações do motor.