Porque quando se fala sobre tempo, refere-se à permanência do aluno na escola, a uma carga horária estendida, geralmente oferecida em dois turnos, com atividades distintas. Segundo a BNCC, para aplicação da educação em tempo integral, o aluno fica entre 7h e 9h por dia na escola.
Enquanto no ensino regular os estudantes assistem a cinco aulas diárias, totalizando 25 horas semanais (ensino fundamental) e seis aulas diárias totalizando 30 horas semanais (ensino médio), no ensino integral são nove horas diárias e 45 horas semanais.
Ensino médio em tempo integral – O ensino em tempo integral do país tem carga horária mínima de 35 horas semanais — do ensino médio regular e não integral é de 20.
Para ter ensino integral no Ensino Fundamental, os estudantes precisam ter 7 horas de aulas por dia, em vez das 4 horas mínimas. No Novo Ensino Médio, a carga horária mínima diária é de 5 horas, com mais 2 horas de atividades escolares por dia letivo.
Em alguns lugares, um período integral pode ser de 35 a 37,5 horas semanais, enquanto outros podem estender-se até 44 horas ou mais. O período integral é medido através do registro de horas trabalhadas, que pode ser feito manualmente ou por meio de sistemas eletrônicos de ponto.
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), iniciará o período de adesão ao ciclo 2024-2025 do Programa Escola em Tempo Integral (ETI) no dia 12 de agosto.
O que é educação integral e como funciona? A educação em tempo integral nas escolas é um modelo que amplia o período de permanência dos alunos na escola, oferecendo auxílio pedagógico específico e uma variedade de atividades extracurriculares, além das aulas tradicionais.
Sou obrigada a deixar meu filho em tempo integral na escola?
Direito à educação infantil em meio período
De acordo com a promotora, a legislação prevê que o aluno tem direito a educação infantil em meio período. Já as mães que trabalham, tem direito de deixar os filhos em período integral.
O tempo integral, por sua vez, é definido por um período letivo de, no mínimo, 7 horas por dia nos 5 dias da semana, como determina o Conselho Nacional de Educação (CNE). A jornada ampliada pode acontecer, ou não, a partir da concepção de Educação Integral.
As escolas que contarão com o novo modelo de Ensino Integral atendem crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e irão oferecer uma jornada diária de até 8 horas e 40 minutos.
2/2009, a “hora-aula, pode ser de 40, 50, 60 ou 90 minutos. Isto não faz a menor diferença, desde que não comprometa a carga horária final do curso, quanto aos mínimos exigidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e demais normas legais”.
O Ensino Médio brasileiro passará por mudanças significativas a partir de 2025, inicialmente para os estudantes do primeiro ano. Em 2026, as alterações serão aplicadas ao segundo ano, e, em 2027, o Ensino Médio será alterado de maneira definitiva para todos os anos.
A faculdade integral é a modalidade de curso superior em que o(a) estudante frequenta aulas em dois períodos, totalizando cerca de oito horas de aulas diariamente, ou na maior parte da semana, incluindo sábados.
Artigo 3º – Na fase de planejamento de criação e conversão de escolas, conforme os incisos I e II do artigo 1° da presente portaria, a Diretoria de Ensino e Unidade Escolar deverão considerar as seguintes diretrizes: I – Ampliação da oferta na jornada integral de 09 horas diárias.
É verdade que todas as escolas vão virar integral?
Com nova lei, Estado prevê levar ensino integral para 400 escolas ainda em 2024. Hoje são 253 escolas da rede estadual com esse modelo. Em 2024 o número de alunos em modelo integral vai passar dos 55 mil para 85 mil.
Tempo integral é um regime de trabalho onde o funcionário trabalha 8 horas por dia, totalizando 44 horas semanais. Esse tipo de horário é comum em empresas que precisam de um comprometimento maior do funcionário e que exigem uma dedicação exclusiva.
Os cursos de modalidade integral são aqueles em que o aluno tem aulas em mais de um turno. Devido à carga horária maior, esses encontros podem ocorrer pela manhã e tarde, e algumas vezes também à noite. Portanto, esse é o formato de ensino que os estudantes estão na faculdade o dia inteiro.
No Brasil, a legislação trabalhista estabelece que a jornada de trabalho integral é de 8 horas diárias, totalizando 44 horas semanais. Essa carga horária pode ser distribuída ao longo de 5 ou 6 dias da semana, dependendo do acordo entre empregador e empregado.
Carga horária: As escolas terão carga horária igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais. Hoje, é de cerca de 4 horas diárias. Número de matrículas: A meta é ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral ainda em 2023. Até 2026, o objetivo é chegar a 3,2 milhões de matrículas nesse formato.
A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos. Levando em conta esse dado (que ainda pode variar em função da distribuição das horas em cada jornada), o aluno que faltar a mais de 50 dias de aula não pode ser promovido para o próximo ano escolar.