Qual é o prazo de validade de uma FISPQ?
O prazo para garantir a total conformidade com relação a NBR 14725 será de 24 meses após a publicação da nova versão do documento. Ou seja, até dois anos após o dia 03 de julho de 2023. Mesmo com um prazo considerável, recomenda-se que as empresas iniciem os ajustes logo após a publicação evitar riscos.Quando a FISPQ deve ser atualizada?
No dia 3 de julho de 2023, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a tão esperada atualização da Norma NBR 14725, substituindo a antiga FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) pela FDS (Ficha de Dados de Segurança).O que muda de FISPQ para FDS?
O objetivo da mudança da sigla FISPQ para FDS é equipará-la a outras nomenclaturas internacionais como, por exemplo, Safety Data Sheet (SDS) e Fiche de Données de Sécurité (FDS).É obrigatório ter FISPQ?
Então, a Ficha de Informação de Segurança dos Produtos Químicos (FISPQ) é de uso obrigatório nas embalagens de produtos químicos, como: tintas, solventes, detergentes, desinfetantes, água sanitária, entre outros.FISPQ Mudanças: tudo o que você precisa saber em 03 minutos
Quem deve emitir a FISPQ?
A responsabilidade pela elaboração de FISPQ, FDSR e Ficha de Emergência é da empresa fornecedora do produto ou a geradora do resíduo químico. E deve ser elaborada por um profissional que possua conhecimentos técnicos específicos do produto e do resíduo químico perigoso.Qual a validade da FDS?
Sobre o prazo, as empresas terão o período de 24 meses, a partir da publicação, para se adequarem.Qual documento substitui a FISPQ?
A sigla FDS significa Ficha de Dados de Segurança. É um documento normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) conforme NBR 14725 2023, em substituição à antiga FISPQ (NBR 14725-4).Como chama FISPQ agora?
A, até hoje conhecida como FISPQ – Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos passará a ser chamada de FDS – Ficha com Dados de Segurança, sigla que será harmonizada com o nome do documento em outros idiomas – SDS – Safety data Sheet, HDS – Hoja de Datos de Seguridad, FDS – Fiche de Données de Sécurité, etc ...O que vai substituir a FISPQ?
Desde 2023, a FISPQ passou a ser substituída pela FDS (Ficha de Dados de Segurança).Qual o nome que substituiu a FISPQ?
No último dia 3 de julho, foi publicada a 7ª atualização da ABNT NBR 14.725:2023 — Produtos Químicos, que, dentre as alterações introduzidas, substituiu a A Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico (FISPQ) pela FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA (FDS).Quem deve fazer a FISPQ?
A FISPQ deve ser assinada pelo responsável técnico do produto? O manual do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), (conhecido como Purple Book), não prevê a assinatura de um responsável pelas informações. Portanto, a norma brasileira também não traz tal previsão.Quando atualizar uma FISPQ?
Prazos para atualização das FISPQsApós a data de publicação da nova norma as empresas têm um prazo de 24 meses para atualização dos documentos. Ou seja, a ABNT NBR 14725:2023 passará a ser obrigatória a partir do dia 04 de Julho de 2025.
Qual a diferença entre FISPQ e FDS?
Basicamente, a FISPQ é um documento obrigatório para o manuseio e armazenamento de produtos químicos, enquanto a FDSR é um documento obrigatório para o manuseio e armazenamento de resíduos perigosos. Já a FE, ou Ficha de Emergência, é um documento recomendado para o transporte de produtos e/ou resíduos perigosos.O que mudou na nova FISPQ?
Nova FISPQ - Ficha com Dados de SegurançaAinda serão obrigatórias as 16 seções, na mesma ordem e com os mesmos nomes para os títulos. As frases de perigo (Frases H) e frases de precaução (Frases P) sofreram algumas alterações: novas frases foram incluídas e algumas das frases existentes, tiveram o texto modificado.