O custo-benefício acaba sendo vantajoso, porque o couro natural pode durar até mais de 100 anos dependendo do cuidado do usuário, enquanto o couro sintético dura, em média, de três meses a seis anos.
Uma boa dica para conservar peças de couro legítimo ou sintético é guardá-las de forma correta. O principal: deixe-as sempre penduradas, nunca dobre essas roupas. Com o tempo, as dobras vão ficar aparentes, difíceis de tirar ou, no caso dos tecidos sintéticos, um lado pode até grudar no outro, danificando a peça.
Evite produtos químicos agressivos: Evite o contato com produtos químicos abrasivos, como acetona ou solventes, que podem danificar o couro sintético. Use com cuidado: Evite arranhar ou raspar o couro sintético contra superfícies ásperas.
duram menos: a sua vida útil é significativamente menor, quando comparada à do couro legítimo. Com o tempo, o material também pode apresentar rachaduras e descamações, especialmente quando exposto ao sol; não se decompõem facilmente: o couro sintético pode levar mais de 100 anos para se decompor na natureza.
Evite usar produtos de limpeza ásperos ou abrasivos, pois eles podem danificar o material. Evite a exposição ao sol: O couro sintético pode desbotar e perder sua cor com a exposição prolongada ao sol. Portanto, é recomendável evitar a exposição direta ao sol e armazenar o material em locais frescos e secos.
Quando o assunto é como lavar couro sintético, a regra é clara: nada de jogar na máquina ou de limpezas agressivas. Como é basicamente uma película, o material fica muito vulnerável a arranhões, descascamentos e quebras. Além disso, assim como o couro legítimo, a composição não pode ser higienizada na imersão em água.
Para prolongar a vida útil de qualquer peça, feita em couro sintético ou ecológico, é preciso hidratar. Existem cremes especiais para tecidos, mas você também pode usar óleos ou cremes comuns, mas dê preferência aos que contém ureia.
Não, ela não precisa beber 3 litros de água por dia. Essa hidratação é bem mais simples que isso. Para prolongar a vida útil de qualquer peça feita em couro sintético ou ecológico você pode usar produtos baratinhos, que provavelmente tem aí na sua casa.
O couro sintético também fica super bem em looks mais diurnos e com uma pegada mais streetwear. A dica para usar peças em couro durante o dia é criar produções de forma bem despretensiosa e apostando no hi-low.
Dicas para a boa conservação da sua peça de couro sintético: Evite lavar o material com água e evite muita exposição ao sol também. Opte sempre por limpar usando um pano limpo e umedecido, ou um pano com detergente neutro, ou até mesmo a limpeza com um pano seco.
O corino é um tecido que imita as características do couro, porém não é de origem animal. A base é de tecido 100% algodão, composto de 70% de PVC, 25% de poliéster e 5% de poliuretano.
As matérias primas em corino utilizadas na Coleção da Drops de Menta possuem excelente qualidade e durabilidade - de até 5 anos! - mas não dispensam cuidados especiais! Separamos dicas para você cuidar das suas peças de corino e mantê-las sempre com boa aparência e vestibilidade.
Quando comparamos o couro natural x couro sintético, a durabilidade é colocada em prova, já que o natural pode durar mais de 50 anos, e o sintético tem uma vida útil curta, de 2 até 10 anos, dependendo da procedência.
Como foi possível perceber, o couro legítimo e 100% natural tende a ser mais pesado e duro que as outras opções. Isso, por sua vez, o torna mais resistente e promove qualidade ao tecido. A camurça tende a ser a opção mais suave ao toque e versátil.
Por que material sintético descasca? Para ficar parecido com couro de verdade, na fabricação do material sintético são usados produtos químicos que formam uma espécie de película na peça. O problema é que, com o passar do tempo, ela vai desgastando e o material ressecando.
Apesar do couro sintético apresentar boa elasticidade diferente do couro natural é importante manter a hidratação do material. Para isso, escolha um produto disponível no mercado ou use um pano macio e limpo com um óleo vegetal, como por exemplo, azeite de oliva.
Para melhor conservação pode-se limpar o produto pela parte exterior (laminada) com um pano úmido ou lenço umedecido. - Arejar o produto é necessário. Vire pelo lado avesso e sempre deixe arejar em um cabide, sem dobrar a peça.
Assim como os artigos produzidos com couro, os feitos de material sintético devem ser limpos regularmente. Em suma, a forma correta de fazer a limpeza é com um pano macio levemente umedecido. Além disso, detergentes neutros também podem ser aplicados para remover manchas difíceis, mas nunca diretamente sobre a peça.
Neste caso, usar a vaselina líquida é ótimo e mantém a peça revigorada. Pois, além de hidratar vai deixá-la com um bom brilho. Agora, na falta destes produtos, também pode usar um creme corporal ou creme de cabelo na bolsa de couro sintética.
Muita gente ainda pensa que os tecidos que imitam o couro - ou o próprio couro, se você ainda preferir usar o material - não pode ser usado no verão. Mas com as peças certas, é totalmente possível montar um look ideal para os dias quentes sem passar calor.
A hidratação vai evitar que o couro descasque e o manterá com aspecto de novo por mais tempo. Você pode utilizar um hidratante comum para pele, sem cheiro, ou um hidratante específico para o couro, se não se importar em pagar um pouco mais por isso.
Evite produtos abrasivos: Nunca use produtos de limpeza abrasivos ou álcool, pois podem danificar o couro sintético. Secagem adequada: Após a limpeza, seque o couro sintético com um pano limpo e seco.