Para a realização do exame, o paciente permanece sentado ou de pé enquanto o aparelho faz movimentos de giro em torno de sua cabeça. Geralmente, a duração do exame é cerca de 60 segundos e o nível de radiação é muito menor que nas radiografias e tomografias convencionais.
O tempo de duração depende da área a ser analisada e se é necessário o uso do contraste. Geralmente, o tempo médio é de 10 a 30 minutos. O resultado do exame, muitas vezes, pode ser gerado no mesmo dia ou alguns dias depois.
O uso do aparelho ortodôntico não contra-indica a realização do exame de Tomografia, embora possa prejudicar a qualidade das imagens devido aos artefatos metálicos.
O principal objetivo de uma tomografia computadorizada odontológica é permitir a visualização em detalhes da região em que se realiza o exame. Indica-se esse exame, sobretudo, para a identificação de processos patológicos, como cistos e tumores.
Quais são os nomes dos tipos de tomografia odontológica?
Quais são os tipos de tomografia odontológica? Atualmente existem dois tipos principais de tomografia odontológica: a tradicional e a do feixe cônico. Geralmente, os dentistas preferem solicitar a tomografia do feixe cônico, tendo em vista que elas podem ser salvas no formato DICOM.
Em odontologia, é usada a tomografia computadorizada de feixe cônico (em cone bean, ou volumétrica). Na implantodontia ela pode auxiliar a conduta do cirurgião-dentista implantodontista.
Tomografia de mandíbula: o que é, para que serve e como é feita. A tomografia da mandíbula oferece um suporte importante para dentistas e médicos. Afinal, o exame fornece imagens nítidas dos dentes e articulação temporomandibular (ATM), permitindo a identificação de lesões e desgastes que sinalizam patologias.
Alguns exames de imagem, como a ressonância magnética e a tomografia, exigem que os pacientes fiquem imóveis dentro de um equipamento estreito, no formato de um tubo. Isso pode causar desconforto e até mesmo pânico em pessoas claustrofóbicas.
Para a realização de uma tomografia é necessário que o paciente troque suas roupas por uma vestimenta de algodão fornecida pela clínica ou hospital. Além disso, é necessário realizar a remoção de objetos de metal, como sutiã, piercings, brincos, jóias e outros itens semelhantes.
Apesar de parecer um procedimento simples, a extração do dente siso requer planejamento e alguns cuidados por parte do cirurgião dentista ou bucomaxilofacial. Um dos recursos importantes para o diagnóstico correto é o uso da Tomografia Computadorizada Cone Beam.
Quanto tempo demora para o resultado de uma tomografia?
O resultado do exame de tomografia é formado pelo laudo, redigido por um especialista, e as imagens obtidas durante o procedimento. De modo geral, costuma ser entregue em até 4 dias úteis após o exame.
Quanto tempo demora uma tomografia do dente? A tomografia odontológica é um exame rápido e que não exige nenhum preparo prévio. Todo o processo, desde a chegada do paciente à clínica até sua liberação, não deve passar de 30 minutos.
O custo de uma Tomografia Dentária pode variar significativamente em diferentes regiões e clínicas radiológicas. De tal forma que, em média, o preço desse exame chega a variar de R$ 230 a R$ 800, dependendo dos fatores mencionados anteriormente.
A tomografia dentária é um exame cuja realização é feita com um equipamento que se diferencia dos tradicionais. Sendo assim, para a realização desse exame, o paciente senta-se em um sala própria e logo em seguida o aparelho que realizará o exame é ligado.
Qual a diferença entre uma panorâmica e uma tomografia?
👉 Panorâmica: Fornece uma visão geral da boca, incluindo dentes, gengivas e estruturas adjacentes. 👉 Tomografia: Oferece imagens 3D detalhadas, ideal para diagnósticos complexos, planejamento de implantes e cirurgias. A escolha depende das necessidades, é necessário consultar seu dentista para orientação.
A tomografia computadorizada maxilar (TCM) é uma ferramenta crucial para a tomada de decisões clínicas na odontologia. Com suas imagens tridimensionais detalhadas das estruturas maxilofaciais, a TCM proporciona um diagnóstico mais preciso de patologias ósseas, tumores, infecções e anomalias dentárias.
Quais são os dois tipos de tomografia odontológica?
Atualmente, temos dois tipos principais de tomografias, a tomografia computadorizada tradicional e a tomografia computadorizada de feixe cônico, também chamada de cone-beam. Ambos exames utilizam a radiação X e permitem a obtenção de imagens em cortes da região bucomaxilofacial.