O ano terrestre tem 365 dias separados por 24 horas - exceto os anos bissextos, com 366 dias. Um ano em Marte tem 687 dias, o equivalente a quase dois anos na Terra. Já os dias marcianos têm 24 horas e 37 minutos, quase o mesmo número de horas dos dias aqui em nosso planeta.
Marte. O Planeta Vermelho, apesar da sua cor, não é quente: é o mais distante do Sol dos quatro planetas rochosos e o segundo mais próximo da Terra. Um ano em Marte equivale a 687 dias terrestres ou 1,88 anos terrestres. Além disso, sua rotação dura 24,6 horas, semelhante à duração do dia na Terra.
Enquanto na terra ele representa muito menos de 1% de nossa atmosfera, em Marte, o dióxido de carbono é 96% do ar. Enquanto isso, Marte tem quase nenhum oxigênio; o gás que nos mantém vivos é menos de um décimo de um por cento ar.
Embora conseguir sobreviver em Marte seja um grande desafio por si só, é importante lembrar que sobreviver não é o mesmo que prosperar. Embora as tecnologias possam nos permitir sobreviver, a criação de sociedades humanas autossustentáveis e prósperas em Marte continua sendo um objetivo muito, muito distante.
Até hoje, cinco rovers da Nasa já pousaram em Marte, incluindo Sojourner (1997), Spirit (2004), Opportunity (2004), Curiosity (2012) e Perseverance (2020). Outras sondas, como da China e da antiga União Soviética, também conseguiram pousar no planeta.
Não há campo magnético e a atmosfera é extremamente fina, o que torna o planeta pobre em gases, calor e praticamente indefeso contra ventos solares e raios cósmicos que vêm do espaço.
Quando completa 30 anos, uma pessoa viveu quase 11 mil dias na Terra — 10.957 para ser mais exato. Em Marte, onde os dias duram quase o mesmo que aqui, ela viveu 10.637 dias. Contudo, ela só teria 15 anos, já que a translação do planeta vermelho dura quase o dobro da nossa.
Observe, na Tabela 1, que Marte é o planeta com o período de rotação mais semelhante ao da Terra, ou seja, os dias e as noites marcianas são muito parecidos com os terrestres. O planeta Vênus, por outro lado, é o que tem os dias e as noites mais longos quando comparados com a Terra.
Marte já foi um mundo vulcanicamente ativo, apresentando uma miríade de erupções explosivas e efusivas – e a construção de alguns vulcões verdadeiramente enormes, incluindo o famoso Olympus Mons, que é três vezes mais alto que o Everest.
Ainda de acordo com a agência espacial norte-americana, as temperaturas diurnas no planeta vermelho podem chegar a 0°C, comparável a um inverno terrestre. Mas devido à sua atmosfera extremamente fina, Marte não retém o calor do Sol, fazendo com que as à noite os termômetros caiam drasticamente para -129°C.
A Lua parece um deserto com planícies, montanhas e vales. Ela possui muitas crateras, que são buracos criados por objetos do espaço que, estando em alta velocidade, chocam-se contra a superfície da Lua. Não há ar para se respirar na Lua, mas pode haver água para beber.
Quando ele tirasse o capacete, as seguintes coisas aconteceriam: Sua cabeça ficaria exposta às temperaturas do espaço, que são -270 °C. O ar em seus pulmões seria FORÇADO para fora de seu corpo, devido ao vácuo ao redor. Você teria 15 segundos antes que o oxigênio em sua corrente sanguínea acabasse.
Marte pode ser facilmente visto da Terra a olho nu, assim como a sua coloração avermelhada. Sua magnitude aparente atinge -3,0 e é superada apenas por Júpiter, Vênus, Lua e Sol.
Actualmente, a superfície de Marte é hostil à vida tal como a conhecemos. Porém, segundo esta história científica, o planeta poderá em tempos ter alojado uma rica abundância de micróbios.
Um dia em Saturno equivale a aproximadamente 10 horas na Terra. O planeta Urano, que é este planeta que nós estamos vendo aqui, é o sétimo planeta do Sistema Solar. Um dia em Urano equivale a 12 horas e 14 minutos terrestres, ou seja, um dia em Urano equivale a 12 horas e 14 minutos aqui na Terra.