Quanto tempo é necessário estudar para passar na CPA-20?
Além disso, temos uma estimativa do número de dias de estudo necessários para ser aprovado em cada uma das certificações financeiras. No CPA-10 e CPA-20, por exemplo, os alunos podem ser aprovados com 10 dias e 15 dias de estudo, respectivamente. No CEA são necessários 20 dias de estudo e no CFP®, a partir de 30 dias.
O tempo de duração do curso preparatório para a prova do CPA-20 varia muito a depender do estágio que você está em relação ao mundo dos investimentos e do Sistema Financeiro Nacional. Dessa maneira, se você já fez a prova do CPA-10, em cerca de 15 dias, com bastante empenho, já é possível estar pronto para a prova.
A prova da CPA-20 tem um grau de dificuldade que não deve ser subestimado. Leia este artigo para descobrir como passar de primeira! Requisito para muitos cargos da carreira bancária, a CPA-20 é, sem dúvidas, aquele bem-vindo upgrade na vida profissional de muita gente.
COMO SE CERTIFICAR COM A CPA-20? Para se certificar, é necessário aprovação no exame. A prova tem 60 questões, a serem resolvidas em até 2h30. Para ser aprovado, é necessário acertar no mínimo 42 questões.
É isso mesmo! Não é necessário ter curso superior, estar empregado ou ter qualquer outro tipo de diploma ou certificação. Tudo o que você precisa é passar na prova.
O conteúdo que cai na prova da CPA-20, bem como sua porcentagem em relação ao total das questões, é este aqui: Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado (5% a 10%); Compliance Legal, Ética e Análise do Perfil do Investidor (15% a 25%);
Normalmente aqueles que possuem a certificação ANBIMA CPA-20 estão aptos a trabalhar com a venda e gestão de produtos financeiros para aqueles clientes de alta renda ou não.
O inscrito que for reprovado na avaliação final dos cursos de atualização da CPA-10, CPA-20 e CEA poderá repeti-la quantas vezes forem necessárias enquanto o acesso ao curso estiver liberado.
Na CPA-20, no entanto, a situação é inversa. Historicamente, a maior parte dos profissionais (47%) classifica os exames para a certificação como difíceis, enquanto 37% acham que a dificuldade é média. A porcentagem dos que consideram o exame muito difícil também é maior do que na CPA 10, chegando a 12%.
O tempo de validade da certificação começa a contar na data da prova: são cinco anos para os profissionais certificados e três anos para os profissionais aprovados. A validade pode mudar de acordo com a situação do profissional, mas nunca terá mais que cinco anos de validade.
Os alunos que passam pelo curso oferecido pela Faculdade 28A têm mais de 90% de aprovação. Isso se deve à infraestrutura oferecida pela faculdade e pelo excelente corpo de professores. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Faculdade 28 de Agosto pelo WhatsApp (11 99828-3809) ou no telefone 11 3372-1240.
Para se preparar para o CPA-20, revisite provas antigas e entenda o perfil de questões pedidas, assim como o conteúdo cobrado na prova. Esse hábito vai te ajudar a se adaptar ao padrão do exame e, mais acostumado com o formato, fica mais fácil realizar a prova no dia.
Em termos mais práticos, a CEA é mais completa e tem um peso maior no currículo. No dia a dia, com ela, você terá uma atuação mais intensa no que tange o mercado de investimentos, enquanto a CPA-20 tem um viés ligeiramente mais comercial, já que se trata principalmente, como comentei, da venda de produtos financeiros.
Quantas pessoas tem a certificação CPA-20 no Brasil?
Do total de profissionais certificados, pouco mais de 300 mil possuem a CPA-10, enquanto a CPA-20 já conta com cerca de 69 mil pessoas certificadas. As certificações CEA e CGA – que são oferecidas desde 2009, contam, respectivamente, com 1120 e 595 profissionais.