Quanto tempo é permitido por Lei esperar no banco?

A nova Lei visa aprimorar a lei 13.400/2001 que estabelece aos bancos e instituições financeiras o prazo máximo para atendimento em 20 minutos em dias normais e de 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados.
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Tem como processar o banco por demora no atendimento?

Nos casos mais críticos, no qual o cliente se sentiu bastante prejudicado pelo atraso, é possível ingressar com uma ação. A indenização é uma das formas de penalizar os bancos pela sua má prestação de serviço aos consumidores.
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Quanto tempo pode ficar no banco?

1) A "lei dos 15 minutos"

Muitos Municípios possuem a famosa "Lei dos 15 minutos", que limita em 15 minutos o tempo máximo de espera dos clientes na fila para atendimento nos bancos e em 30 minutos nos dias de pico.
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Como denunciar tempo de espera em banco?

Avaliação
  • O local do atendimento ou o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da instituição;
  • A ouvidoria da instituição;
  • O Procon do seu estado.
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Qual é a Lei da fila?

Assim, foi criada a Lei nº 12.008, de 29 de julho de 2009, também conhecida como a "Lei da Fila", que estabelece diretrizes específicas para a organização das filas de atendimento nos estabelecimentos públicos ou privados no Brasil.
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FILA DE BANCO, quanto tempo devo ESPERAR❓

Qual a lei de espera no banco?

A nova Lei visa aprimorar a lei 13.400/2001 que estabelece aos bancos e instituições financeiras o prazo máximo para atendimento em 20 minutos em dias normais e de 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados. Os bancos terão 90 dias para se adaptarem e implementarem o novo processo de senha.
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Quanto tempo pode ficar esperando na fila do banco?

Existe ainda uma norma da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) que define que o tempo de espera nas filas de bancos deve ser de até 20 minutos em dias de movimento normal, e de até 30 minutos nos de pico. De onde vêm as informações do Jusbrasil?
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O que fazer quando o banco demora?

Reclamação contra bancos e outras instituições financeiras
  1. O local do atendimento ou o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da própria instituição;
  2. A ouvidoria da instituição (Consulte os dados de contato);
  3. Os órgãos de defesa do consumidor (Procon do seu estado).
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Como comprovar o tempo de espera na fila do banco?

Segundo a legislação vigente (Lei nº 9.857/12, art. 1º, § 1º), o consumidor tem como comprovar o tempo de espera via bilhete de senha, onde constará impresso mecanicamente com o horário de recebimento da senha.
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Quantos minutos o banco tem para atender o cliente?

A Lei nº 1.337, de 23 de maio de 2011, obriga que agências bancárias em Boa Vista façam o atendimento de clientes em até 20 minutos em dias normais, e 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados e nos dias de pagamento dos servidores públicos municipais, estaduais e federais.
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Qual o tempo máximo para ficar na fila do banco?

As instituições bancárias estabelecidas no Estado de São Paulo estão obrigadas a atender os clientes em até 15 minutos, em dias normais, e em até 30 minutos, em vésperas ou dias seguintes a feriados e em dias de pagamentos a servidores públicos e de tributos.
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Quais os motivos que posso processar um banco?

Casos de transferências indevidas ou acesso não autorizado a contas bancárias são exemplos claros de falhas de segurança que justificam um processo. Além disso, se o banco não cumprir com suas obrigações legais, como a proteção de dados pessoais, isso pode ser motivo para ação legal.
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Como processar a Caixa por tempo de espera?

Sendo assim, caso passe tempo demais esperando atendimento, registre uma reclamação no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) do banco e nos órgãos competentes: Banco Central; Procon; no site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça; ou por meio do canal de reclamação da Febraban.
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Qual o valor de uma indenização por danos morais contra banco?

"Se o consumidor tiver o nome negativado [em cadastros de proteção ao crédito], o Poder Judiciário normalmente condenará o banco ao pagamento de indenização por danos morais", afirma Caroline Dinucci. O valor dessa indenização também tem sido fixado entre R$ 3.000 e R$ 10 mil em São Paulo.
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Qual é o tempo mínimo para o atendimento ao cliente?

1 minuto de espera: Lei do SAC

8.078 /90 ( Código de Defesa do Consumidor ) e…
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Qual a tolerância de espera no banco?

A espera não pode passar de 20 minutos em dias normais; Quando o movimento é excepcional, como vésperas de feriados, dias seguintes a feriados ou datas de pagamento entre o dia 1º e o dia 10, o tempo não deve ultrapassar os 30 minutos.
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Pode processar um banco por demora no atendimento?

O desrespeito ao limite máximo de espera na fila do banco, por tempo superior ao estabelecido na Lei Distrital 2.547/2000, só é capaz de configurar dano moral indenizável se comprovado que a demora foi excessiva, a ponto de superar o mero aborrecimento e violar direitos da personalidade.
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Como processar o banco por danos morais?

Procure um advogado para processar banco

Caso não tenha como contratar um advogado, busque ajuda da defensoria pública o vá ao Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Cível). Lá você não precisará pagar por um advogado para processar banco.
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Quanto tempo por lei pode esperar para ser atendido no banco?

Artigo 2.º Considera-se tempo razoável, para os fins desta lei: I - até 15 (quinze) minutos, em dias normais; II - até 30 (trinta) minutos: a - em véspera ou em dia imediatamente seguinte a feriados; b - em data de vencimento de tributos; c - em data de pagamento de vencimentos a servidores públicos.
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Qual o tempo de espera na fila de banco?

O ministro Cueva explicou que, embora o Código de Defesa do Consumidor (CDC) não tenha disciplinado o tempo de espera em instituições bancárias, vários municípios brasileiros editaram leis nesse sentido, com tempo máximo de espera que costuma variar entre 15 e 40 minutos.
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Quem tem prioridade na fila do banco?

Têm direito ao atendimento preferencial em bancos pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, temporária ou definitiva, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas acompanhadas por criança de colo e os obesos.
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