Ninguém pode realmente afirmar como esta tendência deve se comportar no futuro, mas se as taxas atuais de afundamento da cidade e de elevação do nível do mar se mantiverem, Veneza poderá afundar até 80 milímetros em relação à altura média da água na lagoa nos próximos 20 anos.
Veneza, na Itália, está sofrendo com uma combinação de subsidência — as fundações da cidade afundando lentamente na lama sobre a qual foram construídas — e aumento do nível do mar. Na pior das hipóteses, a cidade pode desaparecer debaixo d'água até o ano 2100.
Construída em um terreno pantanoso, que ainda por cima fica sobre uma placa tectônica que vem se reacomodando ao longo do tempo, a cidade registra um afundamento de cerca de 0,2 centímetros por ano, o que seria pouco não fosse a subida do nível do mar.
Um estudo realizado na Itália apontou que o aumento progressivo do nível do mar está ameaçando a Lagoa de Veneza, pois 80% das suas costas correm o risco de desaparecer até 2050.
Cidade está afundando de 1mm a 2mm por ano desde 2000. Em alguns pontos das áreas alagadas, queda chega a 4mm por ano. As gôndolas que navegam pelos famosos canais de Veneza passam, ano a ano, em um nível cada vez mais alto.
Jacarta, Indonésia: a cidade de Jacarta está afundando 15 cm por ano por causa do excessivo bombeamento de água subterrânea. Esse valor assustador faz com que as projeções digam que até 2050 grande parte da cidade pode não existir mais!
Regiões como a Ilha do Governador, Duque de Caxias e Campos Elísios correm riscos de ficarem submersas. E além da capital, outras cidades também serão atingidas, como Campos dos Goytacazes e Cabo Frio. Pará: estado da Região Norte do país, é um dos locais que será mais afetado pelo avanço do mar, segundo a pesquisa.
Tuvalu é uma nação insular localizada no Pacífico, ou seja, é um país independente composto de uma ilha ou um grupo de ilhas, que pode desaparecer do mapa em decorrência do avanço no nível do mar. O país possui cerca de 11 mil habitantes e é formado por 9 ilhas, totalizando 560 km de extensão.
“Se as temperaturas continuarem a aumentar, os cientistas dizem que as Maldivas ficarão completamente submersas nos próximos 50 anos”, comenta Emilia Fulgido, bióloga marinha e gerente de sustentabilidade dos resorts Anantara Dhigu Resort, Anantara Veli Resort & Naladhu Private Island.
Sem colinas nem montanhas, com uma altura média de apenas dois metros acima do nível do mar, Tuvalu também é conhecido como um dos primeiros países que poderão desaparecer por conta da elevação do nível do mar provocada pelo aquecimento global.
Qual cidade brasileira está abaixo do nível do mar?
Aqui, temos a questão do nível da cidade em relação ao mar, já que o Recife é a cidade mais baixa do Brasil, está no nível do mar. Além disso, a cidade tem uma zona urbana muito próxima da planície estuarina. São Luís, por exemplo, é mais alta, e não deve ter tanto problema”, explicou Marcus Silva.
Com a diminuição do lençol d'água subterrâneo, Veneza começou a afundar rapidamente. A enchente de 1966 pôs um fim ao bombeamento dessa água e hoje Veneza afunda 0,4 milímetro por ano. Mas o grande problema é que o nível do Mar Adriático subiu 1,4 milímetro por ano no último século.
No Brasil, estão em risco as cidades do Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP), Porto Alegre (RS), São Luis (MA), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Recife (PE). Com isto, o Brasil é o 17º país mais vulnerável ao avanço do nível do mar.
A pesquisa detalha que cidades icônicas como Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Florianópolis estão entre as mais vulneráveis. Essas áreas, que abrigam milhões de pessoas e são centros econômicos e turísticos vitais, podem enfrentar inundações severas e frequentes nas próximas décadas.
O ponto mais alto de Tuvalu, pequeno território no sul da Oceania, está a apenas cinco metros do nível do mar — nas próximas décadas, toda a região pode ser engolida pela água. 🏝️Como resistir? Os cerca de 11 mil habitantes tentam continuar existindo como povo.
No ano passado, outra pesquisa, divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) , já revelava que parte de Santos poderia ser “engolida” pela água do mar até 2050. O fenômeno, que deve impactar a vida de milhares de pessoas, será provocado pelo reflexo das mudanças climáticas nas inundações costeiras.
O aumento do nível do mar, decorrente da emergência climática, ameaça as cidades de Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, São Luís e Santos.
Atlântida era uma poderosa civilização que afundou nos oceanos após ser atingida por violentos terremotos e inundações. Embora a existência de Atlântida seja contestada por muitos, o mapa inclui a cidade como um exemplo de cidade submersa.