Na teoria, a fase de contenção dura o dobro do tempo que levou o tratamento ortodôntico. Sendo assim, se com o aparelho ortodôntico o tratamento durou 24 ou 36 meses, deve-se então utilizar os de contenção por 4 a 6 anos.
A boa notícia é que as visitas ao dentista para manutenção ficam mais espaçadas. Durante o uso do aparelho de correção elas costumam ser mensais. Na fase de contenção ortodôntica, elas passam a ser trimestrais, semestrais e depois, anuais.
O ideal é que a contenção seja utilizada para sempre, durante toda a vida do paciente. Porém, no caso dos aparelhos móveis, os especialistas costumam recomendar o uso por, no mínimo, o mesmo período do tratamento com o aparelho fixo. Na maioria dos casos, esse período costuma variar entre 1 e 5 anos.
Em média, as contenções móveis costumam ser usadas por um ano. Já os modelos fixos têm um período de uso indeterminado. Atualmente, é comum que os dentistas recomendem a contenção fixa pelo maior tempo possível, realizando apenas trocas, e não a remoção completa.
BEIJAR. Sim, à primeira vista os alinhadores e aparelhos de contenção podem não parecer a coisa mais sensual do mundo, mas a verdade é que não têm de estragar os momentos mais românticos. Dependendo do quão confortável se sente com a pessoa, poderá ser mais fácil ser franco sobre a necessidade de tirar o seu aparelho.
O aparelho de contenção removível superior deve ser usado 24 horas por dia, geralmente nos 6 primeiros meses de uso. Deve-se usar de manhã, de tarde, de noite e principalmente para dormir, e só tirá-lo para comer e escovar os dentes.
O valor do aparelho de contenção varia de acordo com o tipo, o profissional contratado e a região onde a clínica funciona, no entanto, calcula-se um valor médio de R$750,00 para esse dispositivo.
O ideal é sempre colocar a contenção após a retirada do aparelho mas 1 semana aguardando não causaria grandes riscos ,evite alimentos com consistência mais dura .
Qualquer desconforto inicial que sinta com um novo aparelho de contenção deverá passar no espaço de um dia ou dois de utilização contínua. Se o desconforto não diminuir depois de alguns dias de utilização contínua, contacte o seu dentista. Este é o tipo de dor que não deve sentir.
Preciso usar a contenção para dormir? Normalmente sim! É o período mais importante de uso, pois o aparelho fica por mais horas contínuas na boca. A quantidade de horas de uso da contenção varia de um caso para o outro.
É normal haver uma irritação na boca nas primeiras semanas pós-contenção. Isso ocorre pois quando há um corpo estranho na boca, ficamos involuntariamente passando a língua sobre o mesmo.
Enxague sempre o aparelho de contenção, alinhador ou goteira em água corrente antes de o voltar a colocar na boca. Limpe também o seu estojo do aparelho de contenção, alinhador ou goteira uma vez por dia, uma vez que os germes também se podem acumular aí.
Este deve ser usado 24 horas por dia, geralmente nos 6 primeiros meses de uso, principalmente para dormir, e só tirá-lo para comer e escovar os dentes. Após este período, o ortodontista 😷 irá avaliar a possibilidade de usar o aparelho apenas para dormir.
Quanto tempo demora para acostumar com a contenção móvel?
Como a adaptação pode demorar dias, é importante ficar atento a alguns detalhes para que você não deixe de usá-lo nessa fase. Por exemplo, pode haver um desconforto para falar com o aparelho na boca durante os primeiros dias. Por ser uma peça móvel, também há o risco de perdê-lo ou de esquecê-lo em algum lugar.
Entretanto, no caso dos aparelhos móveis de contenção, é normal que os profissionais instruam os pacientes à utilizá-lo 24 horas por dia durante algum tempo e, ao se certificar da estabilidade do tratamento, diminuem o uso para ser feito apenas durante a noite.
Se você percebe que há algo errado com a sua contenção móvel e que o ferrinho na frente está ficando na ponta dos dentes ou até mesmo saindo, é importante procurar o seu dentista o mais rápido possível.
O aparelho de contenção deve ser usado pelo menos no período noturno enquanto estiver dormindo. O não uso poderá acarretar em recidiva dos dentes na posição anterior e, se o período for muito grande (variável para cada paciente), o aparelho removível poderá não mais encaixar corretamente e perderá sua funcionalidade.
Assim como foi durante o uso do aparelho, durante o uso da contenção o paciente também deve tomar cuidados extras quanto à higiene bucal. A indicação dos dentistas é que seja adotado o uso de uma escova interdental para aprimorar a limpeza entre os dentes, principalmente aqueles envolvidos por uma contenção fixa plana.
👉🏻 “ DRA, POSSO TIRAR A MINHA CONTENÇÃO INFERIOR? “ ✅ A resposta é NÃO. A contenção inferior é muito importante para manter os dentes na posição que o aparelho fixo deixou, ou seja, bem alinhados!
Depois do aparelho fixo ser retirado, o paciente irá passar por um período de análise, em que o aparelho de contenção entrará em cena para estabelecer a distribuição correta. O aparelho de contenção tem um preço médio de R$ 750 (setecentos e cinquenta reais).
Não coma com a contenção ortodôntica para evitar danos, como quebra e manchas. Escove a contenção fora da boca, usando pouco creme dental. Não ferva e nem use água quente na limpeza. Após as refeições, não coloque a contenção ortodôntica de volta na boca sem antes escovar os dentes e o dispositivo.