Demora cerca de 180 dias desde o plantio até a colheita, e ele produz de oito a doze bulbilhos, ou “dentes” de alho. Já o alho seminobre, por ser mais rústico, pode ser plantado nas outras regiões do Brasil e precisam de nove horas diárias de luminosidade. Do plantio até a colheita, há de 130 a 160 dias.
Entre 120 e 140 dias depois de plantar os dentes de alho, está na hora da colheita. Você notará que algumas folhas secam e dobram. Casso isso não ocorra naturalmente, dobre você as folhas para que elas não roubem os nutrientes do bulbo.
São consideradas cultivares de ciclo intermediário, sendo colhidas entre 130 a 160 dias. Os alhos comuns são normalmente comercializados em réstias e ainda estão bastantes presentes em mercados regionais e informais pelo país afora, devido a sua rusticidade e facilidade de cultivo.
Espere de três dias a uma semana, até que dentes de alho comecem a brotar. Assim que os dentes de alho desenvolveram raízes e alguns brotos é hora de serem plantados na terra.
Colheita, cura, armazenamento e classificação Colheita, cura, armazenamento e classificação. O alho deve ser colhido quando aproximadamente 2/3 das folhas estiverem amarelas ou secas. Nesta fase, os bulbos encontram-se fisiologicamente maduros e não haverá prejuízos à conservação dos mesmos após a colheita.
O período ideal para o plantio é no início do outono, preferencialmente em locais com temperaturas mais baixas, embora o alho também se desenvolva em climas quentes. Vasos como jardineiras de 50×10 são adequados para apartamentos, com os dentes plantados a 10 centímetros de distância entre si.
Como eu posso podar meu Alho? A poda do Alho é tão fácil quanto esperar até que você note folhas mortas ou danificadas em sua planta. Ao reconhecer essas folhas, equipe-se com um par de tesouras de podar afiadas e esterilizadas.
De acordo com a Embrapa, ele deve ser colhido quando dois terços das folhas estiverem secas e amareladas, em dias ensolarados e pela manhã. O alho deve ficar secando ao sol por cinco dias e, posteriormente, à sombra por 20 a 50 dias com as folhas e raízes.
De acordo com a Herb Society of America, uma associação nos Estados Unidos que promove o conhecimento sobre plantas, plantar alho ao lado de arbustos de rosas ajuda a manter as pragas e as doenças longe, além de aumentar a fragrância das flores, tornando seu jardim não apenas bonito, mas também mais saudável.
A chamada alicina é um composto organossulfurado encontrado em maiores quantidades no alho roxo no comparativo com a versão branca. Ela é responsável por ajudar no controle do colesterol, auxilia no combate a infecções causadas por micro-organismos e por vírus, além de ser um potente antifúngico.
Apesar de não se adaptar a solos encharcados, o alho precisa de água para se desenvolver. A dica é colocar a mão para sentir a umidade. Se não grudar terra, a planta precisa ser irrigada. Sobre a iluminação, recomenda-se locais com luz direta do sol durante todo o dia.
Se ao partir o bulbo, certifique-se de que o alho esteja com uma textura firme e com uma cor branca ou ligeiramente amarelada. Se notar que o alimento está acinzentado ou com algum tipo de mofo, descarte o ingrediente na hora, pois ele certamente está estragado.
E isso pode fazer com que as pessoas considerem comê-lo puro como procurar suplementos dessa substância. No entanto, isso não é uma boa ideia por vários motivos. “Como a alicina é uma defesa muito potente do alho, comer alho cru pode causar irritação severa e queimaduras“, diz Block.
Para começar, é preciso escolher um local ensolarado e bem drenado para plantar o alho. Em seguida, separe as cabeças de alho em dentes individuais e plante-os com a ponta para baixo, a cerca de 7 centímetros de profundidade.
Da mesma forma, através da exposição dos bulbilhos a temperaturas de 10° - 15°C por 8 a 10 dias antes do plantio consegue-se acelerar a brotação do alho.
Lugares frescos, longes da luz direta do sol e bem ventilados dão vida longa ao alho, fazendo ele demorar mais para brotar e criar mofo. Por isso, segundo Zenir Dalla Costa, coordenadora do curso de Gastronomia do Senac, a fruteira é a melhor opção para guardar o ingrediente.
Além de melhorar a resiliência das plantas contra estresses ambientais, como variações de temperatura, o alho estimula o crescimento e fortalece caules, folhas e raízes.
A poda no final do verão é ideal para remover qualquer folhagem amarelada ou velha que possa ter-se desenvolvido durante o período de crescimento. Isto ajuda a manter a saúde e o vigor da planta e prepara a alho para o período de dormência que se aproxima.
A primeira maneira é a mais comum: em um vaso. Para aprender como plantar alho em vaso é essencial separar um item do tamanho certo. Faça alguns furinhos embaixo e, logo em seguida, coloque uma pequena camada de brita para que ocorra uma maior drenagem da água.