No ar é removido por reações de foto-oxidação ou por precipitação com meia-vida menor que 1 dia, já na maioria dos solos a meia-vida é de 4 a 7 dias, enquanto em solos ácidos a meia-vida pode ser de até 6 semanas. Nesses ambientes o 2,4-D não permanece por muito tempo, já na água a degradação é lenta.
Arroz, Arroz Irrigado: Fazer uma aplicação em pós-emergência entre o perfilhamento e o emborrachamento da cultura, estando as plantas daninhas no estádio de até 4 folhas. No arroz irrigado o produto deve ser aplicado antes da entrada de água.
O 2,4-D é o segundo herbicida mais comercializado no Brasil e o terceiro mais utilizado no mundo. Conforme explica a professora Nédia, em nosso País, ele é aplicado principalmente para combater plantas daninhas em culturas de milho e soja.
Em eudicotiledôneas (latifoliadas), o 2,4-D, mesmo em baixas concentrações, promove a ativação de certos genes, alterando os RNA sintetizados, aumentando a atividade das polimerases de RNA e DNA, afetando, também, o funcionamento de enzimas respiratórias. Além disso, o 2,4-D estimula a síntese do etileno.
Nota: Utilizar as doses mais elevadas para plantas daninhas mais desenvolvidas. Nota: 1 Litro de produto comercial (p.c) contém 806 g/Litro de Sal de Dimetilamina de Ácido diclorofenoxiacetico (2,4-D) ou 670 g/Litro de equivalente de 2,4-D. Nota: Utilizar as doses mais elevadas para plantas daninhas mais desenvolvidas.
O 24-D é um dos herbicidas hormonais mais utilizados por produtores em todo o mundo. Ele é uma importante ferramenta no manejo de plantas daninhas, principalmente no controle de espécies invasoras de folha larga. Trata-se de um produto altamente eficiente e de baixo custo.
O 2,4-D só pode ser utilizado em culturas para quais ele foi registrado. No Brasil, as culturas são: soja (em pré-plantio), milho, cana-de-açúcar, café, trigo, aveia, centeio, arroz e pastagem formada.
TordonUltra-S é um herbicida seletivo de ação sistêmica e pós-emergente recomendado para o controle de plantas infestantes folhas largas em áreas de pastagem e gramados.
É aplicado em volume de água suficiente para uma distribuição uniforme e pulverizado por meio de equipamento costal (manual ou motorizado) ou tratorizado, observando os seguintes parâmetros: – Densidade de gotas: 30 gotas/cm². – Volume de aplicação: 200 a 400 L/ha.
A pulverização somente deve ser realizada por via terrestre, por meio de trator pulverizador, e as doses variam entre 1 litro a 3 litros por hectare, a depender da cultura e da planta daninha a ser controlada.
– Redução da penetração foliar: os herbicidas inibidores de lipídios não devem ser misturados com 2,4-D, bentazon, chlorsurfuron, chlorimuron, imazaquin, imazethapyr, etc.
DMA, produto eficaz para folhas largas, pode ser usado no meio da rua em lavouras de café para controle de todos tipos de cipós e em plantações de milho. Indicado também para matos em beira de cercas, lotes e etc. DMA U-46 2,4D de 1L: Dosagem 150ml para cada 20L de água.
Quanto tempo depois de aplicar inseticida pode chover?
“Se vai chover num período mínimo de duas horas, não devemos aplicar. Se vai chover depois de duas horas, talvez possa aplicar. O intervalo mínimo entre a aplicação e a chuva varia de produto pra produto.
Um fator importante a ser considerado no uso de 2,4-D é a sua persistência no solo, a qual apesar de ser considerada de curta a média e o período residual não exceder quatro semanas em solos argilosos e clima quente, quando aplicado em dosagens comerciais (Silva et al., 2007).
No momento da diluição do produto no tanque, é preciso encher o pulverizador com pelo menos 70% da sua capacidade com água – em seguida, ele deve ser ligado ao sistema de agitação e adicionar o herbicida aos poucos, para uma boa diluição.
Qual o problema de se misturar 2,4-D com glifosato? Como falado anteriormente, não ocorre incompatibilidade biológica entre 2,4-D e glifosato, no entanto pode haver incompatibilidade física.
O 2,4-D é um herbicida cujo mecanismo de ação é de mimetização das auxinas naturais das plantas, e foi o primeiro herbicida orgânico sintetizado pela indústria química, em 1941.
O 2,4-D tem sido um dos herbicidas mais utilizados em associação com o glyphosate, principalmente nas aplicações de dessecação pré-plantio. Apesar disso, não há resultados expressos de forma clara sobre os efeitos da adição do 2,4-D ao glyphosate no controle de plantas daninhas consideradas de difícil controle.
Aplicar o produto a uma distância de 50 cm das plantas não alvo (frutíferas, folhagens e gramados, entre outros). RESIDUAL: 90 a 120 dias. RENDIMENTO: 1 Litro do produto rende uma área de 30m².