Quanto tempo leva para um pé de pitaya dar frutos?
O produtor explica que o pé de pitaya começa a produzir no prazo de 2 a 3 anos, dependendo do tipo de muda usada, neste caso com a chamada “muda infantil”. Se a muda for adulta, já mais desenvolvida, a produção ocorre em 1 ano e meio, aproximadamente.
Um pé de pitaya para florescer e dar belos frutos precisa de um solo drenável e rico em substrato orgânico. O indicado é misturar cascas de ovo, areia ou cascalho à terra para garantir as condições ideais para a planta. Não se esqueça de manter o pH do solo entre 6 e 7.
Sua floração é incrível, durando de 8 a 12 horas no período noturno, com grandes flores brancas amareladas. A frutificação é abundante e acontece aproximadamente três vezes ao ano, portanto, a planta precisa de cuidados extras.
Para fazer a colheita da pitaya, a dica é observar quando os frutos assumirem colorações intensas. Esse é um sinal de que a planta está madura e pronta para ser retirada da terra. Lembre-se de retirá-la junto do cabinho do caule.
Com quanto tempo a pitaya produz? Pitayal com um ano produzindo.
Qual é o mês bom para plantar pitaya?
O plantio pode ser realizado em qualquer época do ano, desde que as condições ambientais sejam ideais para o pé de pitaya. A propagação é realizada com estacas do caule, retiradas da planta mãe, com mudas de cerca de 25 centímetros.
Quantas vezes devo molhar o pé de pitaya? Mesmo sendo um cacto, a planta precisa de água para florescer e frutificar. Períodos longos de seca podem causar a morte das flores ou a má-formação dos frutos. O ideal é manter a frequência das regas entre duas e três vezes por semana.
A abertura da flor da pitaia dura apenas uma noite, se não houver polinização nesse período, não ocorre produção de frutos. Na natureza os polinizadores de pitaia são mariposas e morcegos. Se não ocorrer visitas desses agentes no pomar é recomendado que o produtor faça a polinização manual.
O produtor explica que o pé de pitaya começa a produzir no prazo de 2 a 3 anos, dependendo do tipo de muda usada, neste caso com a chamada “muda infantil”. Se a muda for adulta, já mais desenvolvida, a produção ocorre em 1 ano e meio, aproximadamente. Não há uma época específica para começar a produzir.
Recomenda-se a aplicação de 300 g de um formulado 20-5-20 na formulação NPK. Essa aplicação é feita a lanço na superfície em volta da cultura de forma homogênea por três vezes antes da colheita. A primeira adubação é feita em junho, a segunda em setembro e a terceira em dezembro.
Conclui-se que adubação orgânica afeta a composição centesimal de frutos de pitaia e que a adubação com esterco bovino + esterco de galinha + granulado bioclástico e esterco bovino + esterco de galinha proporcionam frutos de melhor qualidade.
A mistura areia + esterco proporciona maior acúmulo de fitomassa na parte aérea e no sistema radicular de pitaya. Dentre os substratos trabalhados, o mais indicado para a produção de mudas de pitaya, vigorosas e de boa qualidade, é o preparado à base de mistura de areia + matéria orgânica (esterco bovino curtido).
A fruta do dragão apresenta alta produtividade em solos com boa carga de matéria orgânica. Além disso, os solos devem ser arenosos ou areno-argilosos, com pH entre 5,5 e 6,5.
A produtividade média anual pode ser superior a 35 kg de frutos por planta. Cultivar de mini pitaya da espécie S. setaceus, com frutos vermelhos com espinhos e polpa branca para uso na fruticultura ornamental e para o mercado de frutas especiais, considerando o sabor diferenciado da sua polpa.
Para você ter a mesma experiência em casa, Fernando te ensina o passo a passo para plantar seu próprio pé de pitaya (veja vídeo abaixo). Os materiais necessários são: Esterco (no caso, ele usa de carneiro) Estaca de 1,5m ou 1,3m de altura e boa qualidade, que tenha durabilidade.
Existem algumas maneiras como fazer muda de pitaya, seja por sementes da fruta ou de cortes da própria planta. A pitaya é uma trepadeira que fica bem alta e precisa de sol, então, é necessário plantá-la em um vaso grande ou no solo. Escolha bem o local, pois depois é difícil transplantá-la.
Quanto tempo demora para abrir uma flor de pitaya?
A flor da pitaia fica aberta de 12 a 14 horas. Ela abre no começo da noite e se fecha pela manhã. Nesse meio tempo, o produtor tem que correr pra polinizar a planta.
Para plantar pitaya, o solo deve ser preparado com antecedência, garantindo nutrientes adequados. O uso de espécies de inverno como cobertura e adubação verde é recomendado, e o espaçamento entre as mudas varia, sendo 3 metros entre as linhas e 2 metros entre as plantas.
A Selenicereus undatus, ou flor-de-pitaya, atinge até 1,5 m de altura e produz flores na cor branca. Ela pode ser cultivada em ambientes externos, contanto que receba de 6 a 8 horas de luz solar direta por dia e plantada em vasos, jardineiras ou direto em canteiros nos jardins.
A pitaia, também conhecida como fruta-do-dragão, é o fruto de várias espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China.