Quanto tempo leva um pé de maracujá para dar frutos?
O pé de maracujá começa a produzir frutos cerca de um ano após o plantio. Os frutos devem ser colhidos quando estiverem maduros e caírem facilmente da planta. Para evitar a danificação do alimento durante a colheita, utilize tesouras de poda limpas e corte o pedúnculo com cuidado.
O espaçamento entre as mudas deve ser de 2,5 x 5 m, com duas plantas por cova. Após o plantio, é necessário realizar a irrigação adequada para garantir o desenvolvimento das mudas. Além disso, é importante realizar a poda das plantas para controlar o crescimento e estimular a produção.
O maracujazeiro é uma planta trepadeira de fácil cultivo, que necessita de pleno sol e disponibilidade hídrica para se desenvolver. Em condições ideais, as árvores crescem até 6 metros por ano e geram frutos de seis meses a nove meses após o plantio. Os pomares comerciais podem produzir até duas safras ao ano.
Quanto tempo demora para o maracujá começar a dar fruto?
Geralmente, da abertura da flor até a colheita do fruto maduro de maracujá-doce ou de maracujá-azedo são necessários de 69 a 87 dias nos períodos mais quentes e mais frios respectivamente.
Na falta das abelhas polinizadoras o custo do agricultor aumenta, pois, o método de polinização manual deve ser incrementado. Quando a flor não é polinizada não ocorre a formação do fruto, que ocasiona o abortamento floral (Figura 2).
Apesar de essa ser uma espécie de flores hermafroditas (que têm a parte masculina e feminina na mesma planta), ela precisa de outro maracujá para dar frutos, Isso acontece porque o maracujazeiro criou um mecanismo para impedir que suas próprias flores o fecundem - uma esperteza da natureza para aumentar a diversidade ...
A polinização artificial é feita pela transferência dos grãos de pólen de uma flor para outra, com os dedos ou com o auxílio de dedeiras de feltro, no período da tarde, entre 12 horas e 30 minutos e 18 horas, horário em que as flores estão abertas.
É necessário podar o maracujazeiro? Apesar de não ser obrigatória, a poda desta planta é importante para estimular o novo ciclo. Você deve retirar a camada de baixo e deixar apenas a de cima, auxiliando o maracujazeiro a se renovar.
Para suprir eventuais deficiências de micronutrientes, reco- menda-se fazer de 3 a 4 aplicações anuais, em pulverização, com 300 g de sulfato de zinco, 100 g de ácido bórico e 500 g de ureia para cada 100 litros de água.
Se a flor do maracujazeiro amarelo não for polinizada, irá murchar e cair, além disso, essa planta é autoincompatível, ou seja, não há pegamento de fruto quando a flor é polinizada com pólen da mesma planta. A polinização também não ocorre pela ação do vento, em razão do grande peso e viscosidade do grão de pólen.
Com as variedades de maracujá amarelo e roxo, o estado de São Paulo tem a época de plantio situada entre os meses de outubro e novembro, e a de colheita com pico entre janeiro e março. No Nordeste e em regiões muito quentes é praticamente ininterrupta.
Para manter os frutos, forneça nutrientes e água em quantidade suficiente. Por ser uma planta de crescimento vigoroso e de várias fases de crescimento simultâneas, faça a cada mês adubação com a mesma proporção de nitrogênio e potássio e irrigue a cultura sempre que os seus ponteiros se apresentarem murchos.
O período de início de colheita se dá de 6 a 9 meses após o plantio definitivo, em função das condições climáticas. Plantios efetuados nos meses mais próximos do verão permitem início de colheita mais precoce, em torno de 6 meses. O maracujazeiro tem longo período de safra.
Algumas pragas e doenças, como pulgões, cochonilhas e fungos podem afetar o pé de maracujá. Para evitar esses problemas, faça a limpeza regular da planta, retirando folhas e galhos secos. Se necessário, utilize produtos específicos para controle desse problema, seguindo as instruções do fabricante.
A montagem de abrigo de abelhas e a disponibilização de ni- nhos-armadilha são estratégias importantes para atrair mamangavas para as áreas de cultivo de maracujá-amarelo.
Uma das principais causas. é a falta da polinização correta. A polinização é feita através de insetos polinizadores, como o mangangava. Quando isso não ocorre, você pode fazer a polinização manual, é muito eficaz, isso vai te dar certeza. de uma boa produção e excelentes frutos.
Adubação de formação: para o plantio no início das chuvas, início de novembro, aplicar 10 g de N aos 30 dias, 15 g aos 60 dias, 20 g de N e 20 g K₂O aos 90 dias e 30 g de N e 30 g de K₂O aos 120 dias. O adubo deve ser espalhado num círculo de 0,5 m de diâmetro da planta.
Após 120 dias do plantio, as adubações continuam e a cada 45 dias devem-se colocar 100 g de sulfato de amônio e 50 g de cloreto de potássio por planta. Após o primeiro ano do plantio, é recomendável colocar, a cada ano, 3 a 5 litros de cama de frango curtida por cova.
Qual o melhor lugar para plantar um pé de maracujá?
O maracujá pode ser cultivado em locais com altitude de 100 até 1.500 m, desde que sejam satisfeitas as necessidades de temperatura e horas de luz. O plantio em encostas deve ser feito de modo a expor as plantas à maior incidência de radiação solar possível.
É importante manter o solo úmido, mas não encharcado, principalmente durante o período de crescimento ativo da planta. O ideal é regar regularmente, de forma a manter o solo sempre levemente úmido. Evite regar em excesso, pois o acúmulo de água pode levar ao apodrecimento das raízes.
A época mais apropriada para se fazer a poda do maracujazeiro é o início da primavera, quando existe disponibilidade de água no solo e a temperatura do ar já está aumentando.
Qual é o inseto responsável por polinizar a flor do maracujá?
A polinização na cultura do maracujá é realizada pela abelha Bombus, Xylocopa, Euglossa e Centris, são abelhas grandes e no Brasil, conhecidas com o nome de Page 3 mamangabas, mamangás, mangangavas, mangavas, mangangás, mamangavas ou abelhas carpinteiras (Freitas, 2009) e, segundo Vieira et al.