O ideal é andar com a moto diariamente. Contudo, quando isso não é possível, é aconselhável usá-la por pelo menos 30 minutos a cada 2 ou 3 dias. E não basta só ligá-la estacionada, pois a moto parada por muito tempo afeta outras partes além da bateria.
De todo modo, é preciso, sim, deixar o motor funcionando de um a cinco minutos antes de partir. Termine de vestir o capacete e a luva com a moto ligada, que será o tempo suficiente. Isso garante que o motor, pistões e outros componentes tenham uma lubrificação inicial para envolver os componentes internos.
Ligar a moto ao menos uma vez por semana, e deixar o motor funcionando por 10 minutos (em lugar ventilado) é a principal coisa que você deve fazer para preservar a vida útil da bateria e deixar o motor lubrificado.
Quando a moto fica parada por muito tempo, a bateria pode descarregar ou até mesmo se deteriorar. Para evitar isso, é recomendável desconectar a bateria se a moto for ficar parada por mais de duas semanas. Além disso, é uma boa ideia carregar a bateria a cada duas semanas para mantê-la em boas condições.
O tempo que se pode passar pilotando uma moto sem parar varia de pessoa para pessoa. Em geral, é recomendável limitar a pilotagem contínua a aproximadamente duas horas, ou cerca de 150 a 200 km rodados. Em caso de cansaço, é essencial procurar um local seguro para descansar.
Danos ambientais: além de danificar o motor, acelerar a moto desligada é prejudicial para o meio ambiente. Isso acontece porque, você está apenas desperdiçando combustível sem obter nenhum benefício real. O consumo desnecessário de gasolina ou etanol aumenta a emissão de poluentes, contribuindo para a poluição do ar.
Qual é o tempo máximo ideal para os motociclistas pilotarem durante o dia?
Sendo que, as primeiras 8h, normalmente o descanso da noite para o dia, devem ser sem interrupções. Ou seja, dentro de 24h, teoricamente, o motorista pode dirigir em torno de 10 horas — fazendo as pausas adequadas de 30 minutos após uma sequência de horas no volante e o intervalo de horário de almoço.
Porém, a moto parada por uma semana é uma excelente estimativa. Isso porque esse período de aproximadamente 7 dias de inatividade pode acarretar defeitos em partes essenciais, como na bateria. Muitos fatores podem diminuir esse intervalo, como o estado de conservação do veículo, o clima frio e a umidade do ar.
Quantos dias sem ligar a moto a bateria descarrega?
Quanto tempo a bateria da moto pode ficar parada? Em média, as baterias para moto podem descarregar após um período de dois a quatro meses sem serem acionadas.
Deixar a moto muito tempo parada pode, porém, se tornar um problemão caso não sejam tomadas algumas precauções. Não por acaso, no Manual do Proprietário de todas as Honda há uma parte especialmente dedicada a este aspecto.
Em geral uma bateria de moto dura, em média, três anos. Mas pode ir até seis anos (as vezes até mais). Essa grande variação depende de diversos fatores.
Remova a bateria da moto e armazene-a em um local seco e fresco, longe de temperaturas extremas. Você também pode conectar a bateria a um mantenedor de carga para garantir que ela permaneça carregada durante o período de inatividade.
Não precisa ligar todo dia não, uma vez na semana já é suficiente, e sempre em baixa rotação, não é bom para o motor acelerar forte com a moto parada, principalmente quando o motor está frio.
Se por "desligar em primeira marcha" você quer dizer soltar a embreagem rapidamente para que o carro morra, então sim, é ruim a longo prazo, não faça isso.
Se o tempo for curto (até um mês, por exemplo), você não vai precisar tomar medidas extraordinárias caso consiga ligar a moto pelo menos uma vez por semana, deixando seu motor ligado por cerca de 10 minutos em algum local ventilado. Ao fazer isso, já é possível manter o motor lubrificado e a carga da bateria.
De todo modo, é preciso, sim, deixar o motor funcionando de 1 a 5 minutos antes de partir. Termine de vestir o capacete e a luva com a moto ligada, que será o tempo suficiente. Isso garante que o motor, pistões e outros componentes tenham uma lubrificação inicial para envolver os componentes internos.
Depois de colocar a motocicleta em funcionamento, é indicado rodar por um bom tempo para que a bateria recarregue totalmente. Em marcha lenta, a moto não produzirá a voltagem necessária para recarregar a bateria, portanto, não a carregará de maneira confiável.
Depende do tempo em que o veículo ficar sem funcionar. Se for por uma semana, não é ruim. Porém, se passar de um mês, já é considerado um longo período.
O que acontece se eu desligar a moto em movimento?
Ao desligar o motor, será interrompido também o funcionamento da bomba de óleo. Assim, por mais que o motor esteja desligado, as engrenagens internas continuam funcionando durante a descida, mas sem a lubrificação necessária. Desse modo, acontece o desgaste de todas as peças de transmissão.
Para o mercado, uma moto é considerada muito rodada a partir dos 50 mil quilômetros. E a média aceitável é de 4 a 8 mil quilômetros por ano. Mas é claro que uma moto que seja mais rodada do que isso não é necessariamente ruim, tudo dependerá das condições de uso e do histórico.
Dá para viajar com uma moto pequena? É claro que sim! De acordo com a legislação brasileira, qualquer motocicleta devidamente licenciada pode encarar as rodovias e estradas de todo o Brasil.
Quem está na garupa da moto pode mexer no celular?
O uso de luvas nas mãos também é indicado. Uso do celular - O celular pode ser utilizado como GPS, desde que acoplado por meio de suporte no guidão da moto. Contudo, só pode ser manuseado quando o veículo estiver estacionado e com o motor desligado.