Quanto tempo Moisés ficou longe de Zípora e seus filhos?
Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito. Ele morreu pouco antes de entrar no seu destino, a Terra Prometida.
– 40 anos no deserto de Midiã apascentando rebanhos; – 40 anos conduzindo o povo hebreu à terra prometida. Moisés morreu aos 120 anos de idade e, embora tivesse se arrependido, não pôde entrar na terra prometida por causa de sua desobediência nas águas de Meribá (ver Deuteronômio 32:51; cf. 34:1-4).
E Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, a mulher de Moisés, depois que ele lha enviara, com seus dois filhos, dos quais um se chamava Gérson, porque disse: Eu fui peregrino em terra estranha; e o outro se chamava Eliézer, porque disse: O Deus de meu pai foi minha ajuda e me livrou da espada de Faraó.
A HISTÓRIA DE ZÍPORA NA BÍBLIA: QUEM FOI A ESPOSA DE MOISÉS?
O que houve com os filhos de Moisés?
E, quanto a Moisés, homem de Deus, seus filhos foram contados entre a tribo de Levi. Foram, pois, os filhos de Moisés: Gérson e Eliézer. O filho de Gérson foi Sebuel, o chefe. E, quanto ao filho de Eliézer, foi Reabias o chefe; e Eliézer não teve outros filhos; porém os filhos de Reabias se multiplicaram grandemente.
no lugar de pernoite. Encontrou-o Yahweh" e procurou matá-lo. (25) E tomou Zípora uma pedra e cortou o prepúcio de seu (dela) filho e tocou os pés dele e disse: "esposo sanguinário és tu para mim." (26) E Ele o deixou.
A expressão “uma cuxita” ( הַכֻּשִׁ֖ית ), se refere aos descendentes de Cam: “Os filhos de Cam foram: Cuxe” ( Gn 10. 6). Alguns pensaram que essa mulher etíope não era outra senão a midianita Zípora, que poderia ter sido chamada de “cuxita” em algum sentido frouxo por Miriã.
Resumo: Na micronarrativa em Ex 4,24-26, Séfora, esposa de Moisés, se torna modelo para o protagonismo daquelas personagens que, em geral, são avaliadas como secundárias, destacando-se a fundamental importância delas para a história da salvação.
Enquanto o casamento é digno de honra entre todos (cf. Hb 13.4), Deus odeia o divórcio (cf. Ml 2.16). Jesus, como supremo intérprete da Sagrada Escritura, diz que Moisés não mandou divorciar por qualquer motivo, ele permitiu por um único motivo: a dureza de coração (10.4,5; Mt 19.8).
O SENHOR Deus respondeu a Moisés: — Reúna para mim setenta homens, que você sabe que são líderes, entre os mais respeitados do povo de Israel; leve-os até a Tenda Sagrada e fique ali com eles.
Zípora é um nome feminino de origem hebraica, sendo uma variante de “Séfora". O nome está associado à simbologia dos pássaros, representando características como inteligência e liberdade. Por extensão, Zípora pode ser interpretado como "mulher inteligente" ou "mulher livre".
Moisés se casou com uma mulher cuxita (Nm 12:1). Sabemos que ele se casou com Zípora, a filha de um sacerdote de Midiã (Ex 2:16, 21). Mas será que a esposa cuxita mencionada em Nm 12 é Zípora? Alguns, como Agostinho e Calvino, consideraram que Zípora e a esposa cuxita são a mesma mulher.
Enquanto a nuvem saía de cima do Tabernáculo, Miriã de repente ficou com lepra e com a pele branca como a neve. Quando Arão viu que Miriã estava com lepra, disse a Moisés: “Por favor, meu senhor, não nos castigue por causa deste pecado.
Miriã e Arão falaram contra Moisés, por causa da mulher cuxita que este havia tomado; pois ele tinha tomado uma mulher cuxita. E disseram: — Será que o SENHOR falou somente por meio de Moisés? Será que não falou também por meio de nós? E o SENHOR ouviu o que eles disseram.
Moisés teve uma ou duas esposas, dependendo de como o texto bíblico é interpretado. A única esposa de Moisés conhecida pelo nome é Zípora. No texto bíblico, entretanto, Moisés também é castigado por seu irmão e sua irmã por se casar com um cusita, que é uma pessoa da atual Etiópia.
Aí Zípora, a sua mulher, pegou uma pedra afiada, cortou o prepúcio do seu filho e com ele tocou o pé de Moisés. E disse: — Você é um marido de sangue para mim. Ela disse isso por causa da circuncisão. E assim o SENHOR deixou Moisés viver.
O seu irmão mais velho era Aarão e a sua irmã chamava-se Miriam. Segundo a Bíblia, após o nascimento Moisés foi escondido por um período de três meses, antes de ser colocado em um cesto no rio Nilo: «E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.» (Exodos 2:2).