No caso de tratamento de canal, por exemplo, o período para retirada do curativo no dente é entre 7 e 40 dias. “Períodos maiores podem trazer riscos de infiltração no curativo, cárie na região e até a perda do dente, mesmo que já tenha tratado o canal”, revela.
O canal do dente aberto é perigoso porque ele deixa a raiz exposta, fazendo com que ela fique mais propícia a infecções, que dependendo do grau, podem levar a morte dessa estrutura e assim, a necessidade de extração.
Sem essa restauração, o dente que passou pelo tratamento de canal ficará fragilizado e mais propício a fraturas e infiltrações, pois o curativo colocado pelo endodontista é apenas provisório e menos resistente.
É esperado que em poucos dias, normalmente a partir de 3 dias, haja melhora dos sintomas. A duração depende da extensão da lesão no dente. Em alguns casos, a recuperação pode demorar mais ou menos. É fundamental tomar a medicação prescrita de acordo com a orientação do dentista.
Quanto tempo posso ficar com um curativo no dente?
O uso do curativo deve ser limitado e o tempo necessário de uso vai ser conforme os cuidados tomados pelo paciente. Mas, em média, o tempo costuma durar entre 15 a 30 dias, em que o paciente vai utilizar o curativo apenas para aliviar os sintomas.
DENTE ABERTO por muito tempo ? Oque pode acontecer
Quando cai o curativo do canal?
O que fazer se o curativo do dente cair:
Não há muito o que fazer no caso do curativo cair do dente, sendo a primeira orientação é contatar imediatamente o dentista responsável pelo tratamento. Somente ele poderá dizer o que fazer.
Ela mantém a cor, o brilho e até a sua funcionalidade por até 15 anos , sendo altamente indicado para o tratamento. Além disso, é preciso manter a higiene bucal em dia realizando as escovações após as refeições e as visitas à clínica odontológica de forma periódica.
No caso de tratamento de canal, por exemplo, o período para retirada do curativo no dente é entre 7 e 40 dias. “Períodos maiores podem trazer riscos de infiltração no curativo, cárie na região e até a perda do dente, mesmo que já tenha tratado o canal”, revela.
Não mastigue alimentos duros na região em que foi feito o tratamento de canal dentário, sobretudo nas primeiras semanas após o tratamento. Deixe o dente tratado em repouso, porque é muito importante para evitar fraturas ou mesmo não expor as restaurações provisórias que são utilizadas em alguns casos.
Quantos dias de repouso após Fazer canal no dente?
Após o tratamento dentário, é necessário ficar de repouso, pelo menos, na primeira semana. Dessa forma, é preciso evitar a realização de atividades físicas ou de qualquer outro exercício que force os músculos, já que pode acontecer algum imprevisto que pode afetar sua recuperação.
Se isto acontecer, é importante procurar o seu dentista o mais rápido possível. Ele é o profissional preparado para indicar o melhor caminho a ser tomado, que pode ser uma nova restauração ou uma coroa protética com pino núcleo metálico fundido, fibra de vidro, entre diversas opções.
Para identificar a infiltração no dente é recomendado que o paciente fique atento aos sintomas dessa condição. Assim, caso o paciente sinta qualquer desconforto como dor ou sensibilidade no dente que passou por um procedimento de restauração é indicado que ele procure o atendimento com o profissional.
Quando o tratamento de canal não é mais uma opção? Nem todos os dentes são candidatos a um canal. Quando existe algum problema que atinge a polpa do dente aí a única estratégia para o tratamento é um implante.
Para manter o dente aberto limpo é recomendado que o paciente realize uma boa escovação dos dentes e o bom uso do fio dental, em especial no dente comprometido. É preciso ter a mesma atenção que é necessária quando a saúde bucal está em condições normais e estáveis, porém, de forma redobrada e minuciosa.
Em média, o custo de um tratamento de canal pode variar entre R$ 250 a R$ 1.000. Entretanto, vale lembrar que, em alguns casos, pode ser necessário realizar outros procedimentos dentários, como restaurações ou coroas, para completar o tratamento, o que pode aumentar o custo total.
Olá, o ideal seria fazer um exame clínico e radiográfico para avaliar a real condição do remanescente dentário e as possíveis opções de tratamento para o mesmo. Procure seu dentista o mais breve possível para evitar que essa situação se agrave.
Sim, é possível. Casos em que existe a necessidade de refazer o tratamento de canal o índice de sucesso é extremamente mais baixo do que na primeira cirurgia. Isso acontece porque o processo cirúrgico altera naturalmente o dente e pode dificultar a sua cicatrização após uma segunda cirurgia.
Embora vistos como duas prováveis opções de tratamento, o fator determinante para a escolha do procedimento é o grau de destruição da estrutura dental. O tratamento de canal do dente tem como objetivo preservar o dente danificado enquanto uma extração o remove completamente.
Um tratamento de canal bem realizado pode durar a vida toda? Sim, desde que após o tratamento de canal seja realizada a reconstrução dentária de forma apropriada para cada caso e que o paciente possa ter uma correta higienização e visitas regulares ao dentista para prevenção .
Escovando após as refeições, usando o fio dental e enxaguante bucal; Manter uma alimentação saudável; Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.
Os sintomas de um canal infeccionado podem incluir dor intensa no dente afetado, sensibilidade ao calor e frio, inchaço na área afetada, gosto desagradável na boca e presença de pus.
Gosto ruim pode ser da exposição do material obturador dos canais. Algumas medicações intracanais não muito usuais hoje podem justificar este gosto ruim. Tem que se avaliar o comprometimento da obturação dos canais com esta possível exposição onde pode ocorrer recontaminação.
A sessão do tratamento de Canal dura em média 1h30. O tratamento pode ser realizado em uma única sessão ou em sessões múltiplas, dependendo de alguns fatores como anatomia das raízes ou grau de infecção, por exemplo.