A partir do século 21, a estimativa mais aceita é a de aproximadamente 13,8 bilhões de anos. Porém, há quem sustente que o Big Bang teria ocorrido centenas de milhões de anos depois. Agora, um novo e ambicioso estudo vem apoiar a estimativa de 13,8 bilhões.
O Universo é um lugar vasto e antigo, com uma história que se estende por bilhões de anos. Cientistas estimam a idade do Universo em 13,8 bilhões de anos, com uma margem de erro de apenas 0,02 bilhões de anos.
Apenas cerca de 15 bilhões de anos depois do big-bang, é que elementos dos quais somos constituídos tal como o carbono e o oxigênio se formam. Mas até onde vai esta escala cronológica? O Universo não é eterno. É possível dizer hoje com certeza que ele não ficará como é hoje por muito tempo.
Recentes estimativas indicam que o universo observável – a porção do universo que conseguimos detectar através de nossos telescópios – se estende por cerca de 47 bilhões de anos-luz em todas as direções. No entanto, o limite do que podemos ver é uma coisa, e o limite do que existe é completamente diferente.
Acabar, o mundo vai mesmo, seja por uma catástrofe cósmica daqui a 7 bilhões de anos, seja por má conservação dos atuais locatários dessa bola azul – nós. Veja as possibilidades mais prováveis – e as mais exdrúxulas. Desde que o mundo é mundo, vira e mexe ele acaba.
Em cerca de um bilhão de anos, a maior parte da vida na Terra morrerá por falta de oxigênio, diz um estudo publicado na revista Nature Geoscience em 2021.
O universo se transformará em uma sopa diluída de partículas fundamentais que nunca mais interagirão entre si, pois estão muito distantes para isso. E logo, mesmo os tecidos mais primordiais do universo serão esticados e desfeitos, restando apenas um grande vazio.
o que você pensa a respeito delas? Profecias maias, tsunâmi, aquecimento global, choque de asteroide com a Terra, nova era glacial, apagar do Sol, entre vários outros, são prognósticos que sustentam teses para prever o fim da vida na Terra, alguns até delimitando o ano de 2012 como prazo fatal.
Finalmente, ao longo de 1,7 × 10106 anos, se os prótons decaírem como acredita a física teórica, todas essas partículas cessarão seu movimento e o Universo terá alcançado sua morte térmica.
Contudo, a verdade é que nada durará para sempre. Do mesmo modo como a vida de um ser vivo tem início, meio e fim, a Terra 'encerrará suas atividades' e deixará de ser um planeta habitável daqui a alguns bilhões de anos — é claro, se a mudança climática não provocar o fim antes disso.
Em cerca de um segundo, os neutrinos se dissociam; esses neutrinos do fundo de neutrinos cósmicos (CνB). Se existem buracos negros primordiais, eles também são formados aproximadamente um segundo do tempo cósmico.
A partir do século 21, a estimativa mais aceita é a de aproximadamente 13,8 bilhões de anos. Porém, há quem sustente que o Big Bang teria ocorrido centenas de milhões de anos depois. Agora, um novo e ambicioso estudo vem apoiar a estimativa de 13,8 bilhões.
A boa notícia é que essa conta ainda reserva um tempo considerável: o colapso só se iniciará em 1,5 bilhão de anos e vai demorar cerca de 7,5 bilhões de anos para a “morte” do Astro-Rei.
É provável que nosso mundo superaquecido ultrapasse um marco de temperatura importante pela primeira vez nos próximos anos, preveem os cientistas. Os pesquisadores acreditam que há 66% de chance de passarmos do limite de 1,5°C de aquecimento global entre hoje e 2027.
Em cerca de 4,5 bilhões de anos de existência, o planeta Terra passou por pelo menos cinco grandes extinções em massa — e é bem provável que estejamos no sexto fenômeno do tipo justamente no período em que vivemos.
Parfit aponta que a Terra permanecerá habitável por cerca de um bilhão de anos. E esses podem ser os limites mais baixos do nosso potencial: se a humanidade for capaz de se expandir além da Terra, poderá aumentar muito a população humana e sobreviver por trilhões de anos.
Este processo deve começar daqui a cerca de 4,5 bilhões de anos. Mas, antes mesmo desse estágio, as modificações estruturais do processo de evolução do Sol tornarão a vida na Terra impossível.