A Sertralina tem ótima eficacia quando o paciente se adapta a medicação. Contudo, a depressão deve ser tratada com psicoterapia simultânea ao medicamento. Pois, na maioria das vezes a causa não e orgânica. Em geral, os efeitos terapêuticos da sertralina levam cerca de 15 dias para aparecerem.
Com 3 meses o período de adaptação já passou há muito tempo. Provavelmente seu organismo não se adapta bem à Sertralina, até porque 25mg é uma dose bem baixa, com a qual raramente vemos tais sintomas.
Como a pessoa se sente depois de tomar sertralina?
Náusea, uma certa queimação no estômago, dor de cabeça e boca seca estão entre os principais efeitos colaterais que ocorrem no começo do tratamento. Pode haver uma piora da ansiedade, e isso deve ser comunicado ao médico.
Atua aumentando a serotonina no cérebro, aliviando sintomas depressivos e ansiosos, com efeito em cerca de 7 dias. Não deve ser usado por alérgicos à sertralina, usuários de IMAO ou pimozida, menores de 6 anos e grávidas sem orientação médica.
Qual a melhor dosagem de sertralina para ansiedade?
A dose máxima recomendada é de 200 mg/dia. O tratamento para pacientes pediátricos entre 6 e 12 anos deve começar com 25 mg/dia e acima de 12 anos deve ser de 50 mg/dia. Os ajustes de dose deverão ser feitos de acordo com a resposta clínica conforme avaliação e orientação médica.
O que pode acontecer nos primeiros dias tomando sertralina?
É bem comum nos primeiros dias de uso da sertralina aparecerem efeitos colaterais como piora da ansiedade, tremores, náuseas, alterações de sono, entre outros. De forma geral eles desaparecem após a primeira semana de uso.
Estou tomando sertralina e com muita crise de ansiedade?
Muitas vezes alguns efeitos colaterais podem ocorrer até que os efeitos clínicos se estabeleçam e o aumento nos níveis de ansiedade pode ser um deles. Importante avaliar a situação com o médico assistente para verificar a dose da medicação e outros meios capazes de adequar as crises em curso.
Esses receptores estão em outras partes do corpo, mediando o funcionamento normal do coração, intestino, etc. Isso pode estar por trás dos sintomas piorados no começo do tratamento. Por isso, esse efeito de piora é esperado, e pode ser ainda mais intenso em pessoas com maiores alterações neuroquímicas.
O que fazer para diminuir os efeitos colaterais da sertralina?
Há algumas precauções que podem ser tomadas para diminuir consideravelmente os efeitos colaterais secundários: Tomar sertralina com a refeição ou após ela pode diminuir o mal-estar; Descansar e aumentar a ingestão de líquidos diminui as dores de cabeça.
Os efeitos terapêuticos ocorrem após 2 a 3 semanas do uso da medicação. Os efeitos colaterais podem ocorrer logo após início da medicação, mas tendem a ser transitórios, com duração média de 1 a 2 semanas e melhora sem qualquer intervenção.
Quando você voltou a tomar a sertralina regularmente após um período de uso irregular, seu corpo pode estar se ajustando novamente ao medicamento, o que pode causar sintomas como ansiedade aumentada, sudorese e dificuldades para dormir.
Depende para qual quadro está tomando a sertralina. De qualquer maneira 2 meses é um período muito curto para qualquer tratamento efetivo e a chance de retorno dos sintomas é muito alta. Quando indicada a interrupção da medicação não há necessidade de retirada gradual nessa dose.
Os efeitos colaterais mais comuns da sertralina são insônia, sonolência, tontura, dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, má digestão, alterações no apetite, pesadelos, tremor, zumbido no ouvido, dor nas articulações ou palpitações.
A Sertralina é um ótimo medicamento. Ela ajuda muito no bem-estar e na diminuição das preocupações, sendo um bom antidepressivo. No entanto, desinteresse e desânimo leves podem ocorrer no início do tratamento da sertralina. Geralmente, esses efeitos melhoram com a continuação do uso da medicação.
A sertralina, bem como toda a sua classe (Inibidores seletivos da recaptação da serotonina) podem provocar embotamento. Converse com seu psiquiatra sobre esse sintoma, pois existem alternativas para melhorá-lo.
A Sertralina, um tipo de antidepressivo, normalmente leva em torno de 5 a 6 dias para ser completamente eliminada do corpo após a última dose, considerando sua meia-vida de aproximadamente 24 a 26 horas. Este período pode variar um pouco de acordo com fatores individuais como metabolismo e saúde hepática e renal.
Os antidepressivos da classe dos inibidores da recaptação da serotonina, como a sertralina, podem causar um discreto aumento da ansiedade no início do tratamento, fazendo com que fique mais dificil de conciliar o sono.
A sertralina é lentamente absorvida no trato gastrintestinal, com pico de concentração ocorrendo entre 4,5 a 8,5 horas após a ingestão. Sua meia-vida média é em torno de 26 horas.
Durante a introdução ou logo após aumento da dosagem da sertralina pode ocorrer piora da ansiedade antes de ela começar a melhorar. Esse efeito pode ocorrer com quase todos os antidepressivos.
50 mg é a dose mínima da sertralina, medicação cuja dose diária pode alcançar 200mg. 25mg se usa em crianças, no início da tratamento e em algumas situações especiais.