O gelo ou calor (temperatura agradável-morna) podem ser aplicados por até 20 minutos contínuos, sobre a região em tratamento. Nas extremidades do corpo como mãos e pés, devido à presença de pouca massa muscular e pouco tecido adiposo, 15 minutos é o recomendado.
A crioterapia, que é o uso do gelo no tratamento terapêutico, geralmente é feito com o uso da bolsa de gelo de 20 a 25 minutos e sempre lembrando de proteger a região abaixo para evitar alguma queimadura. Quando o paciente chega com uma dor aguda, a gente opta pelo gelo.
Para que as queimaduras não aconteçam, o indicado é envolver a bolsa gelada em uma toalha e somente depois colocá-la na região lesionada. Mantenha a bolsa pressionada sob o local por mais ou menos 15 minutos, dependendo do quão lesionado estiver. Em situações mais leves, a compressa gelada deve durar apenas 10 minutos.
A compressa fria deve ser utilizada, preferencialmente, três vezes ao dia durante aproximadamente 20 minutos, fala. “É importante também não deixá-la parada no mesmo local por mais de um minuto para não causar queimaduras locais”, explica Cocco.
A crioterapia, que é o uso do gelo no tratamento terapêutico, geralmente é feito com o uso da bolsa de gelo de 20 a 25 minutos e sempre lembrando de proteger a região abaixo para evitar alguma queimadura. Quando o paciente chega com uma dor aguda, a gente opta pelo gelo.
5 MELHORES ANTIINFLAMATÓRIOS PARA QUEM TEM ARTROSE
Quanto tempo o gelo leva para desinflamar?
Articulações com maior cobertura de músculos e gordura precisam de maior tempo de resfriamento, podendo chegar a até 20 minutos. Nas articulações mais superficiais, 2 ou 3 minutos podem ser suficientes. O tempo de resfriamento deve ser o mínimo necessário até que se atinja uma dormência da pele.
Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.
Apesar de ser considerado um antiinflamatório natural, o gelo nem sempre diminui a resposta inflamatória, como se acredita no meio esportivo, mas reduz os sintomas e sinais clássicos da inflamação: dor, inchaço (edema), vermelhidão (rubor), aumento da temperatura local, e diminuição da função do membro ou da ...
Qual o intervalo de uma compressa de gelo para outra?
Vale lembrar que a bolsa de gelo deve ser usada no local lesionado por cerca de 10 a 15 minutos, 3-4 vezes ao dia e deve ser envolvida por uma toalha ou pano antes de entrar em contato com a pele.
Usar gelo na pele é muito mais do que uma simples modinha. Essa técnica ajuda mesmo a refrescar a pele, amenizar os poros dilatados, desinchar o rosto, amenizar a aparência cansada das olheiras e até diminuir a inflamação de uma espinha.
“A compressa fria tem efeito analgésico e anti-inflamatório, e pode ser usada em dores articulares, pancadas e dores crônicas. Já a compressa quente atua como relaxante muscular e trabalha na ativação da circulação local”, explica o fisioterapeuta Paulo Eduardo Gusmão.
De acordo com a professora, as chamadas “dores do dia seguinte” também podem ser aliviadas com compressas frias. “Essas dores são causadas por microlesões fisiológicas nas fibras musculares, necessárias para a evolução muscular. O gelo é indicado para o processo de recuperação desse processo, sim.
Para preparar uma compressa fria em casa, coloque gelo em um saco, envolto em uma toalha ou pano, e aplique na região dolorida durante 15 a 20 minutos. Já para a compressa quente, coloque água morna em um saco especial, enrolado em uma fralda de pano ou outro tecido fino para não queimar a pele.
Após atividade física, pode mergulhar as pernas num tanque com água gelada (durante 6 minutos no máximo); 8. Não deve fazer a compressa antes de dormir, pois pode adormecer com o gelo – a queimadura é grave.
Pode parecer estranho, mas usar o gelo ajuda também a reduzir a gordura abdominal. Isso porque sua temperatura baixa em contato com o corpo — que tem temperatura mais alta — faz a gordura queimar mais rapidamente. O ideal é colocar um saquinho com gelo sobre o abdômen por 15 minutos, num intervalo de 3 minutos.
Caso sofra uma torção no joelho, você deve parar a atividade e utilizar muletas, evitando apoiar o pé no chão. Compressas de gelo por 30 minutos a cada hora no primeiro dia - e a cada três horas nos dias subseqüentes - também são recomendadas e, para evitar queimadura, você deve enrolar o gelo em um pano úmido.
O gelo ou calor (temperatura agradável-morna) podem ser aplicados por até 20 minutos contínuos, sobre a região em tratamento. Nas extremidades do corpo como mãos e pés, devido à presença de pouca massa muscular e pouco tecido adiposo, 15 minutos é o recomendado.
Como o gelo diminui a dor, é aceitável utilizá-lo por um curto período imediatamente após a lesão. Coloque-o por 10 minutos, fique sem por 20 minutos e repita a aplicação de 10 minutos por mais uma ou duas vezes. Não há razão para o uso do gelo mais de seis horas após você ter se machucado.
As compressas quentes ainda ajudam a combater infecções. A temperatura elevada aumenta o fluxo sanguíneo, fazendo com que inflamações e infecções sejam suavizadas. A utilização das compressas são recomendadas, principalmente, em formações com pus.
O objectivo da aplicação do gelo (crioterapia) neste caso será reduzir a inflamação em lesões recentes com menos de 3 dias. Irá ajudar a reduzir o edema, o rubor (vermelho) e a dor. Deve ser aplicado com uma protecção ou toalha para prevenir a queimadura pelo frio, durante 15 a 20 minutos no máximo.
Quando o gelo é aplicado sobre uma parte do corpo há uma vasoconstrição imediata causada por um reflexo nervoso mediado pela mudança de temperatura da pele, dependente de uma modulação central. Se a sensação de frio diminui, a vasoconstrição também diminuirá.
"O resfriamento com aplicação de gelo é o mais indicado porque causa uma vasoconstrição, que é a diminuição do diâmetro dos vasos, evitando um aumento do processo inflamatório", afirma.
Frio contrai os vasos sanguíneos e pode também levar a um congelamento que rompe células e tecidos; Rompimento leva a um processo inflamatório, com vermelhidão e formação de bolhas; Uso do sal junto com o gelo pode intensificar os danos à pele.
Parece contraintuitivo, pois o uso de gelo (crioterapia) causa uma diminuição na condução nervosa e vasoconstrição local (estreitamento dos vasos sanguíneos), o que alivia a dor no curto prazo e reduz a inflamação e o edema.