Quando você opta pelo Saque-Aniversário pode solicitar a volta para o Saque Rescisão a qualquer momento. Porém, caso o cliente não tenha feito Antecipação do Saque Aniversário do FGTS, a alteração ocorrerá no 25º mês após a solicitação.
Sim, é possível voltar à modalidade de Saque-Rescisão após optar pelo Saque-Aniversário. No entanto, conforme as regras atuais, isto só pode ser feito após 25 meses da adesão e, caso tenha realizado a operação de empréstimo, é necessário que ele esteja quitado.
Acesse o Aplicativo FGTS em seu celular e faça o login; Selecione a opção “Saque-Aniversário”; Escolha a opção “Modalidade Saque-Rescisão”, essa ação vai iniciar o processo de cancelamento; Confirme sua decisão de cancelar o Saque-Aniversário e retornar à modalidade de Saque-Rescisão.
Segundo a Lei 8.036/90, o retorno ao saque-rescisão só será efetivado a partir do primeiro dia do 25º mês após a data da solicitação. Isso significa que, durante esse período de carência, você ainda estará sujeito às regras do saque-aniversário.
Quanto tempo esperar para voltar ao saque rescisão?
Quando você opta pelo Saque-Aniversário pode solicitar a volta para o Saque Rescisão a qualquer momento. Porém, caso o cliente não tenha feito Antecipação do Saque Aniversário do FGTS, a alteração ocorrerá no 25º mês após a solicitação.
É PIOR AINDA! SAQUE-ANIVERSÁRIO BLOQUEIA SALDO DO FGTS MESMO DEPOIS DE VOLTAR AO SAQUE RESCISÃO
Como faço para voltar pro saque rescisão?
Impende esclarecer que é possível cancelar o saque-aniversário e retornar à modalidade do saque-rescisão a qualquer momento, solicitando tal mudança pelo aplicativo do FGTS, pelo site da Caixa ou presencialmente em uma agência da Caixa.
Quem optou pelo saque aniversário tem direito ao saque rescisão?
Se a demissão acontecer no período de vigência do saque-aniversário, o trabalhador receberá a multa rescisória, mas o saldo residual ficará retido na conta do FGTS, o que só poderá ser sacado nos saques-aniversários futuros.
A resposta é sim, em caso de demissão sem justa causa, pois como falado anteriormente, o trabalhador tem direito ao seguro desemprego e ainda recebe a multa de 40% correspondente ao saldo do FGTS, pois a empresa tem obrigação de pagar a multa ao seu ex-funcionário.
Quanto tempo o FGTS fica bloqueado depois do empréstimo?
Sim, após a contratação, parte do saldo do seu FGTS fica bloqueado como garantia do pagamento do empréstimo. Esse valor fica bloqueado até o final do pagamento do empréstimo e é desbloqueado em até 10 dias depois que o contrato é finalizado.
Como faço para quitar o empréstimo do saque aniversário?
Sim. Se você fez a antecipação do saque-aniversário e quer quitar as parcelas em aberto, pode entrar em contato com a Central de Atendimento do PagBank. Lembrando que a antecipação do pagamento das parcelas não pode ser feita usando o saldo do próprio FGTS.
O que é período de carência? O trabalhador que realizou a primeira opção pelo Saque-Aniversário e decide voltar à sistemática Saque Rescisão terá os efeitos da alteração somente no primeiro dia útil do 25º mês subsequente ao da solicitação.
Quem optou pelo Saque-Aniversário e foi demitido recebe o seguro-desemprego? Recebe normalmente. O Saque-Aniversário não tem relação com o seguro-desemprego. Isso significa que o recebimento de um não interfere no recebimento do outro.
Quem antecipou saque-aniversário e ficou com o valor bloqueado não pode receber?
Se você antecipou o Saque-Aniversário, o valor das parcelas antecipadas fica bloqueado até a quitação do contrato. Para liberar o saldo, uma opção é antecipar o pagamento das parcelas.
O governo brasileiro atualizou o calendário para o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o ano de 2024. Esta medida permite que os trabalhadores retirem parte do saldo de suas contas de FGTS anualmente, durante o mês de seu nascimento.
Quanto tempo depois de sair do saque aniversário posso sacar o FGTS?
Retirar o Saque-Rescisão imediatamente após o retorno da modalidade não é possível, pois há um prazo de 25 meses entre a opção pela alternativa e sua vigência. Logo, se você for demitido durante o período de carência entre a solicitação de retorno e sua vigência, você não poderá fazer o Saque-Rescisão do FGTS.
O Saque-Rescisão do FGTS é um direito que fica disponível no momento da rescisão do contrato de trabalho sem justa causa. Com o Saque-Rescisão, o trabalhador pode resgatar a parte do saldo que se refere ao tempo que ele trabalhou naquela empresa específica.
O que é melhor saque-rescisão ou saque-aniversário?
No saque-rescisão, você pode pegar o valor total do seu saldo caso seja demitido sem justa causa. Por outro lado, no saque-aniversário, você abre mão do saque total pelo saque parcial, que fica disponível no mês do seu aniversário.
Acesse o APP FGTS, confira se aparece o CARD informando que você possui valores liberados para saque; Como no exemplo da imagem: Selecione o CARD; Informe como deseja receber o saldo de sua conta liberada do FGTS, você pode: Cadastrar uma conta bancária de sua titularidade, de qualquer Instituição Financeira; ou.
Já acabou o Saque-Aniversário? Não. A modalidade de Saque-Aniversário, que permite ao trabalhador sacar parte do saldo das contas do FGTS no mês do seu aniversário, ainda não acabou.
Quem optou pelo saque aniversário tem direito ao saque do FGTS?
Saque-Aniversário – sistemática opcional onde anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do seu saldo de FGTS. Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não poderá sacar o valor integral da conta.