Primeiro porque o efeito da creatina é crônico, é a longo prazo. Se você já vem usando a creatina e esqueceu de tomar um dia, não tem problema. A creatina só vai perder o efeito por completo depois de 30 dias, mais ou menos", explica o profissional.
Ao parar de consumir a creatina os seus resultados são perdidos. Verdade. Por ser um suplemento de uso crônico, parar de consumi-lo causa uma redução no seu nível no organismo e, consequentemente, no peso corporal.
Se você tomou creatina por um tempo considerável (30-60+ dias), os níveis poderão se manter elevados por até 4 semanas e, só então, começam a cair. Basicamente, você ainda terá os benefícios do suplemento mesmo parando de tomar e se você voltar a tomar dentro de um mês provavelmente pouca coisa mudará.
O uso de creatina deve ser diário, de efeito crônico. Se possível, consuma próximo ao exercício físico, pois temos maior fluxo sanguíneo indo para os músculos. Tudo o que é tomado após o treino é mais bem absorvido pelo músculo. Mas mesmo em dias em que não treina, ela deve ser tomada.
Giovanna esclarece: “Se você esquecer de tomar sua dose diária de creatina, não há com o que se preocupar. Basta tomar a dose assim que se lembrar e seguir normalmente com seu plano de suplementação. O importante é manter a consistência ao longo do tempo para usufruir dos benefícios da creatina”.
CREATINA: os EFEITOS REAIS no CÉREBRO, no RIM e na MASSA MUSCULAR
É preciso interromper o uso de creatina?
A creatina pode melhorar o desempenho atlético, a recuperação, a função cerebral e a saúde muscular em geral. Este é outro mito. De acordo com o nutricionista, a suplementação de creatina pode ser interrompida a qualquer momento sem efeitos negativos a longo prazo.
Para quem deseja realizar o ciclar da creatina a maneira correta e segura de fazer é realizar da seguinte forma. Use a creatina por um tempo fixo, depois de um tempo pare por completo o uso, depois de um tempo, volte a tomar novamente.
Por que a creatina incha a barriga? A creatina pode causar inchaço na barriga devido à retenção de água nas células musculares. Esse efeito é temporário, e geralmente acontece quando se faz uso excessivo do suplemento. Por isso, é importante seguir a dose recomendada pelo seu médico ou nutricionista de confiança.
A creatina deve ser ingerida pelo menos por um mês, sem pausas, para que o efeito seja visível. Porém, é possível passar por uma fase de saturação no começo, onde se aumenta a dosagem tomada por dia, durante um período de três a cinco dias, para ter resultados mais rápidos e potentes.
Entre os pacientes que respondem bem à creatina, seus efeitos começam a ser sentidos após cerca de 1 a 2 semanas em quem fez a fase de carga rápida e em 3 a 5 semanas em quem fez a fase de carga lenta (mais adiante explicamos como se deve tomar a creatina).
Manutenção da Pele Saudável: Ao melhorar o metabolismo energético das células da pele, a creatina contribui para a manutenção de uma pele saudável. Conservação da Resistência da Pele: A creatina pode ajudar a pele a resistir aos sinais visíveis de envelhecimento, como linhas finas e rugas.
A creatina também pode atrair água para as células musculares, resultando em um ligeiro inchaço celular. É importante notar que esse aumento na retenção de água ocorre no interior das células musculares, não no tecido adiposo, portanto, a creatina não causa ganho de peso na forma de gordura.
Antes de iniciar a suplementação de creatina, consulte um médico ou nutricionista, especialmente se você estiver tomando medicamentos ou tiver alguma condição médica pré-existente. É importante cuidar da hidratação ao tomar creatina, pois a suplementação pode causar retenção de água.
O consumo a longo prazo da creatina é seguro, conforme estudo publicado pelo Centro Universitário de Brasília, principalmente em relação ao desempenho muscular. Somente seu uso incorreto e abusivo pode prejudicar a função renal, provocar cãibras, disfunções hepáticas e desidratação, por exemplo.
Sendo assim, a dosagem de 5g de Creatina todos os dias pode fazer isso, mas leva até 30 dias pra começar. Por isso, é importante ciclar a Creatina pra dose da saturação; Agora, na fase da manutenção, não tem motivos pra continuar com altas doses de Creatina.
“Devido ao seu papel fundamental no equilíbrio de energia, a suplementação com creatina pode melhorar a performance cerebral e atuar como neuroprotetora, uma vez que diminui a demanda cerebral por oxigênio e reduz a fadiga mental.
"Não tem problema nenhum. Primeiro porque o efeito da creatina é crônico, é a longo prazo. Se você já vem usando a creatina e esqueceu de tomar um dia, não tem problema. A creatina só vai perder o efeito por completo depois de 30 dias, mais ou menos", explica o profissional.
Geralmente, não há necessidade de fazer pausas na suplementação da creatina, mas reforço, que deve ser consultado um profissional, a fim de que sejam repassadas orientações específicas para o seu caso.
“Você pode consumir a qualquer momento, mas de preferência junto da ingestão de algum carboidrato”, justifica. “A creatina pode ser consumida principalmente por atletas e praticantes de atividade física.
Quando parar de consumir creatina, perde-se tudo o que se conquistou? Algumas pessoas podem realmente ganhar um pouco de peso em decorrência da retenção hídrica. Nesses casos, o indivíduo perderá um pouco do peso ganho durante o consumo de creatina por conta da expulsão da água corporal.
O que acontece se tomar creatina e não malhar? Se você tomar creatina e não malhar, um dos principais efeitos é o inchaço. No entanto, essa substância pode ser ingerida mesmo sem a realização de exercícios físicos. Isso porque seus benefícios vão além desse contexto das atividades físicas.
Outra forma de evitar o inchaço é ingerir bastante água e, em alguns casos, fazer uso de chás com potencial diurético como chá de cavalinha, hibisco, dente de leão, etc. Mesmo assim, algumas pessoas podem sentir que a creatina incha a barriga no início do uso, mas esse efeito é geralmente passageiro.
Por este motivo temos que a suplementação com creatina deve ser feita por até 14 semanas quando se deseja os efeitos de aumento de força e volume muscular, sendo necessário interromper por 3 a 4 semanas para retornar a suplementar com este nutriente. Informação importante.
A sugestão é que a cafeína pode atenuar o efeito da creatina, quando suplementadas simultaneamente. Outro estudo levantou a hipótese de que o consumo de creatina, combinada com um estimulante adrenérgico, como a cafeína, pode facilitar o acúmulo muscular de creatina.
O consumo de creatina, em especial em grandes quantidades, pode gerar desconforto gastrointestinal - como náuseas e diarreia -, além de inchaço, cãibras e desidratação. Além disso, existe a possibilidade de sobrecarga dos rins e no fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada.