A quilometragem que você pode rodar com óleo 15w40 varia dependendo de diversos fatores, incluindo o tipo de motor, as condições de operação e a qualidade do óleo. Em condições normais de condução, muitos fabricantes de óleo recomendam trocar o óleo a cada 5.000 a 7.500 quilômetros.
o óleo mineral 15W40 deve ser trocado a cada 5.000 km; o óleo semissintético 10W40 deve ser trocado a cada 10.000 km; o óleo sintético 5W40 deve ser trocado a cada 15.000 km; o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 km.
Dentro da sua embalagem original, o óleo do motor pode durar, em média, cinco anos. Mas depois que ele começa a ser utilizado esse prazo de validade se reduz para, no máximo, 12 meses.
O novo Lubrax Top Turbo 15W-40 possui intervalo de troca de até 70.000 KM, DESDE QUE RESPEITADAS AS CONDIÇÕES DE USO, MANUTENÇÃO E RECOMENDAÇÕES DO MANUAL DO FABRI- CANTE DO MOTOR.
O óleo 15w40 é recomendado para motores de alto desempenho, ou seja, perfeito para lubrificação de motores a quatro tempos. O desempenho é garantido para motores turbinados e aspirados a gasolina, GNV e etanol. Esse modelo de óleo é usado para garantir um melhor desempenho e mais proteção contra o desgaste do motor.
“Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%. É claro que o 5W30 é mais caro, mas a economia de combustível pode compensar no longo prazo”, diz o engenheiro.
Porém, de modo geral, recomenda-se trocar o óleo do carro em um intervalo entre 6 e 12 meses, ou depois de 5.000 a 10.000 km percorridos. Nessa contagem, o menor tempo diz respeito ao tipo mineral, enquanto o maior se refere ao sintético.
O óleo mineral deve ser trocado a cada 3.000 a 4.000 quilômetros. O óleo semissintético deve ser trocado a cada 5.000 a 7.000 quilômetros. O óleo sintético deve ser trocado a cada 7.000 a 10.000 quilômetros.
Todos os óleos em motores mais modernos permitem sua troca aos 12 meses, independentemente da quilometragem rodada. Isso, graças ao extraordinário avanço tecnológico dos aditivos utilizados, hoje, na composição do óleo do motor.
Quantos km roda o óleo 15W40 semi sintético Ipiranga?
- Tempo médio de uso no Motor para este Óleo é de 7.000 KM, ou 6 meses; - Minimiza desgaste e atrito; - Dissipa calor; - Vedante fino e proteção contra a corrosão.
Se o motor começa a vibrar muito quando o veículo está em marcha lenta, o óleo pode estar vencido. Isso acontece porque o atrito entre pistões, anéis e marcha aumenta consideravelmente.
Qual o óleo ideal para motor com alta quilometragem?
Shell Helix HX3 Alta Quilometragem 25W-60 é o lubrificante multiviscoso que oferece uma proteção confiável para motores antigos com alta quilometragem.
Óleo semissintético: nesse caso, a substituição pode ser feita a cada 7.500 quilômetros ou 12 meses, conforme o que chegar antes. Óleo mineral: para esse, a troca pode ser feita a cada 5 mil quilômetros percorridos, fazendo também a troca do filtro de óleo ou a cada 12 meses.
Em condições normais de uso, o óleo deve ser trocado entre 10 e 15 mil quilômetros rodados, ou por tempo, a cada seis meses. Mas esse valor pode ser inferior caso seu cliente tenha o costume de usar o veículo em terrenos irregulares, ou tenha que enfrentar muitos engarrafamentos.
A quilometragem que você pode rodar com óleo 15w40 depende de vários fatores, incluindo o tipo de motor, as condições de operação, a manutenção adequada e a qualidade do óleo. Em geral, os fabricantes de óleo recomendam trocar o óleo a cada 5.000 a 7.500 quilômetros em condições normais de condução.
Mobil Super 2000 X1 15W-40 é um óleo de desempenho superior que excede os padrões requeridos pela indústria automotiva para motores de carros de passeio movidos a gasolina, etanol, ou diesel (motores leves), respeitadas as recomendações dos fabricantes de veículos.
Óleo de alta performance desenvolvido para proporcionar excelente desempenho em motores desde os mais modernos até os mais antigos. Roda até 75 mil quilômetros, quando respeitadas as condições de uso e as recomendações do fabricante do motor.
Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma. Mas e se proprietário tiver desrespeitado o prazo da troca de óleo por larga margem?
O que acontece se passar do tempo de trocar o óleo?
Por essa razão é tão importante escolher produtos de boa procedência e trocá-lo no intervalo correto. Quando o óleo passa do prazo de validade ele acaba afetando o funcionamento do motor. E assim o carro passa a apresentar sinais de deterioração, como trepidação anormal e consumo excessivo de combustível.
Do ponto de vista do comportamento a frio, os óleos com menores graus SAE antes do “W” terão um comportamento melhor a baixas temperaturas. Ou seja, um lubrificante com SAE 15W-40 em frio comporta-se melhor que um lubrificante com SAE 20W-50.
SAE 15W-40: Ideal para climas quentes ou motores que operam sob cargas pesadas. SAE 5W-30: Oferece proteção superior e eficiência de combustível, ideal para a maioria dos veículos modernos.