Sono é essencial para a recuperação muscular e liberação de hormônios anabólicos, justamente o que ectomorfos mais precisam. Portanto tenha certeza de dormir ao menos 8 horas por noite.
Como possuem baixa resistência, os ectomorfos precisam descansar por três dias (72h) cada grupo muscular para repetir os mesmos exercícios. Em relação ao descanso entre as séries, o tempo é de 30 segundos a um minuto, pois descansar mais que isso diminui os resultados e prolonga os treinos.
Já quem dorme pouco, não recebe toda essa carga hormonal que deveria. Portanto, procure dormir oito horas bem descansadas. Caso seja impossível, tente tirar um cochilo à tarde, depois do almoço. Cochilar à tarde também pode trazer benefícios do ponto de vista hipertrófico - ensina.
Um ectomorfo pode ter resultados tão rápido quanto um mesomorfo. Em questão de duas a três semanas, treinando e fazendo dieta correta, um ectomorfo já pode notar maior ganho de massa muscular e ver o peso corporal subindo ao se pesar. Porém quanto tempo leva para ter “bons resultados”, isso é algo totalmente subjetivo.
Essa diminuição já não é tão significativa quando se dorme sete horas ou mais. Para conseguir 100% da recuperação na maioria dos atletas, são necessárias de 9 a 10 horas de sono à noite — garante Requena.
QUANTOS DIAS DE DESCANSO É IDEAL PARA GANHAR MAIS MÚSCULOS? | Twin Ironberg Podcast Cariani
Quando Dorme o músculo cresce?
Durante o descanso proporcionado por uma boa noite de sono, as fibras são irrigadas e, neste momento, os músculos crescem e ficam mais fortes. Além disso, dormir bem estimula a produção e liberação de hormônios em nosso corpo que auxiliam na queima de gordura.
No entanto, o efeito reparador do sono é prejudicado quando não temos horas suficientes de descanso. Segundo o Centro de Controle de Doença e Prevenção, a quantidade de sono ideal varia dependendo da idade. Sendo até os 18 anos, necessários um mínimo de 8 horas por dia e, quando adulto, um mínimo de 7 horas por noite.
"O ectomorfo é um indivíduo que realmente tem o metabolismo acelerado, porém, ele tem uma boa capacidade de recuperação, desde que coma para isso. Muitos ectomorfos, quando aumentam o nível de treinamento, começam a perder peso e, com isso, reduzem os exercícios.
Ectomorfos possuem o metabolismo mais acelerado, com maior dificuldade no ganho de peso, por ter em sua composição muscular mais fibras vermelhas do tipo 1, que são produtoras de energia. Geralmente, esses indivíduos possuem corpo magro (por mais que façam dietas hipercalóricas), ombros estreitos e membros compridos.
Contrariando o mito de que ectomorfos não conseguem ganhar peso, resultados notáveis podem ser alcançados ao aumentar a ingestão calórica, priorizando fontes saudáveis como proteínas magras, gorduras benéficas e alimentos ricos em nutrientes. Essa abordagem é fundamental para o sucesso da dieta do ectomorfo.
O biotipo endomorfo é representado por aquelas pessoas que possuem os membros inferiores maiores e robustos, em contrapartida os superiores que são pequenos e mais finos. Ou seja, quem tem esse tipo de corpo possui mais força nas pernas, já os braços são mais magros.
Quando as horas dormidas são poucas, o tecido muscular acaba não se recuperando da maneira adequada, prejudicando os ganhos que você treinou para alcançar no dia. Além disso, é ao dormir à noite que certos hormônios positivos para o treino são produzidos e liberados pelo nosso corpo com mais intensidade.
Recomenda-se que pessoas com biotipo ectomorfo façam poucos exercícios físicos, mas de alta intensidade. Os treinos de força (musculação) são os mais indicados para melhorar o condicionamento físico e estimular a contração e o aumento de volume dos músculos esqueléticos ².
Pode treinar cinco dias e descansar dois? "Treinar cinco dias com dois dias de descanso pode ser eficaz desde que o programa de treinamento seja bem planejado. A periodização permite ajustar volume e intensidade, o que assegura tempo suficiente para a recuperação e adaptação muscular", finalizou Giuliano Esperança.
Carboidratos como batatas, macarrão e arroz para fornecer energia e construção muscular. Consumir gorduras saudáveis, como as encontradas em abacates, nozes e azeite de oliva. Respeitar todas as refeições: café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia. “Muitas vezes o ectomorfo não tem fome, mas precisa comer.
Sugiro entre 24 e 32 séries semanais de cada grupo muscular divididos em 3 a 4 exercícios para cada grupo, lembre-se do descanso entre as séries com cerca de 2 minutos. Isso vai depender do seu nível de treinamento e deve ser avaliado por um profissional de educação física.
De forma geral, pessoas ectomorfas apresentam um metabolismo mais rápido e, por isso, tendem a perder peso facilmente, tendo maior dificuldade para ganhar peso, especialmente massa muscular. Entenda mais sobre o que é biotipo corporal.
O termo “falso magro” é usado de forma coloquial para descrever uma pessoa que aparenta estar metabolicamente saudável por estar no peso adequado para a sua altura, o famoso IMC eutrófico (dentro da normalidade), mas na realidade, apresenta maior quantidade de gordura corporal em relação à massa muscular.
Quantas calorias um ectomorfo tem que comer por dia?
A dieta de um ectomorfo para ganho de massa muscular deve contar com um superávit calórico de 500 a 600 calorias, ou seja, ele deve ingerir de 500 a 600 calorias a mais do que a sua necessidade calórica diária. Confira aqui como calcular quantas calorias você deve consumir por dia.
O biotipo mais raro é também chamado o biotipo dos sortudos. Bem-vindo ao modelo mesomorfo. As pessoas mesomorfas são aquelas que possuem um corpo naturalmente atlético.
Você acha que nessas ocasiões é melhor dormir pouco ou virar a noite? Acertou quem escolheu a primeira opção. Dormir pouco é melhor do que ficar sem sono algum. Apesar de nenhuma das duas opções ser ideal, a primeira consegue reduzir os danos de passar a noite acordado e emendar com o dia.
Adultos de 18 a 60 anos devem ter 7 ou mais horas de descanso por noite; indivíduos de 61 a 64 anos, entre 7 e 9 horas; e pessoas com mais de 65 anos de idade, cerca de 7 ou 8 horas, segundo os CDC.