Quando a produção se destina ao consumo da água de coco, o fruto deve ser colhido entre 6 e 8 meses de idade. Quando o destino da produção é a industrialização e/ou venda do fruto seco in natura, como também para utilização da semente para produção de mudas, a colheita deverá ser realizada entre 11 e 12 meses de idade.
O início da produção para o coqueiro-gigante ocorre a partir do quinto ano, chegando a estabilizar no décimo ano, 'produzindo 80 frutos/planta/ano. Para o coqueiro-anão, a produção tem início a partir do terceiro ano, mas somente no quinto ano a produção é satisfatória, dando 200 a 250 frutos/planta/ano.
Faça uma adubação química com a formulação 20-10-20, ou ajuste-a de acordo com a análise de solo. Para coqueiros em fase produtiva, utilize cerca de 4 quilos de fertilizante por muda divididos em duas aplicações. Na versão orgânica com esterco, ou outra fonte, use cerca de 20 quilos de adubo por planta.
Seu ciclo de vida é em torno de 30 a 40 anos, produzindo uma grande quantidade de frutos, cerca de 200 frutos de 900 gramas por planta ao ano. Essa variedade é utilizada para produção e comercialização de água de coco.
Em um coqueiro do tipo anão, uma média de 14 a 16 cachos são retirados da planta em um ano. Quando essa produção se destina a obtenção de água de coco, o tempo ideal de colheita é de 6 a 8 meses, mas o fator que mais determina nesse caso é a posição em que o cacho se encontra.
É RECOMENDADO USAR SAL DE COZINHA NO OLHO DO COQUEIRO? Não. Ele contém apenas um elemento necessário para o coqueiro desenvolver e produzir satisfatoriamente, que é o cloro. Os elementos mais exigidos pelo coqueiro são: potássio, seguido de nitrogênio e em terceiro lugar o cloro.
Recomenda-se também não cortar as folhas verdes, uma vez que a parte cortada constitui fonte de atração para insetos, como as coleobrocas. Em geral, antes de entrar em senescência, alguns elementos são translocados das folhas mais velhas para as mais jovens, sendo, portanto esta remoção prejudicial ao coqueiro.
- permite obter precocidade da produção (coqueiros irrigados iniciam floração dentro de um ano e oito meses); O coqueiro é bastante exigente no que diz respeito à água. A irrigação, quando bem conduzida e associada de forma eficiente a outros fatores de produção, tem importância fundamental sobre a cultura.
O ideal é regar as plantas a cada três ou cinco dias. Mas é importante entender que a quantidade de água está relacionada ao seu desenvolvimento. Quanto maior a árvore for, maior é a rega. A planta grande pode pedir até 20 litros de água durante a rega semanal.
O MSMA (metanoarseniato ácido monossódico) é um herbicida pertencente ao grupo dos arsenicais orgânicos, sendo um ácido fraco, com pKa de 4,10 e 9,02, e solubilidade em água a 25 ºC de 1.040.000 mg L-1 (Vencil, 2002).
Para obter uma produção vigorosa, o coqueiro necessita de condições adequadas de solo, disponibilidade de água, nutrição equilibrada, temperatura e umidade relativa do ar elevadas, além de boa luminosidade. Também é importante a qualidade da muda que originou a planta adulta.
Recomenda-se melhorar a adubação do plantio aplicando-se cerca de 5 a 10 quilos de esterco, com complemento de adubação química em torno de 3 quilos por planta da formulação NPK, preferencialmente 20-10-20 ou similar.
O coqueiro anão constitui-se na variedade de coqueiro mais utilizada comercialmente no Brasil para produção de água de coco, com qualidade superior às demais cultivares. Apesar de ser da espécie anão ele não é um coqueiro pequeno, só um pouco menor que o coqueiro comum.
Os frutos são grandes, e a produção chega atingir 50-80 frutos/pé/ano. É utilizado basicamente na indústria, por apresentar copra espessa. A vida econômica do coqueiro gigante atinge 60 a 80 anos.
Regar toda semana vai possibilitar o crescimento de uma árvore mais forte. Para isso, aí vai uma dica para economizar: colete a água da chuva e utilize-a para a rega da sua árvore! Depois, é esperá-la crescer para, em alguns anos, beber água de coco à vontade.
Nos períodos de chuva, você não precisa se preocupar com a irrigação, mas durante a seca o ideal é molhar a flor de coqueiro anão entre 20 a 40 litros de água por dia. Embora ela precise dessa quantidade de água, o excesso no solo pode estragar as raízes da flor de coqueiro anão.
Quanto tempo dura o coco verde depois de tirado do pé?
Quanto tempo dura o coco verde? Após sua colheita, dura cerca de 10 dias armazenado em temperatura ambiente ou cerca de 15 dias na geladeira. É importante dizer que após aberto, sua água deve ser consumida de imediato, pois por ter muita acidez logo começa a fermentar, quando exposta ao ar.