O tempo de vida das galinhas depende, principalmente, da finalidade pela qual estão sendo domesticadas. Mas quando bem cuidadas, bem alimentadas e mantidas sob as condições ideais, essas aves, de forma geral, podem viver de 5 a 10 anos, aproximadamente.
Em geral uma galinha vive entre cinco e oito anos. No entanto, em Michigan, nos Estados Unidos, vive Peanut, a ave do tipo viva mais velha do mundo. Com 21 anos completados em maio de 2023, ela leva uma vida tranquila, bem alimentada e ganhando muito carinho no colo da dona, com quem vive desde que nasceu.
"Uma galinha vive, em média, entre cinco a oito anos, por isso, é uma grande conquista", afirmou Marsi ao Washington Post. Matilda, a primeira galinha a receber o título de mais velha do mundo, viveu 16 anos. Já Muffy, a mais velha de todos os tempos, morreu em 2011 com 23 anos e 152 dias.
O tempo de vida das galinhas depende, principalmente, da finalidade pela qual estão sendo domesticadas. Mas quando bem cuidadas, bem alimentadas e mantidas sob as condições ideais, essas aves, de forma geral, podem viver de 5 a 10 anos, aproximadamente.
Se forem macias e brilhantes, estamos perante um animal jovem; no entanto, a perda de penas, a falta de maciez e brilho nas penas, ou a existência de “aberturas” que dão um aspeto depenado poderão ser indicadores de uma idade avançada. As unhas e o bico são outros indicadores da idade da ave.
Após a fase de crescimento, que se estende dos 43 aos 100 dias, elas recebem alimentação específica para o crescimento, são pesadas e selecionadas após 100 dias. As aves têm acesso à ração de produção e iniciam a postura aproximadamente com 18 semanas de idade, e estende-se até as 72 semanas.
Segundo alguns cientistas, o ovo veio primeiro — eles teriam surgido há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as galinhas apareceram há 50 milhões de anos.
O anelamento das galinhas de criação permite conhecer a idade de uma galinha (o ano de nascimento), a raça (galinha de ornamento, galinhas anãs, Galinha Ruiva, Galinha Preta, Galinha Cinza, Sussex, Rhode Island, Wyandotte, Galinhas Seda), e a particularidade de ser uma média ou boa poedeira.
Do mesmo modo, não há necessidade de aplicar hormônios nas galinhas para que elas ponham ovos. É normal que essas aves botem, em média, um ovo por dia, durante sua fase produtiva, até formar ninhadas aproximadas de doze ovos. Quando essa quantidade é alcançada, a galinha para de botar ovo e começa a chocá-los.
Geralmente, com cerca de 5 ou 6 meses de idade, eles já começam a por ovos. Fazem isso de maneira ideal até 2 anos, quando a produção começa a diminuir gradualmente.
Segundo Marsi, a galinha viveu até os dois primeiros anos na sala de jantar de sua casa, após ser abandonada pela mãe. Peanut, a galinha mais velha do mundo, morreu aos 21 anos. A notícia foi divulgada pelo Guiness World Records, o Livro de Recordes, na terça, 2.
Um frango criado no sistema industrial intensivo vive, em média, apenas 42 dias. Por outro lado, a expectativa de vida natural de um frango é de 5 a 10 anos.
Também é surpreendente ver como a pequena garnizé, que pode chegar aos 25 anos, gosta de brincar com outros animais – prefere evitar ficar sozinha. Livre de uma vida de exploração, felizmente Jurema não partilha do mesmo destino daqueles de sua espécie que são mortos bem cedo e reduzidos a alimentos.
As galinhas diminuem a produção de ovos no outono e praticamente param de botar ovos no inverno devido, principalmente, ao clima frio. Essas mudanças dizem ao corpo da ave que ela precisa descansar, economizar energia e manter-se aquecida, em vez de continuar a botar ovos.
O cacarejo que conhecemos é a voz da galinha e esse ruído sempre vai ter um significado para o galinheiro. Quando a galinha acaba de colocar um ovo ela faz um barulhão avisando para todos o que acabou de acontecer.
Porém, fora da geladeira, sem a refrigeração adequada, a validade pode sofrer variações, especialmente em dias mais quentes. Quando a temperatura está mais amena, fora da geladeira, os ovos brancos podem durar até 30 dias, enquanto os vermelhos podem durar 25.
“Amendoim”, a galinha mais velha do mundo, morreu aos 21 anos de idade no último dia 25 de dezembro, em Michigan, nos EUA. Ela teve apenas alguns meses de “reinado” no posto de galinácea mais anciã, já que foi reconhecida como tal pelo Guiness Book só em março de 2023.
Na mesma lógica, vale lembrar que as galinhas devem receber alimentos de qualidade, portanto, lembre-se que não tem problema entregar restos de alimentos para elas comerem, mas isso não significa que elas podem consumir alimentos estragados ou apodrecidos.
“Um galinha caipira vai começar a botar ovo com mais ou menos quatro meses e vai produzir até oito, nove meses de vida. Já a caipira geneticamente melhorada vai começar a produzir em quatro meses, mas vai produzir até um ano.
As galinhas crescem totalmente por volta dos 6 meses. Eles vivem em média entre 5 e 7 anos, mas sabe-se que podem viver até os 20 anos. Eles não podem voar.
Qual a diferença entre galinha velha e galinha caipira?
Podemos citar como exemplo o frango que é comprado de granja ou o caipira, você sabe a diferença? O Frango caipira é o frango criado “solto”, logo requer menos cuidados, livre de hormônios, ele e é resultado do cruzamento de várias outras raças.