A maioria das pilhas perde energia lentamente ao longo do tempo, mesmo fora de uso. Mas a tecnologia Duralock mantém as pilhas não utilizadas novas e carregadas por até dez anos, se estas forem armazenadas em temperatura ambiente.
As pilhas têm prazo de validade? Sim, as pilhas também têm prazo de validade. As pilhas comuns duram até 3 anos e as alcalinas até 5 anos. Para que sua durabilidade seja mantida, é preciso armazenar as pilhas em locais secos e com abrigo de luz e calor.
As pilhas e baterias, após a troca, a usadas devem ser armazenadas em recipiente plástico reforçado, protegido de calor e umidade, longe de crianças e animais. Caso a pilha venha a estourar, evite o contato com seu conteúdo.
Os três tipos de pilhas possuem elementos químicos em sua composição e não devem ser utilizadas fora do prazo de validade, pois podem estragar o equipamento. Quando sua pilha perder a utilidade, lembre-se que é muito importante descartar de maneira correta para preservar o meio ambiente.
Evite guardar pilhas em locais expostos à luz solar direta, altas temperaturas ou grande umidade. Escolha um local fresco, seco e limpo. A temperatura ideal para a maioria das pilhas é entre 10 ºC e 25 ºC.
Como armazenar pilhas e baterias de forma segura: dicas e cuidados
Quanto tempo dura uma pilha nova sem usar?
A maioria das pilhas perde energia lentamente ao longo do tempo, mesmo fora de uso. Mas a tecnologia Duralock mantém as pilhas não utilizadas novas e carregadas por até dez anos, se estas forem armazenadas em temperatura ambiente.
Escolha um local fresco, seco e limpo para guardar suas pilhas. A temperatura ideal para manter suas pilhas é entre 10°C e 25°C. Lembre-se de seguir essas regras para garantir segurança para você e sua família.
As pilhas recarregáveis Duracell® estão disponíveis nos tamanhos AAA e AA, podem ser recarregadas centenas de vezes e têm duração de até 10 anos. Além de serem pré-carregadas, o que permite o uso imediato, elas permanecem carregadas por até 12 meses* quando não estão em uso.
R: Na embalagem consta a data de fabricação (02/2020), e na pilha onde indica o polo positivo em baixo relevo consta a data de validade (02/2030), logo 10 anos de validade.
As pilhas são apresentadas em diversos tamanhos: AAA (palito), AA (pequena), C (média) e D (grande). Primeira dica: se comparada à pilha seca comum, a alcalina é um pouco mais cara, pois mantém a voltagem constante por mais tempo e chega a durar, em média, cinco vezes mais.
Segundo o professor de química Marcelo Möller Alves, quando colocamos uma pilha nessas condições na geladeira, a temperatura baixa favorece a solubilidade da amônia na pasta interna, liberando a barra de grafita e permitindo o fluxo de elétrons. Dessa forma, a pilha volta a funcionar.
Recomendamos guardar as pilhas a temperatura ambiente em um local seco. Temperaturas extremamente quentes ou frias reduzem o desempenho da pilha. Recomenda-se não colocar aparelhos a pilha em locais muito quentes. Além disso, a refrigeração não é necessária nem recomendada.
“Quando elas forem trocadas, substitua todas ao mesmo tempo e sempre use o mesmo tipo e modelo. O uso de tipos diferentes, misturando alcalinas e comuns, pode não apenas fazer a pilha durar menos, como também provocar vazamentos e sujeira”, finaliza.
As pilhas demoram cerca de 450 anos para se decompor, além de liberarem substâncias perigosas, que produzem reações químicas causadoras de contaminação do solo, de plantas, animais e seres humanos.
Um par de pilhas comuns dura, em situações de uso contínuo, de 5 a 7 dias. Pilhas alcalinas costumam prometer durabilidade até dez vezes maior do que a das pilhas comuns.
As pilhas recarregáveis Duracell® estão disponíveis nos tamanhos AAA e AA, podem ser recarregadas centenas de vezes e têm duração de até 10 anos. Além de serem pré-carregadas, o que permite o uso imediato, elas permanecem carregadas por até 12 meses* quando não estão em uso.
A Duracell Quantum dura até 18 vezes mais* (*vs. pilhas comuns de zinco-carbono. Os resultados podem variar por dispositivo). Seu núcleo de alta densidade utiliza uma forma de compressão patenteada e tem uma combinação única de ingredientes que permite que haja ainda mais energia na pilha.
Por exemplo, se temos uma bateria de 2Ah, alimentando um equipamento com corrente de 0,5A, a duração é calculada dividindo-se a capacidade da bateria pela corrente do equipamento, ou seja: Tempo de duração = 2Ah / 0,5A = 4 horas. Tempo de duração = 2Ah / 4A = 0,5 horas.
No de alcalina, a Duracell domina com 41%, seguida pela Rayovac, com 33,8%. A briga entre as duas marcas não é exclusividade brasileira. A disputa já aconteceu em países onde a campanha foi lançada, como no Chile. Lá, diz a Rayovac, a Duracell questionou a validade dos testes comparativos.
Armazene-as em um local seco em temperatura ambiente normal. Não refrigere pilhas Duracell, pois isso não fará com que duram mais tempo, e evite colocar dispositivos com pilhas em locais muito quentes. Não tente recarregar uma pilha a menos que ela seja especificamente rotulada como “recarregável”.
Porque não devemos guardar pilhas dentro de aparelhos?
Se pilhas sem carga forem deixadas no aparelho por um período prolongado, os riscos de vazamento e danos aumentam. Por isso, procure sempre retirá-las de aparelhos que não serão usados por algum tempo (por exemplo, lanternas) e guarde em lugar seguro.
A responsabilidade por recolher e encaminhar adequadamente as pilhas após o uso é do fabricante. Portanto, os materiais usados devem ser entregues aos estabelecimentos que comercializam ou às assistências técnicas autorizadas, para que eles repassem os resíduos aos fabricantes ou importadoras.